quinta, 04 de junho, 2026
(67) 99983-4015
A meteorologia indica que o Sol aparece, mas o fim de semana deve ser marcado por pancadas de chuvas de intensidade fraca a moderada e até mais intensas com rajadas de vento e queda de granizo em Mato Grosso do Sul.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A meteorologia prevê um fim de semana com sol intercalado por pancadas de chuvas fracas a moderadas, e até intensas em Mato Grosso do Sul, devido à formação de uma área de baixa pressão e o avanço de um novo sistema frontal. As temperaturas em Campo Grande devem variar entre 24ºC e 28ºC, enquanto outras cidades do estado podem registrar máximas de até 34ºC. Espera-se que no domingo haja sol com variação de nebulosidade e risco de chuvas, especialmente nas regiões sul e sudeste do estado. PUBLICIDADE
Esta situação meteorológica ocorre devido a formação de uma área de baixa pressão atmosférica, aliado ao deslocamento de cavados. Essas instabilidades se intensificam com a aproximação e o avanço de um novo sistema frontal, aliado ao transporte de calor e umidade, conforme explica o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
A sexta-feira (13) em Coxim começou com céu nublado e temperatura mínima de 24°C, a máxima prevista para hoje chega aos 32°C, segundo a previsão do tempo, pancadas isoladas devem ocorrer no final da manhã e início da tarde, final de semana promete ser chuvoso.
Campo Grande tem céu parcialmente nublado e registra 24ºC nesta manhã. A temperatura não deve passar hoje dos 28ºC. São esperados 14,6 milímetros. Para sábado e domingo são esperados mais de 30 milímetros com máximas 25ºC e 28ºC, respectivamente.
Outras máximas para esta sexta-feira são de 34ºC em Corumbá, 33ºC em Porto Murtinho, 30ºC em Bonito, 29ºC em Três Lagoas, Paranaíba e Maracaju, 28ºC em Costa Rica, e 27ºC em Ponta Porã e Dourados, e 26ºC em Naviraí.
Para domingo, o avanço da frente fria indica sol com variação de nebulosidade, principalmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste do Estado. Em outras regiões há risco de chuva de intensidade fraca a moderada, mas com possibilidade de tempestades, resultado do avanço do sistema frontal, aliado à atuação de cavados.
Meio Ambiente
Acumulados de chuva podem chegar a 50 milímetros, com rajadas de vento superiores a 60 km/h
20 de maio de 2026
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o aviso amarelo de tempestades, com acumulado de até 50 milímetros, granizo e rajadas de vento superiores a 60 km/h, nesta quarta-feira (20). Alerta da Defesa Civil Municipal de Campo Grande indica riscos de temporais até quinta-feira.
Segundo o Instituto, há perigo potencial para chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora. Os ventos podem ser intensos, de 40 a 60 km/h, mas podem superar estes valores pontualmente. Além disso, há risco de queda de granizo, como já ocorreu em Dourados, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul e Ivinhema neste fim de semana.
A orientação é, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, porque há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, também não é indicado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O Inmet também pede para evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
A Defesa Civil da Capital pede à população que redobre os cuidados, especialmente em áreas de risco, evite o trânsito em vias alagadas e procure abrigo durante as tempestades. Em caso de emergências, os seguintes canais deverão ser acionados:
156 – Solicitação de serviços a pessoas em situação de rua;
193 – Ocorrências relacionadas à rede elétrica;
199 – Defesa Civil.
Temporais no fim de semana
O prefeito de Deodápolis, Jean Gomes (PP), decretou situação de emergência após temporal que atingiu a cidade no último fim de semana. O município, localizado a 256 km de Campo Grande, teve cerca de 200 casas destelhadas no último sábado (16).
Segundo o prefeito, 1,5 mil residências foram atingidas por chuvas intensas, rajadas de vento e granizo. Dessas, 200 ficaram em estado grave e necessitam de ajuda nos reparos. Ainda conforme Jean, 35 famílias ficaram desalojadas e precisaram se abrigar em escolas.
O sábado (16) em Dourados também foi marcado por chuvas fortes, ventania e granizo. O temporal estava previsto pelo Inmet. Nas redes sociais, vídeos mostram as pedras de gelo caindo no chão douradense. Além disso, algumas ruas registraram pontos com princípio de alagamento.
Ivinhema também registrou chuva intensa, vendaval e granizo, com acumulado de 98,6 milímetros. Devido ao tempo, muitas casas ficaram danificadas, com telhas quebradas e cômodos alagados. Na manhã deste domingo (17), a Defesa Civil municipal atendeu moradores afetados pela tempestade.
Midiamax
Meio Ambiente
Os acumulados de chuva podem ser significativos
20 de abril de 2026
A previsão do tempo para esta segunda-feira (20) em Mato Grosso do Sul indica um cenário de instabilidade, com sol ao longo do dia, mas aumento de nebulosidade e risco de temporais em diversas regiões do estado.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há possibilidade de chuvas acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente entre segunda (20) e terça-feira (21). A mudança no tempo é influenciada pela formação de um sistema de baixa pressão atmosférica no nordeste da Argentina, além do transporte intenso de calor e umidade e o avanço de cavados meteorológicos.
Os acumulados de chuva podem ser significativos, ultrapassando os 30 milímetros em 24 horas, especialmente nas regiões oeste, sudoeste, sul e sudeste do estado.
Já no nordeste de Mato Grosso do Sul, o tempo tende a permanecer mais firme, com temperaturas elevadas que podem chegar aos 36°C, principalmente entre segunda e terça-feira.
Os ventos devem variar bastante ao longo dos dias, inicialmente entre os quadrantes norte e oeste, passando para o sul a partir de quarta-feira (22), com velocidades entre 40 e 60 km/h, podendo haver rajadas acima desse valor em pontos isolados.
️Temperaturas por região:
Sul, Cone-Sul e Grande Dourados: mínimas de 19°C a 21°C e máximas de 24°C a 32°C
Pantanal e Sudoeste: mínimas de 22°C a 24°C e máximas de 32°C a 34°C
Bolsão, Norte e Leste: mínimas de 20°C a 22°C e máximas de 29°C a 34°C
Campo Grande: mínimas entre 20°C e 22°C, com máximas de até 32°C
TopMídia News