domingo, 26 de julho, 2026

WhatsApp

(67) 99983-4015

Meio Ambiente

A+ A-

PMA autua proprietário em Sonora por uso de fogo ilegal três dias após início da Operação Focus

Ação integrada com Imasul reforça combate a queimadas e registra autuações em Sonora e Paranaíba nas primeiras 48 horas da operação.

Icone Calendário

8 de agosto de 2025

Icone Autor

do idest

Continue Lendo...

A Polícia Militar Ambiental autuou um proprietário rural em Sonora por uso indevido do fogo sem autorização ambiental, apenas três dias após o início da Operação Focus, deflagrada para intensificar o combate a queimadas ilegais em Mato Grosso do Sul.

Autuação em Sonora

Na quinta-feira (7), a equipe da PMA de Coxim foi acionada pelo Comando de Policiamento Ambiental após a detecção de focos de calor na zona rural de Sonora. No local, os policiais constataram cinco leiras de vegetação queimadas, já em fase final, com vestígios de cinzas e fumaça. O responsável foi autuado administrativamente e orientado sobre a legislação ambiental vigente, diante do uso do fogo sem a devida autorização.

Caso registrado em Paranaíba

No dia anterior (6), a equipe da PMA de Aparecida do Taboado atendeu a um alerta do sistema de monitoramento do Comando de Policiamento Ambiental para a zona rural de Paranaíba. Foram constatadas atividades de corte de árvores nativas isoladas (CANI) e queima de material lenhoso disposto em fileiras, sem licença ambiental. O proprietário será multado em R$ 300 por hectare desmatado e R$ 3 mil por hectare queimado ilegalmente. As áreas serão medidas com base no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Operação Focus e resultados iniciais

Deflagrada em 4 de agosto e com término previsto para 31 de dezembro de 2025, a Operação Focus é um esforço conjunto entre a PMA e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). O objetivo é identificar e responsabilizar infratores por queimadas ilegais e incêndios florestais, além de reduzir o tempo de resposta a ocorrências ambientais.

Imagem da notícia

(Foto: Divulgação PMA)

De janeiro a julho deste ano, o setor de geoprocessamento do Imasul registrou cerca de 500 ocorrências de queimadas no estado. A operação busca gerar efeito inibitório para os próximos anos e otimizar a atuação dos órgãos envolvidos por meio do intercâmbio de dados e uso de inteligência geográfica.

MEIO AMBIENTE

São Gabriel tem manhã de sábado fria, mas temperatura sobe e máxima chega a 25°C

Tempo firme predomina no norte de Mato Grosso do Sul, com sol, baixa umidade e aumento gradual das temperaturas nos próximos dias.

São Gabriel tem manhã de sábado fria, mas temperatura sobe e máxima chega a 25°C

4 de julho de 2026

São Gabriel tem manhã de sábado fria, mas temperatura sobe e máxima chega a 25°C

 

Continue Lendo...

Os moradores de São Gabriel do Oeste começaram o sábado (4) com temperaturas mais amenas, mas o calor deve ganhar força ao longo do dia, com máxima prevista de 25°C. A previsão meteorológica indica tempo firme e predomínio de sol em grande parte de Mato Grosso do Sul, cenário que deve permanecer até segunda-feira (6) devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica.

São Gabriel terá dia de sol e poucas nuvens

Em São Gabriel do Oeste, a previsão aponta sol entre algumas nuvens e presença de névoa durante o amanhecer. No período da noite, o céu deve permanecer com poucas nuvens. As temperaturas variam entre 14°C e 25°C.

Em Coxim, o sábado será de sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado ao longo do dia, com mínima de 15°C e máxima também de 25°C. Já em Sonora, a previsão é de sol entre poucas nuvens, com névoa nas primeiras horas da manhã e temperatura entre 15°C e 24°C.

Temperaturas entram em elevação

Entre sábado (4) e segunda-feira (6), o tempo permanece estável em Mato Grosso do Sul devido à influência de um sistema de alta pressão atmosférica, que favorece condições mais secas e impede a formação de chuva.

