domingo, 26 de julho, 2026
(67) 99983-4015
Coxim deve enfrentar um sábado (23) marcado por altas temperaturas, baixa umidade do ar e risco de ventos fortes. A previsão indica céu parcialmente nublado ao longo do dia, com os termômetros chegando a até 38 °C nas horas mais quentes da tarde. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta amarelo de vendaval, válido das 10h às 20h, com rajadas que podem variar entre 40 km/h e 60 km/h.
Segundo os meteorologistas, o dia amanhece com temperatura em torno de 17 °C, mas a elevação será rápida, ultrapassando os 30 °C já pela manhã. A partir do meio-dia, o calor será ainda mais intenso, com máxima prevista para o início da tarde.
Além do risco de ventos fortes, Coxim segue sob alerta de baixa umidade relativa do ar, variando entre 20% e 30%. Esse cenário aumenta as chances de incêndios florestais e exige cuidados extras com a saúde, como ingestão frequente de líquidos, uso de roupas leves e evitar atividades físicas durante o período de maior calor.
À noite, a temperatura tende a amenizar gradualmente, caindo para a faixa dos 26 °C a 23 °C, mantendo o céu entre poucas nuvens e parcialmente nublado.
As autoridades recomendam que a população evite se abrigar sob árvores durante rajadas de vento e não estacione veículos próximos a placas ou torres de energia. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
MEIO AMBIENTE
Tempo firme predomina no norte de Mato Grosso do Sul, com sol, baixa umidade e aumento gradual das temperaturas nos próximos dias.
4 de julho de 2026
Os moradores de São Gabriel do Oeste começaram o sábado (4) com temperaturas mais amenas, mas o calor deve ganhar força ao longo do dia, com máxima prevista de 25°C. A previsão meteorológica indica tempo firme e predomínio de sol em grande parte de Mato Grosso do Sul, cenário que deve permanecer até segunda-feira (6) devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica.
Em São Gabriel do Oeste, a previsão aponta sol entre algumas nuvens e presença de névoa durante o amanhecer. No período da noite, o céu deve permanecer com poucas nuvens. As temperaturas variam entre 14°C e 25°C.
Em Coxim, o sábado será de sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado ao longo do dia, com mínima de 15°C e máxima também de 25°C. Já em Sonora, a previsão é de sol entre poucas nuvens, com névoa nas primeiras horas da manhã e temperatura entre 15°C e 24°C.
Entre sábado (4) e segunda-feira (6), o tempo permanece estável em Mato Grosso do Sul devido à influência de um sistema de alta pressão atmosférica, que favorece condições mais secas e impede a formação de chuva.
Neste sábado, as temperaturas ao amanhecer seguem mais baixas, com mínimas variando entre 9°C e 12°C em algumas regiões do Estado. A partir de domingo (5), no entanto, haverá elevação gradual das temperaturas, com máximas previstas entre 28°C e 32°C.
A combinação de manhãs mais frias e tardes mais quentes favorece uma elevada amplitude térmica, que pode superar os 15°C em algumas localidades.
A previsão também indica redução dos índices de umidade relativa do ar, que devem variar entre 20% e 40%, especialmente durante as tardes.
Os ventos predominam dos quadrantes norte e leste, com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h. Já na segunda-feira (6), com a aproximação de uma nova frente fria, os ventos devem passar a soprar do quadrante sul, podendo registrar rajadas pontuais acima de 60 km/h.
Meio Ambiente
Previsão no Sudeste é de tempo instável com nebulosidade
29 de junho de 2026
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que enquanto áreas das regiões Norte e Sul terão chuva intensa em pontos isolados, o Centro-Oeste deverá apresentar predomínio de tempo estável. No Nordeste, a chuva tende a se concentrar principalmente na faixa litorânea.

No Sudeste, a previsão indica maior presença de nebulosidade, com possibilidade de chuva isolada. As temperaturas seguirão elevadas no interior do país, enquanto o Sul poderá registrar frio intenso e ocorrência de geada nesta segunda-feira (29).
Hoje, a frente fria avançará e alcançará os estados de Santa Catarina e do Paraná. Nessas áreas, espera-se a ocorrência de chuva intensa em forma de pancadas, que poderá vir acompanhada de trovoadas.
Já no Rio Grande do Sul, após a passagem da frente fria, as temperaturas entrarão em declínio, com possibilidade de formação de geada, sobretudo na porção sul do estado.
As temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 2 graus Celsius (°C), com destaque para áreas das serras Gaúcha e Catarinense. Por outro lado, as temperaturas máximas apresentarão elevação gradual ao longo do período, podendo atingir cerca de 25°C em Umuarama, no noroeste do Paraná.
A previsão no Sudeste é de tempo instável, com predominância de nebulosidade durante boa parte do dia e possibilidade de chuva isolada, sobretudo nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
As temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 10°C, com destaque para o Sul de Minas. Já as temperaturas máximas poderão atingir cerca de 35°C no Norte de Minas.
O cenário na Região Norte permanece com manutenção das instabilidades e ocorrência de chuva intensa em alguns pontos do Amazonas, Pará e Amapá.
As temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 21°C. As maiores temperaturas máximas da região são previstas para o Tocantins, podendo atingir 34°C em Araguaína.
Nordeste com previsão de chuva isolada na faixa litorânea do Nordeste, nesta segunda. No interior da região, por sua vez, não há previsão de chuva, predominando apenas a nebulosidade.
As temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 15°C, com destaque para Vitória da Conquista, na Bahia. Já as temperaturas máximas poderão atingir cerca de 35°C, no interior do Piauí.
Com a dissipação do sistema frontal que permanecia estacionário sobre a Região Centro-Oeste, segundo o Inmet. O tempo ficará estável em grande parte dos estados. A exceção será o sul de Mato Grosso do Sul, onde há previsão de pancadas de chuva isoladas em razão da circulação atmosférica em médios e altos níveis.
As temperaturas mínimas deverão variar entre 16°C e 18°C no sul de Mato Grosso do Sul. Já as temperaturas máximas poderão atingir níveis próximos de 34°C no norte do Centro-Oeste.