Banner TCE DEZ 2024
Portal da transparencia

quinta, 05 de dezembro, 2024

(67) 99983-4015

Portal da transparencia
Banner TCE DEZ 2024

Meio Ambiente

A+ A-

Homens são presos em esquema de caça e pesca ilegal no interior

Nas buscas, PMA encontrou quase 100 kg de pescado, 40 kg de carne de caça e pelo menos cinco armas de fogo.

28 de novembro de 2024

(CGNews)

Continue Lendo...

Dois homens de 52 e 45 anos foram presos com grande quantidade de pescado ilegal, carne de caça, que admitiram ser de capivara, e armas de fogo. O flagrante ocorreu na tarde de segunda-feira (15), na região conhecida como o Alagado da Usina Hidrelétrica São Domingos, no Rio Verde, em Água Clara.
A Polícia Militar Ambiental, junto a uma equipe da 3ª Companhia 2º BPMA, atendeu uma denúncia e, na propriedade, encontrou cerca de 100 kg de pescado ilegal, 40 kg de carne de caça e 5 armas de fogo incluindo espingardas modificadas e de calibres variados, além de 80 espoletas e 16 cartuchos, sendo alguns intactos e outros já deflagrados.
Foram apreendidos 16 exemplares de Curimba, dez exemplares de Traíra, um exemplar de Piau e um exemplar de Piracanjuba, além de 40 exemplares de Mandi, armazenados em dois freezers. Também foram localizados 40 kg de carne de caça, que um dos suspeitos admitiu ser de três capivaras.
Os dois suspeitos foram presos em flagrante pelos crimes ambientais e por posse irregular de armas de fogo. Todo o material apreendido foi encaminhado às autoridades competentes para as providências legais. Em relação ao pescado ilegal, a multa foi de  R$ 8.158,00. Em relação à caça, foi estipulado multa de R$ 20.000,00. A carne de caça será submetida a descarte sanitário após entrega da ocorrência à Delegacia.

Meio Ambiente

Halo solar em Coxim: fenômeno raro chama atenção no céu do Pantana

O céu de Coxim, a 239 km de Campo Grande, ganhou um desenho diferente neste sábado (30). O funcionário público José Bonifácio Ferreira, de 66 anos, foi o...

Halo solar em Coxim: fenômeno raro chama atenção no céu do Pantana

3 de dezembro de 2024

Halo solar em Coxim: fenômeno raro chama atenção no céu do Pantana

 

Continue Lendo...

O céu de Coxim, a 239 km de Campo Grande, ganhou um desenho diferente neste sábado (30). O funcionário público José Bonifácio Ferreira, de 66 anos, foi o responsável por registrar um halo solar ao redor do sol.
Os registros foram feitos pela manhã e surpreendeu o servidor público. De acordo com a explicação da ClimaTempo, o halo solar é um fenômeno óptico da atmosfera e pode se formar também ao redor da lua cheia recebendo o nome de halo lunar.
O halo solar parece um arco-íris ao redor do sol e só se forma se o disco solar estiver envolto numa camada de nuvens altas do tipo cirrustratus. Os pequeninos cristais de gelo que compõem as nuvens funcionam como prismas que separam a luz do sol nas diversas cores do arco-íris.
O que ocorreu em Coxim é a formação do círculo por inteiro, o que é raro de ocorrer. Outras vezes pode aparecer só em pedaços. Isto depende um pouco da uniformidade da camada de nuvens altas e de como a luz do sol incide na camada de nuvens.
O halo solar é um fenômeno que pode ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer lugar, mas só se forma se as nuvens cirrustratus estiverem presentes no lugar. Em algumas situações, a presença do halo solar pode anteceder um temporal, como explica os meteorologistas da ClimaTempo.

Meio Ambiente

Formação de ciclone bomba traz risco de temporais para MS

A formação de um ciclone bomba provocando temporais no Rio Grande do Sul vai trazer instabilidade para Mato Grosso do Sul no início desta semana. De acordo com o Metsul...

Formação de ciclone bomba traz risco de temporais para MS

2 de dezembro de 2024

Formação de ciclone bomba traz risco de temporais para MS

 

Continue Lendo...

A formação de um ciclone bomba provocando temporais no Rio Grande do Sul vai trazer instabilidade para Mato Grosso do Sul no início desta semana. De acordo com o Metsul Meteorologia, os temporais no norte gaúcho avançam para o Estado ainda nesta segunda-feira.

Coxim começou a semana com céu fechado e temperatura mínima de 24°C, a máxima prevista para hoje chega aos 30°C, há previsão de pancadas isoladas durante todo o dia.

Campo Grande inicia a semana com algumas nuvens e registra 26ºC. A temperatura não deve passa hoje dos 30ºC. Para terça a máxima prevista é de 28ºC e na quarta fica em 29ºC. O volume de chuva previsto para hoje é de 11 milímetros. Amanhã são esperados 22,9 milímetros.

Para a região pantaneira as máximas desta segunda-feira são de 39ºC em Porto Murtinho, 36ºC em Aquidauana, 35ºC em Corumbá e 31ºC em Coxim. Para o sul do Estado as máximas do dia são de 28ºC em Ponta Porã e de 32ºC em Dourados.

Outras máximas indicadas pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) são de 34ºC em Bonito e Maracaju, 33ºC em Rio Brilhante, 32ºC em Três Lagoas, Nova Andradina e Nova Alvorada do Sul, 31ºC em Ivinhema, 29ºC em Naviraí, 28ºC em São Gabriel do Oeste e 26ºC em Chapadão do Sul.

Ciclone bomba

O Metsul explica que uma área de baixa pressão se desloca na Argentina, dando origem a um ciclone extratropical, e já atinge o Rio Grande do Sul. No decorrer da segunda-feira, o ciclone se afasta rapidamente do continente à medida que se intensifica, convertendo-se em ciclone do tipo bomba no Atlântico Sul.

O processo de formação do ciclone, porém, deve provocar onda de tempestades em toda a região Sul do País e também em Mato Grosso do Sul.