Neste sábado, as temperaturas ao amanhecer seguem mais baixas, com mínimas variando entre 9°C e 12°C em algumas regiões do Estado. A partir de domingo (5), no entanto, haverá elevação gradual das temperaturas, com máximas previstas entre 28°C e 32°C.

A combinação de manhãs mais frias e tardes mais quentes favorece uma elevada amplitude térmica, que pode superar os 15°C em algumas localidades.

Baixa umidade e mudança no vento na segunda-feira

A previsão também indica redução dos índices de umidade relativa do ar, que devem variar entre 20% e 40%, especialmente durante as tardes.

Os ventos predominam dos quadrantes norte e leste, com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h. Já na segunda-feira (6), com a aproximação de uma nova frente fria, os ventos devem passar a soprar do quadrante sul, podendo registrar rajadas pontuais acima de 60 km/h.

Meio Ambiente

Chuvas voltam à Região Sul com possibilidade de queda de granizo

Previsão no Sudeste é de tempo instável com nebulosidade

Chuvas voltam à Região Sul com possibilidade de queda de granizo

29 de junho de 2026

Chuvas voltam à Região Sul com possibilidade de queda de granizo

 

Continue Lendo...

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que enquanto áreas das regiões Norte e Sul terão chuva intensa em pontos isolados, o Centro-Oeste deverá apresentar predomínio de tempo estável. No Nordeste, a chuva tende a se concentrar principalmente na faixa litorânea.

No Sudeste, a previsão indica maior presença de nebulosidade, com possibilidade de chuva isolada. As temperaturas seguirão elevadas no interior do país, enquanto o Sul poderá registrar frio intenso e ocorrência de geada nesta segunda-feira (29).

Sul

Hoje, a frente fria avançará e alcançará os estados de Santa Catarina e do Paraná. Nessas áreas, espera-se a ocorrência de chuva intensa em forma de pancadas, que poderá vir acompanhada de trovoadas.

Já no Rio Grande do Sul, após a passagem da frente fria, as temperaturas entrarão em declínio, com possibilidade de formação de geada, sobretudo na porção sul do estado.

As temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 2 graus Celsius (°C), com destaque para áreas das serras Gaúcha e Catarinense. Por outro lado, as temperaturas máximas apresentarão elevação gradual ao longo do período, podendo atingir cerca de 25°C em Umuarama, no noroeste do Paraná.

Sudeste

A previsão no Sudeste é de tempo instável, com predominância de nebulosidade durante boa parte do dia e possibilidade de chuva isolada, sobretudo nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

As temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 10°C, com destaque para o Sul de Minas. Já as temperaturas máximas poderão atingir cerca de 35°C no Norte de Minas.

Norte

O cenário na Região Norte permanece com manutenção das instabilidades e ocorrência de chuva intensa em alguns pontos do Amazonas, Pará e Amapá.

As temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 21°C. As maiores temperaturas máximas da região são previstas para o Tocantins, podendo atingir 34°C em Araguaína.

Nordeste

Nordeste com previsão de chuva isolada na faixa litorânea do Nordeste, nesta segunda. No interior da região, por sua vez, não há previsão de chuva, predominando apenas a nebulosidade.

As temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 15°C, com destaque para Vitória da Conquista, na Bahia. Já as temperaturas máximas poderão atingir cerca de 35°C, no interior do Piauí.

Centro-Oeste

Com a dissipação do sistema frontal que permanecia estacionário sobre a Região Centro-Oeste, segundo o Inmet. O tempo ficará estável em grande parte dos estados. A exceção será o sul de Mato Grosso do Sul, onde há previsão de pancadas de chuva isoladas em razão da circulação atmosférica em médios e altos níveis.

As temperaturas mínimas deverão variar entre 16°C e 18°C no sul de Mato Grosso do Sul. Já as temperaturas máximas poderão atingir níveis próximos de 34°C no norte do Centro-Oeste.