segunda, 20 de janeiro, 2025
(67) 99983-4015
Rally Dakar
O Rally Dakar 2025 promete ser uma edição histórica, com a desafiadora etapa maratona de 48 horas, percursos distintos para motos e carros, e uma largada em massa que elevará a adrenalina na reta final.
2 de janeiro de 2025
CT Editora/ Moto Adventure
O Rally Dakar 2025 promete ser uma edição histórica, com a desafiadora etapa maratona de 48 horas, percursos distintos para motos e carros, e uma largada em massa que elevará a adrenalina na reta final. Nas dunas da Arábia Saudita, pilotos e equipes testarão seus limites em busca da glória no maior rali do mundo.
O Rally Dakar 2025, programado para ocorrer de 3 a 17 de janeiro na Arábia Saudita, promete ser uma das edições mais desafiadoras desde que a competição se estabeleceu no país em 2020. Com um percurso total de 7.700 km, os competidores enfrentarão terrenos áridos e dunas imponentes na região de Rub’ al Khali, também conhecida como Empty Quarter.
Etapa Maratona de 48 Horas
Uma das principais novidades desta edição é a etapa maratona de 48 horas, que ocorrerá logo na segunda etapa, nos dias 5 e 6 de janeiro. Nesta fase, os pilotos percorrerão aproximadamente 965 km sem assistência externa, sendo responsáveis pela manutenção de seus próprios veículos. Além disso, terão que acampar em locais designados pela organização, sem as comodidades habituais, contando apenas com recursos limitados fornecidos pela organização.
Percursos Distintos e Partida em Massa
Outra inovação significativa é a implementação de cinco etapas com rotas distintas para motos e carros, abrangendo cerca de 45% da distância cronometrada. Essa medida visa aumentar a segurança e a competitividade entre as categorias.
Adicionalmente, a última etapa contará com uma partida em massa, onde motos, caminhões e protótipos largarão simultaneamente, elevando a emoção na reta final da competição.
Principais Pilotos e Equipes
Na categoria de motos, destacam-se pilotos como o americano Ricky Brabec, vencedor do Dakar em 2020, e os irmãos argentinos Kevin e Luciano Benavides, ambos com performances notáveis em edições anteriores. É importante notar que pilotos renomados como Sam Sunderland e Toby Price migraram para a categoria de carros, competindo com a Toyota Hilux na categoria T1+.
Calendário das Etapas
Prólogo: 3 de janeiro
1ª Etapa: 4 de janeiro
2ª Etapa (Maratona de 48 horas): 5 e 6 de janeiro
3ª Etapa: 7 de janeiro
4ª Etapa (Maratona – Parte 1): 8 de janeiro
5ª Etapa (Maratona – Parte 2): 9 de janeiro
Descanso: 10 de janeiro
6ª Etapa: 11 de janeiro
7ª Etapa: 12 de janeiro
8ª Etapa: 13 de janeiro
9ª Etapa: 14 de janeiro
10ª Etapa: 15 de janeiro
11ª Etapa: 16 de janeiro
12ª Etapa (Partida em Massa): 17 de janeiro
A categoria de motocicletas contará com 136 pilotos de 37 países, incluindo 24 na categoria Original by Motul (antiga malle moto), 40 estreantes e 12 considerados lendas do Dakar. A França lidera com 29 participantes, seguida pela Espanha com 15.
A KTM mantém sua posição dominante, fornecendo motocicletas para 70 pilotos.
Entre os favoritos, destacam-se:
Kevin Benavides: Atual campeão, o argentino busca defender seu título pela Red Bull KTM Factory Racing.
Ricky Brabec: Vencedor em 2020, o americano representa a Monster Energy Honda Team e é um forte candidato ao título.
Daniel Sanders: O australiano, parte da Red Bull GASGAS Factory Racing, tem mostrado desempenho consistente e é uma promessa para esta edição.
