quinta, 04 de junho, 2026

WhatsApp

(67) 99983-4015

COXIM

A+ A-

Coxim celebra o sucesso do Big Day com entusiasmo e riqueza de registros

Icone Calendário

20 de outubro de 2025

Icone Autor

Redação/WK

Continue Lendo...

A Prefeitura Municipal de Coxim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável – Gerência de Turismo, celebra o grande sucesso da edição do Big Day realizado no último dia 11 de outubro. O evento, que faz parte do calendário mundial de observação de aves, mobilizou a comunidade e reafirmou o potencial de Coxim como um destino de excelência para o ecoturismo e a valorização da rica biodiversidade regional.

Com uma adesão entusiasmada, o Big Day em Coxim contou com a participação de aproximadamente 35 amantes da natureza e entusiastas da fotografia, que dedicaram o dia a registrar e catalogar as diversas espécies de aves que habitam nossa região.

Os registros fotográficos de alta qualidade não apenas enriquecem o banco de dados da ornitologia local, mas também promovem a conscientização sobre a importância da preservação dos biomas do Cerrado e do Pantanal, onde Coxim está estrategicamente situada.

“O Big Day é mais do que um evento; é uma celebração da vida e da natureza exuberante que nos cerca. A grande participação da nossa população demonstra um crescente interesse pela conservação e pelo ecoturismo, alinhando-se à nossa visão de desenvolvimento sustentável. Os registros feitos são valiosos para a pesquisa e para a promoção turística da nossa ‘Capital do Peixe'”, destaca a Gerência de Turismo.

Para encerrar esta jornada de observação e aventura, foi realizado um sorteio especial que marcou presença e premiou os participantes com diversos brindes oferecidos por parceiros locais, fortalecendo a economia e o comércio da região.

Confira a lista dos ganhadores e seus respectivos brindes, fruto da colaboração e apoio de diversos empreendedores locais:

- Andressa: chapéu Carnaúba
- Letícia: almoço Gaivota
- Rubens Capilé: rede
- Nilvânia: almoço Cantinho da Peixada
- Daniel Tobias: passeio de barco Cabana do Osmar
- Marcilene: binóculos
- Sueli: cadeira
- Priscila: vela
- Leia: bebedouro
- Radson: barraca/colchonete
- Cecília: Chapéu proteção
- Vanessa Eugênio: boné de proteção.

A Prefeitura Municipal de Coxim reitera seu compromisso com a promoção de eventos que valorizam o meio ambiente e o turismo sustentável, convidando toda a população a continuar participando e a descobrir as belezas naturais que fazem de Coxim um lugar único no coração de Mato Grosso do Sul.

Fique atento às próximas iniciativas!

Por: Pedro Depetriz, supervisão Augusto Marques

Geral

Mais de 27 mil pessoas deixaram programa Mais Social por melhorar condição de vida

Desde 2023, mais de 27 mil sul-mato-grossenses saíram do programa Mais Social após melhorarem de vida sem necessitar mais do benefício. O Estado é o 5º com menos...

Mais de 27 mil pessoas deixaram programa Mais Social por melhorar condição de vida

3 de junho de 2026

Mais de 27 mil pessoas deixaram programa Mais Social por melhorar condição de vida

 

Continue Lendo...

Desde 2023, mais de 27 mil sul-mato-grossenses saíram do programa Mais Social após melhorarem de vida sem necessitar mais do benefício. O Estado é o 5º com menos dependentes de programas sociais e os índicesde extrema pobreza aparecem em queda.

O Mais Social é um programa social estruturante da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humano (Sead), que oferece segurança alimentar e nutricional e um dos responsáveis pela mudança de vida dos beneficários.

Entre as 27,6 mil pessoas que devolveram o cartão do mais social por não precisarem mais do auxílio está Marcos Gabriel de Arruda Calonga, de 34 anos, que entrou no programa em 2018.

Depois de perder o emprego e passar a trabalhar em casa como barbeiro, a renda obtida por Marcos Gabriel não era suficiente para sustentar a família de sete pessoas, composta por sua esposa, os quatro filhos e a sogra.

