quinta, 05 de dezembro, 2024
(67) 99983-4015
No último dia 22 de outubro, foram anunciados os resultados da 2ª Olimpíada de Português (OP), uma competição nacional que reúne alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Idealizada por professores e linguistas, a OP tem como propósito incentivar o bom uso e a compreensão da língua portuguesa, promovendo maior capacidade interpretativa e expressiva dos estudantes e valorizando a norma padrão da língua.
Lorraine Gabrielly Noronha Rodrigues, aluna do 9º ano da Escola Professora Julieta Mota dos Santos, da Fundação Educacional de Coxim (FEC), destacou-se entre os participantes. Sua professora de Língua Portuguesa, Débora Estandislau, manifestou grande orgulho pelo desempenho de Lorraine, que desde o início abraçou o desafio com entusiasmo e dedicação. “É de suma importância o incentivo a competições como essa, que valorizam não só a nossa língua, mas também a dedicação dos nossos estudantes”, afirmou a professora.
Lorraine contou um pouco sobre sua preparação: “Desde o início do ano, quando anunciaram a Olimpíada, fiquei com muita vontade de participar e decidi que me dedicaria para conquistar uma medalha. Na primeira fase, estava mais tranquila, então refiz a prova de edições anteriores e estudei alguns conteúdos mais básicos. Além disso, minha professora de português, Débora, que desde o início me apoiou e sempre foi muito solícita, nos deu um aulão pré-prova (para mim e para meus colegas de sala), tirando todas as dúvidas e nos ajudando a nos preparar. Ao ser selecionada para a segunda fase, intensifiquei meu preparo para alcançar uma boa colocação nacional. Revi as provas anteriores, participei dos treinamentos, analisei meus erros da primeira fase e me aprofundei nos conteúdos em que ainda tinha dúvidas, além de estudar tópicos mais complexos que poderiam ser cobrados. Em todo esse percurso, tive a ajuda de minha professora, que sempre auxiliou e tirou as dúvidas que eu tinha. Quando o resultado final saiu, fiquei ainda mais satisfeita com o progresso que alcancei e pela medalha e colocação nacional.”
A Olimpíada – A Olimpíada de Português promoveu sua primeira fase em 25 de maio, com alunos aprovados para a etapa seguinte, realizada em 29 de agosto. O evento prestigia estudantes, professores e escolas comprometidos com o ensino da língua portuguesa, incentivando o aprimoramento linguístico por meio de análise de textos clássicos e reflexão sobre diversos aspectos do português. Este evento educativo não só contribui para a formação de estudantes críticos e comunicativos, mas também reafirma a importância do ensino da língua como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e acadêmico.
Educação
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para cursos técnicos subsequentes gratuitos na modalidade semipresencial, com oportunidades...
27 de novembro de 2024
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para cursos técnicos subsequentes gratuitos na modalidade semipresencial, com oportunidades nos municípios de Coxim, Costa Rica e São Gabriel do Oeste.
Vagas disponíveis
Coxim:
• Administração – 40 vagas (noturno, terça-feira).
• Logística – 40 vagas (noturno, quarta-feira).
Costa Rica:
• Administração – 25 vagas (noturno, sexta-feira).
• Logística – 25 vagas (noturno, terças e quintas).
• Manutenção e Suporte em Informática – 25 vagas (noturno, terças e quintas).
São Gabriel do Oeste:
• Administração – 40 vagas (noturno, quarta-feira).
• Logística – 40 vagas (noturno, quinta-feira).
Os cursos subsequentes são destinados a quem já concluiu o ensino médio e busca formação técnica. O diploma tem validade nacional e habilita o profissional para atuar na área escolhida. As aulas são majoritariamente a distância, com encontros presenciais semanais nos polos indicados.
Inscrições
• Prazo: Até 15 de dezembro.
• Local: Página do Candidato na Central de Seleção do IFMS.
Custo: Gratuito.
É necessário realizar o cadastro na plataforma para efetuar a inscrição.
Metade das vagas são reservadas para estudantes de escolas públicas, com cotas para pessoas de baixa renda, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. A opção pelas políticas afirmativas deve ser feita no ato da inscrição, e a comprovação será exigida para a matrícula.
Seleção e início das aulas
Os candidatos serão selecionados por sorteio eletrônico, agendado para 13 de janeiro de 2025. As aulas estão previstas para começar entre 17 e 22 de março de 2025.
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].
Educação
Dia D de orientação a acadêmicos da UFGD interessados em se inscrever no programa
26 de novembro de 2024
Instrumento para estimular a permanência no Ensino Superior ou em cursos de educação profissional técnica de nível médio para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o MS Supera foi ampliado em 200 vagas, passando a 2.200 bolsas de estudo.
Assinada pelo governador Eduardo Riedel e pela titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Sead), Patrícia Cozzolino, a resolução publicada nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial já está em vigor, sendo que 200 estudantes do cadastro de reserva serão convocados em breve.
Coordenado pela Sead, o programa concede o benefício de um salário mínimo aos alunos, sejam de instituições públicas ou privadas. O MS Supera beneficia pessoas como Gabriela Alves dos Santos Pires, que já trabalhou como babá e cuidadora e hoje é acadêmica de Medicina na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Para ela, o programa significa tranquilidade para que possa continuar estudando em período integral.
"Depois que fiz a matrícula, fiquei sabendo do benefício e consegui receber a partir do 2º processo, em junho. Antes de conseguir, fiquei preocupada porque tive a aprovação, mas não tinha o salário que ajudava muito", destacou, completando.
"Nos primeiros meses foi tudo muito limitado. O MS Supera para mim é tranquilidade. Sem o benefício, a qualidade de vida seria péssima. Eu ia ficar pensando nos problemas, nas contas", contou.
Serviço
Para quem quiser mais informações sobre o programa, a Supes (Superintendência de Programas Sociais Estruturantes) fica na Rua 14 de Julho, 1269, no Centro de Campo Grande. O WhatsApp do MS Supera é o (67) 3314-4848 e o e-mail é [email protected].