Pablo Quintanilla: O chileno, com vasta experiência, compete pela Monster Energy Honda Team e busca seu primeiro título no Dakar.
Skyler Howes: Outro americano de destaque, integrante da Husqvarna Factory Racing, terminou em terceiro na edição anterior e almeja subir mais no pódio.
Uma novidade notável é a participação de Edgar Canet, piloto catalão de 19 anos, que fará sua estreia no Dakar como o mais jovem da prova, integrando a Red Bull KTM Factory Racing na categoria Rally2.
UTVs Competição e Estreias
Na categoria UTV, o Polaris RZR retorna com força, visando defender seu título na classe SSV. A parceria com a Sébastien Loeb Racing Team será representada por três duplas, incluindo os campeões do Dakar 2024, Xavier de Soultrait e Martin Bonnet, pilotando o Polaris RZR Pro R Factory.
Além disso, o argentino Manuel Andújar, vencedor do Dakar em 2021 e 2024 na categoria de quadriciclos, fará sua estreia nos UTVs, competindo com um Can-Am Maverick R, veículo que também debutará no rali.
Percurso e Segurança
O percurso de 2025 será desafiador, com 7.706 km, dos quais 5.146 km serão de especiais. Uma mudança significativa é a separação das rotas para motos e carros em quase metade do trajeto, aumentando a complexidade da navegação e aprimorando a segurança dos competidores.
Com essas atualizações, o Rally Dakar 2025 promete ser uma edição memorável, reunindo os melhores pilotos e equipes do mundo em um teste extremo de resistência e habilidade.
Motociclismo
Com a aproximação da temporada de 2025 da MotoGP, as diversas equipes envolvidas estão nos preparativos finais para o lançamento de suas motos. Estes eventos...
10 de janeiro de 2025
Com a aproximação da temporada de 2025 da MotoGP, as diversas equipes envolvidas estão nos preparativos finais para o lançamento de suas motos. Estes eventos começam já em janeiro e seguem até fevereiro, sendo aguardados com grande expectativa por fãs e especialistas do motociclismo mundial. Conhecer as novas máquinas e as formações das equipes dá uma prévia do que esperar nas pistas ao longo do ano.
O calendário de lançamentos conta com datas específicas para cada equipe, começando pela Trackhouse MotoGP Team, em 14 de janeiro, e terminando com a coletiva em Bangkok, que é um marco especial para a categoria. Este ano marca o 75º aniversário do Campeonato Mundial, uma celebração que promete destacar a importância da tradição e inovação no esporte.
Quem está por vir? A lista dos lançamentos de 2025
Entre os principais times envolvidos na MotoGP 2025, cada um tem suas datas programadas para revelação das novas motos. Esses lançamentos são mais que apresentações; são oportunidades para equipes mostrarem seus desenvolvimentos tecnológicos e seu comprometimento para a nova temporada.
14 de janeiro – Trackhouse MotoGP Team: Iniciando o ciclo de lançamentos, a equipe americana traz novidades emocionantes com Raúl Fernández e Ai Ogura, um campeão da Moto2 de 2024.
15 de janeiro – Aprilia Racing: Seguindo a Trackhouse, apresenta Jorge Martín e Marco Bezzecchi numa parceria promissora.
18 de janeiro – Gresini Racing MotoGP: Com a experiência de Álex Márquez ao lado do novato Fermín Aldeguer, a Gresini Racing revelará sua moto em Ímola.
20 de janeiro – Ducati Lenovo Team: Um dos lançamentos mais esperados, marca a entrada de Marc Márquez no time italiano, com Francesco Bagnaia a seu lado.
30 de janeiro – Red Bull KTM Factory Racing e Tech3: Apesar das incertezas sobre o futuro da KTM na MotoGP, Brad Binder e Enea Bastianini compõem parte do forte elenco da marca.
O impacto da situação financeira da KTM na MotoGP
Desafios Financeiros
A marca enfrenta dificuldades econômicas significativas.
