quinta, 05 de dezembro, 2024
(67) 99983-4015
Cointa
O objetivo da visita foi adquirir um modelo de gestão sustentável praticado pelo Cointa, para aprimorar os serviços oferecidos pelo consórcio mineiro.
24 de maio de 2024
Glenda Melo (Diário do Estado)
Na última segunda-feira (20), o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (Cointa) recebeu a visita do veterinário Leanderson Rever de Araújo, Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal do Serviço de Inspeção no Centro-Oeste Mineiro (CISICOM-MG).
O objetivo da visita foi adquirir um modelo de gestão sustentável praticado pelo Cointa, para aprimorar os serviços oferecidos pelo consórcio mineiro. Além disso, o processo também é essencial para empresas que desejam crescer ou atingir novos patamares.
Uma palavra que pode ser usada no caso do Cointa é competência atrelada ao ótimo gerenciamento que facilite o trabalho em todas as cidades que fazem parte do consórcio.
Na terça-feira (21), o Cointa apresentou ao CISICOM-MG um estabelecimento na cidade de Bandeirantes, que segue os padrões de gestão do consórcio. A intenção é implementar práticas semelhantes no Centro-Oeste de Minas Gerais, otimizando os serviços prestados às prefeituras consorciadas do consórcio mineiro.
Leanderson destacou a importância dessa troca de experiências entre os consórcios. “O modelo de gestão do Cointa é exemplar e acreditamos que sua aplicação em Minas Gerais trará grandes benefícios para as nossas prefeituras, melhorando a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos.”
É Coxim e MS servindo de exemplo para todo Brasil, credenciando e contribuindo para o desenvolvimento sustentável e responsável de cada região.
O coordenador adjunto do Cointa, Cleiton Oliveira dos Santos, também comentou sobre a visita: “Receber o CISICOM-MG é uma oportunidade valiosa para compartilharmos nossas práticas e aprendermos com eles também. Juntos, podemos fortalecer a gestão pública e promover um desenvolvimento mais sustentável.”
A coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal do Cointa (SIM-Cointa), Jacqueline Aparecida Barbosa Rodrigues, acrescentou: “Estamos orgulhosos do trabalho que realizamos aqui e é gratificante ver que nosso modelo pode servir de inspiração para outros consórcios. A troca de conhecimentos é essencial para aprimorarmos continuamente nossos processos.”
Cointa
O evento reúne gestores e especialistas para discutir temas como inovação, economia, desenvolvimento regional e liderança.
1 de novembro de 2024
O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (Cointa) participará, nos dias 4,5 e 6 de novembro do 2º Congresso dos Municípios de MS Promovido pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), em Campo Grande.
No dia 6, Joanni Henrinchis, especialista em Direito Administrativo e Direito Público e Consultora da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Renato Marcílio da Silva, Diretor Presidente da SANESUL ministram durante à tarde a palestra “Consórcios Públicos e suas Possibilidades para Melhorar a Gestão Pública, além de um bate papo sobre Resíduos Sólidos.
O evento reúne gestores e especialistas para discutir temas como inovação, economia, desenvolvimento regional e liderança.
O congresso é realizado com a correalização do Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul) e recebe o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
INFORMAÇÕES
Data: 4, 5 e 6 de novembro de 2024-Hora: 8h às 18h.
Local: Bosque Expo – Shopping Bosque dos Ipês-Av. Cônsul Assaf Trad, 4796 Parque dos Novos Estados, Campo Grande – MS.
Cointa
Essas lideranças reforçaram a importância de ações coordenadas entre os entes federativos e a sociedade civil para o avanço das pautas raciais no Brasil.
25 de outubro de 2024
O coordenador adjunto do Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), Cleiton Oliveira, marcou presença no Encontro Nacional de Gestores e Conselheiros de Promoção da Igualdade Racial – 2024, realizado nos dias 16, 17 e 18 de outubro, em Brasília (DF). O evento reuniu lideranças e representantes de todo o país, que atuam na formulação e implementação de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial e ao combate ao racismo.
O principal objetivo do encontro foi fortalecer a articulação de políticas públicas de combate à discriminação racial no Brasil. Ao longo dos três dias de evento, foram discutidas diversas estratégias e ações para garantir maior equidade e inclusão nas esferas social, econômica e política, visando a construção de uma sociedade mais justa e plural. Gestores e conselheiros de órgãos governamentais e entidades de promoção da igualdade racial participaram do evento, compartilhando experiências e soluções para enfrentar os desafios que o país enfrenta no campo da igualdade racial.
Entre as autoridades presentes, destacaram-se figuras importantes como a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que tem liderado ações voltadas à ampliação de direitos e oportunidades para a população negra no Brasil; a Subsecretária Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Mato Grosso do Sul, Vânia Lucia Baptista Duarte; e Rosana Franco, membro da equipe da subsecretaria do estado. Essas lideranças reforçaram a importância de ações coordenadas entre os entes federativos e a sociedade civil para o avanço das pautas raciais no Brasil.
Além das discussões, o evento serviu como um espaço de troca de conhecimentos e experiências entre os gestores e conselheiros, fortalecendo redes de apoio e colaboração mútua. O coordenador adjunto Cleiton Oliveira compartilhou experiências em um painel sobre a adesão dos consórcios públicos, destacando o compromisso do Cointa com a promoção de ações de inclusão e sustentabilidade que beneficiem a população racial da região da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari.
“Acreditamos que o caminho para a superação das desigualdades raciais se dá por meio da cooperação e da construção conjunta de soluções, e reafirmamos nosso compromisso com a implementação de políticas que promovam a inclusão e o respeito à diversidade. Continuaremos trabalhando incansavelmente para transformar ideias em ações concretas que beneficiem a população e inspirem outras iniciativas pelo país”, declarou Cleiton.
Este encontro reforça a necessidade de se avançar em ações concretas para o combate ao racismo estrutural no Brasil e promoveu o fortalecimento de políticas públicas que visam a inclusão racial e o respeito à diversidade, mostrando que ainda há muito a ser feito, mas que os caminhos estão sendo construídos de forma colaborativa e estratégica.