Com o auxílio ele pôde manter até conseguir melhorar a condição da família. Atualmente ele é vigilante em uma entidade sindical rural e os filhos mais velhos, de 17 e 18 anos ajudam em casa, de modo que a renda agora é suficiente para garantir dignidade à família, sem necessidade do programa.

“Conversei com minha esposa e decidimos que continuar a receber seria injusto. Decidimos abrir mão para que outras pessoas possam entrar no programa. O Mais Social nos ajudou bastante, mas hoje eu vejo que tem pessoas que precisam mais do que nós”.

O programa ainda oferece para mães solos um outro auxílio do Programa de Apoio à Mulher Trabalhadora e Chefe de Família, com o adicional de R$ 600 por criança com idade de 0 a 3 anos, 11 meses e 29 dias, para que essas mulheres possam deixar os filhos em um local seguro e de cuidado durante o horário de serviço delas.

O benefício extra é mediante a comprovação de vínculo empregatício das mães ou de recolhimento previdenciário. Além disso, as mulheres beneficiadas que decidem frequentar ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) recebem outro adicional de R$ 300 por mês, como incentivo.

Qualidade de vida

Além do Mais Social, outros programas garantem oportunidades de mudança de vida por meio do estudo e trabalho, como o MS Supera, que oferece bolsa de um salário mínimo mensal a estudantes de baixa renda cursantes de educação profissional técnica de nível médio e universitários de instituições públicas e privadas.

Assim como o MS Supera e o Mais Social, o Cadastro Único também demonstra a redução vulnerabilidade no Estado. Os registros do CadÚnico dentro do período de março de 2024 a março deste ano, teve a retirada de 44.604 pessoas do banco de dados devido a mudaça de vida para melhor.

Conforme o IBGE, a proporção de pessoas na extrema pobreza caiu 40,7% em Mato Grosso do Sul, no período de dois anos, passando de 2,75 para 1,6%, colocando o estado como 3º menor índice de extrema pobreza do país e com 34 mil famílias fora da condição de insegurança alimentar.

Os programas sociais são parte de parcerias entre as secretarias do Estado, que garantem que a função de incentivo à educação e qualificação profissional seja mantida, para que os beneficiários aproveitem as oportunidades para melhorarem de vida.

Geral

Menino de 3 anos é internado em estado grave após se afogar em piscina em

Uma criança de 3 anos foi internada em estado grave após se afogar na piscina de uma residência no Jardim Santa Emília, em Campo Grande, na noite...

Menino de 3 anos é internado em estado grave após se afogar em piscina em

3 de junho de 2026

Menino de 3 anos é internado em estado grave após se afogar em piscina em

 

Continue Lendo...

Uma criança de 3 anos foi internada em estado grave após se afogar na piscina de uma residência no Jardim Santa Emília, em Campo Grande, na noite de terça-feira (2). 

Segundo informações registradas pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, os pais perceberam o desaparecimento da criança enquanto realizavam atividades dentro de casa. O pai havia saído do banho e estava na sala, enquanto a mãe terminava de preparar o jantar na cozinha. 

Em determinado momento, a mãe perguntou ao pai se ele estava com o menino. Ao responder que não, os dois passaram a procurar a criança e a encontraram submersa na piscina, no quintal da residência.

A vítima foi socorrida imediatamente pelos próprios pais e levada ao Hospital Regional de Campo Grande. 

De acordo com o médico que atendeu a ocorrência, a avaliação inicial indica que a criança pode ter permanecido submersa por cerca de 10 minutos. O menino foi colocado em coma induzido e segue internado sob observação. 

A Polícia Militar foi acionada e esteve na residência, mas encontrou o imóvel fechado, já que os pais permaneciam no hospital acompanhando o filho. Uma vizinha, que acionou o socorro, confirmou aos policiais a versão apresentada pela família. 

O médico informou ainda que não foram encontrados sinais de maus-tratos e que, até o momento, o caso é tratado como um acidente doméstico. 

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac Cepol), que acompanhará o caso. Até o fechamento do boletim, não havia atualização sobre o estado de saúde da criança.

G1 MS