Mudanças estruturais e de elenco como resposta direta às adversidades.
Planejamento para 2025
Apresentação conjunta das equipes:
Red Bull KTM Factory Racing.
Tech3.
Compromisso em permanecer na principal categoria do motociclismo.
Possível Saída em 2026
Especulações sobre a retirada da marca caso os problemas persistam.
Linha de Pilotos Promissora para 2025
Brad Binder e Maverick Viñales como principais pilotos.
Preparação para enfrentar os desafios da nova temporada.
Quais são as expectativas para a Honda na nova temporada?
Recuperação após 2024 Desafiador
Uso do sistema de concessões para melhorar desempenho.
Objetivo de competir em igualdade com os principais rivais.
Liderança dos Pilotos
Joan Mir e Luca Marini na busca por resultados positivos.
Meta inicial: superar a Yamaha e subir no grid.
Introdução de Somkiat Chantra
Piloto tailandês representa uma nova fase para a equipe.
Esperança de impulsionar o desempenho geral da marca japonesa.
Uma celebração especial em Bangkok
Concluindo as apresentações de 2025, o lançamento coletivo em Bangkok marca uma celebração dos 75 anos do Mundial da MotoGP. A proposta é unir todas as equipes para uma exibição conjunta, demonstrando como o motociclismo continua a evoluir e inovar a cada temporada.
A expectativa é que a temporada que começa em 28 de fevereiro no circuito de Chang seja um reflexo dos esforços e inovações apresentadas nos lançamentos. Os fãs aguardam ansiosos pelo início da competição, que promete ser uma das mais emocionantes dos últimos anos.
Formula 1
Chegada do argentino coloca mais pressão sobre o australiano Jack Doohan; entenda
9 de janeiro de 2025
A Alpine anunciou nesta quinta-feira (9) a contração de Franco Colapinto para a função de piloto reserva na Fórmula 1 a partir de 2025. O acerto com o argentino tem duração pelo menos até o fim de 2026.
“Agora é hora de um novo capítulo, e assumir este desafio com a Alpine é verdadeiramente uma honra”, afirmou o piloto em comunicado oficial.
A chegada de Colapinto é resultado de uma negociação entre Alpine e Williams, já que o argentino seria piloto reserva do time inglês em 2025. Com o novo contrato, ele chega para ser mais um piloto de testes da escuderia da Renault na F1 - Paul Aron e Rio Hirakawa também ocuparão vagas semelhantes.
Mais do que isso, Franco Colapinto chega como uma sombra ao titulares da Alpine em 2025, Pierre Gasly e Jack Doohan. Diante das boas apresentações em 2024, quando somou cinco pontos pela Williams, o argentino se tornou nome disputado no mercado - ao mesmo tempo em que o grid estava praticamente definido.
Com isso, Colapinto só encontrou vaga como reserva. No entanto, a chegada à Alpine coloca especial pressão sobre os titulares - especialmente sobre o pouco experiente Doohan. A equipe já admite substituir pilotos no decorrer do campeonato.
“Nós começamos o ano com Pierre e Jack, eu garanto. Depois disso, veremos durante a temporada”, afirmou Flavio Briatore, conselheiro executivo, em entrevista no fim de 2024 ao jornal Le Parisien.
Confira o comunicado na íntegra:
A BWT Alpine Formula One Team anuncia hoje que chegou a um acordo com a Williams Racing para garantir os serviços de Franco Colapinto num contrato plurianual.
O piloto argentino, de 21 anos, assumirá o papel de piloto reserva na temporada de 2025, aumentando ainda mais o conjunto existente de talentos que a equipe pode recorrer para pilotar ao longo da temporada.
Como parte de sua função, Franco estará presente em vários Grandes Prêmios ao longo do ano e também compartilhará funções com Paul Aron e Ryō Hirakawa no Programa de Testes de Carros Antigos [TPC], além de contribuir para os esforços da equipe. no simulador na sede em Enstone.
MAIS LIDAS