quinta, 05 de dezembro, 2024
(67) 99983-4015
O fim de semana deve ser tempo quente, mas também com céu instável em Mato Grosso do Sul. A chuva pode aparecer e há risco de tempestades, de acordo com a meteorologia.
A sexta-feira em Coxim começou com céu limpo e temperatura mínima de 25°C, a máxima chega aos 34°C, segundo os especialistas há aumento de nebulosidade e possíveis pancadas isoladas de chuva no município.
Campo Grande tem céu nublado e registra 27ºC nesta manhã. A temperatura não passa hoje dos 32ºC. São esperados 24,6 milímetros de chuva no decorrer do dia. Para sábado e domingo a máxima prevista é de 31ºC e o volume de chuva previsto é de 14,2 milímetros no sábado e 1,7 milímetro no domingo.
Para a região pantaneira as máximas desta sexta-feira são de 39ºC em Porto Murtinho, 37ºC em Corumbá e 35ºC em Aquidauana. Já no sul do Estado as máximas são de 31ºC em Ponta Porã e de 34ºC em Dourados.
Outras máximas indicadas pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para hoje são de 35ºC em Três Lagoas, 34ºC em Bonito, Paranaíba e Água Clara, 33ºC em Nova Andradina, Ivinhema e Naviraí, 32ºC em Nova Alvorada do Sul e Maracaju, e 31ºC em Chapadão do Sul.
Meio Ambiente
O céu de Coxim, a 239 km de Campo Grande, ganhou um desenho diferente neste sábado (30). O funcionário público José Bonifácio Ferreira, de 66 anos, foi o...
3 de dezembro de 2024
O céu de Coxim, a 239 km de Campo Grande, ganhou um desenho diferente neste sábado (30). O funcionário público José Bonifácio Ferreira, de 66 anos, foi o responsável por registrar um halo solar ao redor do sol.
Os registros foram feitos pela manhã e surpreendeu o servidor público. De acordo com a explicação da ClimaTempo, o halo solar é um fenômeno óptico da atmosfera e pode se formar também ao redor da lua cheia recebendo o nome de halo lunar.
O halo solar parece um arco-íris ao redor do sol e só se forma se o disco solar estiver envolto numa camada de nuvens altas do tipo cirrustratus. Os pequeninos cristais de gelo que compõem as nuvens funcionam como prismas que separam a luz do sol nas diversas cores do arco-íris.
O que ocorreu em Coxim é a formação do círculo por inteiro, o que é raro de ocorrer. Outras vezes pode aparecer só em pedaços. Isto depende um pouco da uniformidade da camada de nuvens altas e de como a luz do sol incide na camada de nuvens.
O halo solar é um fenômeno que pode ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer lugar, mas só se forma se as nuvens cirrustratus estiverem presentes no lugar. Em algumas situações, a presença do halo solar pode anteceder um temporal, como explica os meteorologistas da ClimaTempo.
Meio Ambiente
A formação de um ciclone bomba provocando temporais no Rio Grande do Sul vai trazer instabilidade para Mato Grosso do Sul no início desta semana. De acordo com o Metsul...
2 de dezembro de 2024
A formação de um ciclone bomba provocando temporais no Rio Grande do Sul vai trazer instabilidade para Mato Grosso do Sul no início desta semana. De acordo com o Metsul Meteorologia, os temporais no norte gaúcho avançam para o Estado ainda nesta segunda-feira.
Coxim começou a semana com céu fechado e temperatura mínima de 24°C, a máxima prevista para hoje chega aos 30°C, há previsão de pancadas isoladas durante todo o dia.
Campo Grande inicia a semana com algumas nuvens e registra 26ºC. A temperatura não deve passa hoje dos 30ºC. Para terça a máxima prevista é de 28ºC e na quarta fica em 29ºC. O volume de chuva previsto para hoje é de 11 milímetros. Amanhã são esperados 22,9 milímetros.
Para a região pantaneira as máximas desta segunda-feira são de 39ºC em Porto Murtinho, 36ºC em Aquidauana, 35ºC em Corumbá e 31ºC em Coxim. Para o sul do Estado as máximas do dia são de 28ºC em Ponta Porã e de 32ºC em Dourados.
Outras máximas indicadas pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) são de 34ºC em Bonito e Maracaju, 33ºC em Rio Brilhante, 32ºC em Três Lagoas, Nova Andradina e Nova Alvorada do Sul, 31ºC em Ivinhema, 29ºC em Naviraí, 28ºC em São Gabriel do Oeste e 26ºC em Chapadão do Sul.
Ciclone bomba
O Metsul explica que uma área de baixa pressão se desloca na Argentina, dando origem a um ciclone extratropical, e já atinge o Rio Grande do Sul. No decorrer da segunda-feira, o ciclone se afasta rapidamente do continente à medida que se intensifica, convertendo-se em ciclone do tipo bomba no Atlântico Sul.
O processo de formação do ciclone, porém, deve provocar onda de tempestades em toda a região Sul do País e também em Mato Grosso do Sul.