domingo, 26 de julho, 2026

WhatsApp

(67) 99983-4015

MEIO AMBIENTE

A+ A-

Coxim enfrenta segunda-feira de calor extremo e ar seco

Icone Calendário

18 de agosto de 2025

Icone Autor

Glenda Melo / Diário do Estado

Continue Lendo...

A população de Coxim inicia a semana sob alerta: esta segunda-feira, 18 de agosto, será marcada por temperaturas elevadas, baixa umidade do ar e ausência de chuvas, cenário típico do inverno no Centro-Oeste. O tempo firme predomina, sem previsão de nebulosidade significativa, e a intensidade do calor reforça a necessidade de atenção especial com a saúde e com atividades ao ar livre.

De acordo com os meteorologistas, o fenômeno é resultado da massa de ar seco que cobre grande parte de Mato Grosso do Sul, mantendo o céu limpo e impedindo a formação de nuvens. Agosto, que já é tradicionalmente o mês mais seco do ano, volta a trazer riscos associados à baixa umidade, como problemas respiratórios, irritação nos olhos e ressecamento da pele.

 Sol forte e tempo aberto, sem chance de chuva. Temperatura máxima: 38 °C

Umidade relativa do ar: pode ficar abaixo dos 30%, caracterizando estado de atenção segundo a OMS.

            Cuidados recomendados para a população

                        Hidrate-se: aumente a ingestão de água ao longo do dia, mesmo sem sentir sede.

                        Evite exposição solar entre 10h e 16h, quando os índices de radiação são mais altos.

                        Use roupas leves e protetor solar, principalmente quem trabalha ao ar livre.

                        Cuide do ambiente: umidificadores ou bacias com água ajudam a aliviar o ar seco dentro de casa.

                        Atenção com crianças e idosos, mais vulneráveis a problemas respiratórios.

                        Não faça queimadas: além de ilegais, elas agravam a poluição e aumentam os riscos de incêndios.

MEIO AMBIENTE

São Gabriel tem manhã de sábado fria, mas temperatura sobe e máxima chega a 25°C

Tempo firme predomina no norte de Mato Grosso do Sul, com sol, baixa umidade e aumento gradual das temperaturas nos próximos dias.

São Gabriel tem manhã de sábado fria, mas temperatura sobe e máxima chega a 25°C

4 de julho de 2026

São Gabriel tem manhã de sábado fria, mas temperatura sobe e máxima chega a 25°C

 

Continue Lendo...

Os moradores de São Gabriel do Oeste começaram o sábado (4) com temperaturas mais amenas, mas o calor deve ganhar força ao longo do dia, com máxima prevista de 25°C. A previsão meteorológica indica tempo firme e predomínio de sol em grande parte de Mato Grosso do Sul, cenário que deve permanecer até segunda-feira (6) devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica.

São Gabriel terá dia de sol e poucas nuvens

Em São Gabriel do Oeste, a previsão aponta sol entre algumas nuvens e presença de névoa durante o amanhecer. No período da noite, o céu deve permanecer com poucas nuvens. As temperaturas variam entre 14°C e 25°C.

Em Coxim, o sábado será de sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado ao longo do dia, com mínima de 15°C e máxima também de 25°C. Já em Sonora, a previsão é de sol entre poucas nuvens, com névoa nas primeiras horas da manhã e temperatura entre 15°C e 24°C.

Temperaturas entram em elevação

Entre sábado (4) e segunda-feira (6), o tempo permanece estável em Mato Grosso do Sul devido à influência de um sistema de alta pressão atmosférica, que favorece condições mais secas e impede a formação de chuva.

Neste sábado, as temperaturas ao amanhecer seguem mais baixas, com mínimas variando entre 9°C e 12°C em algumas regiões do Estado. A partir de domingo (5), no entanto, haverá elevação gradual das temperaturas, com máximas previstas entre 28°C e 32°C.

A combinação de manhãs mais frias e tardes mais quentes favorece uma elevada amplitude térmica, que pode superar os 15°C em algumas localidades.

Baixa umidade e mudança no vento na segunda-feira

A previsão também indica redução dos índices de umidade relativa do ar, que devem variar entre 20% e 40%, especialmente durante as tardes.

Os ventos predominam dos quadrantes norte e leste, com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h. Já na segunda-feira (6), com a aproximação de uma nova frente fria, os ventos devem passar a soprar do quadrante sul, podendo registrar rajadas pontuais acima de 60 km/h.

Meio Ambiente

Chuvas voltam à Região Sul com possibilidade de queda de granizo

Previsão no Sudeste é de tempo instável com nebulosidade

Chuvas voltam à Região Sul com possibilidade de queda de granizo

29 de junho de 2026

Chuvas voltam à Região Sul com possibilidade de queda de granizo

 

Continue Lendo...

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que enquanto áreas das regiões Norte e Sul terão chuva intensa em pontos isolados, o Centro-Oeste deverá apresentar predomínio de tempo estável. No Nordeste, a chuva tende a se concentrar principalmente na faixa litorânea.

No Sudeste, a previsão indica maior presença de nebulosidade, com possibilidade de chuva isolada. As temperaturas seguirão elevadas no interior do país, enquanto o Sul poderá registrar frio intenso e ocorrência de geada nesta segunda-feira (29).

Sul

Hoje, a frente fria avançará e alcançará os estados de Santa Catarina e do Paraná. Nessas áreas, espera-se a ocorrência de chuva intensa em forma de pancadas, que poderá vir acompanhada de trovoadas.

Já no Rio Grande do Sul, após a passagem da frente fria, as temperaturas entrarão em declínio, com possibilidade de formação de geada, sobretudo na porção sul do estado.

As temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 2 graus Celsius (°C), com destaque para áreas das serras Gaúcha e Catarinense. Por outro lado, as temperaturas máximas apresentarão elevação gradual ao longo do período, podendo atingir cerca de 25°C em Umuarama, no noroeste do Paraná.

Sudeste

A previsão no Sudeste é de tempo instável, com predominância de nebulosidade durante boa parte do dia e possibilidade de chuva isolada, sobretudo nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

As temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 10°C, com destaque para o Sul de Minas. Já as temperaturas máximas poderão atingir cerca de 35°C no Norte de Minas.

Norte

O cenário na Região Norte permanece com manutenção das instabilidades e ocorrência de chuva intensa em alguns pontos do Amazonas, Pará e Amapá.

As temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 21°C. As maiores temperaturas máximas da região são previstas para o Tocantins, podendo atingir 34°C em Araguaína.

Nordeste

Nordeste com previsão de chuva isolada na faixa litorânea do Nordeste, nesta segunda. No interior da região, por sua vez, não há previsão de chuva, predominando apenas a nebulosidade.

As temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 15°C, com destaque para Vitória da Conquista, na Bahia. Já as temperaturas máximas poderão atingir cerca de 35°C, no interior do Piauí.

Centro-Oeste

Com a dissipação do sistema frontal que permanecia estacionário sobre a Região Centro-Oeste, segundo o Inmet. O tempo ficará estável em grande parte dos estados. A exceção será o sul de Mato Grosso do Sul, onde há previsão de pancadas de chuva isoladas em razão da circulação atmosférica em médios e altos níveis.

As temperaturas mínimas deverão variar entre 16°C e 18°C no sul de Mato Grosso do Sul. Já as temperaturas máximas poderão atingir níveis próximos de 34°C no norte do Centro-Oeste.