quinta, 05 de dezembro, 2024
(67) 99983-4015
Cointa
Pedro freitas de Oliveira 68 anos Formado em Administração Há 14 anos atua como coordenador geral do Cointa Já foi vereador em São Gabriel do Oeste por 5 mandatos e 1 mandato como vice-prefeito de são Gabriel.
31 de maio de 2024
(Glenda Melo - Diário do Estado)
COINTA AJUDANDO NA TRANSFORMAÇÃO DA REGIÃO NORTE DO ESTADO
O COINTA é o primeiro consórcio intermunicipal do Estado de Mato Grosso do Sul, criado em 4 de junho de 1997, direcionado para a gestão compartilhada e integrada por bacia hidrográfica na busca de um modelo de desenvolvimento sustentável para a região.
Atualmente 14 municípios integram o consórcio: Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Rochedo, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora
O COINTA amadureceu uma visão de cooperação intergovernamental, transcendendo a mera divisão de despesas. Essa visão se traduz em multiplicação de forças e priorização de soluções conjuntas para desafios comuns.
Fortalecendo a integração entre os municípios consorciados, o COINTA amplia seu raio de atuação, tornando-se uma ferramenta estratégica para aperfeiçoar o serviço público. Através da institucionalização de serviços padronizados, a exemplo do Serviço de Inspeção Municipal, o consórcio garante qualidade e eficiência em toda a região.
Programas inovadores otimizam recursos e geram economia significativa. O Programa de Micro revestimento Asfáltico a Frio, por exemplo, reduz o custo da manutenção de vias municipais em até 60% em comparação com o mercado tradicional. Com o mesmo orçamento, é possível realizar quase o triplo de serviços, beneficiando diretamente a população. O COINTA se consolida como um modelo de cooperação intergovernamental eficaz, capaz de transformar a realidade dos municípios consorciados. Através da união de forças e da busca por soluções inovadoras, o consórcio garante a prestação de serviços públicos de qualidade com otimização de recursos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.
O Diário do Estado convidou o coordenador geral do Cointa Pedro Freitas de Oliveira para conversa para entendermos melhor o objetivo do consórcio em Coxim e nas cidades que fazem parte.
Diário do Estado: Pedro, para o senhor qual o maior objetivo do Cointa?
Pedro Freitas: O objetivo é sobretudo ser um braço do poder público levando com mais rapidez os serviços necessários para as cidades com custos reduzidos também mas oferecendo qualidade.
Diário do Estado: Como os serviços são executados pelo cointa e quais serviços?
Pedro Freitas: Dando exemplo de Coxim, os ofícios chegam até nós e sem burocracia nenhuma executamos o serviço, como exemplo funciona da seguinte maneira: a prefeitura deseja sinalizar uma rua com faixa de pedestre, ela nos fornece a tinta, nós entramos com maquinário e mão de obra, exemplo disso recentemente foram algumas ruas de Coxim que receberam Micro revestimento Asfáltico, teve parceria do cointa nesse serviço.
Diário do Estado: Um segmento que cresceu muito em Coxim foi na área de produção de queijos e embutidos, de que maneira os pequenos produtores podem contar com o consórcio?
Pedro Freitas: O produtor deve nos procurar no Cointa, lá temos uma equipe técnica formada pelos profissionais que darão auxílio para esses produtores, são eles:
Elias Marques Borges - Médico Veterinário do Cointa
Ester Oliveira da Silva- Engenheira civil do Cointa
Jacqueline Aparecida Barbosa Rodrigues Borges - Médica Veterinária Fiscal da unidade descentralizada de Coxim e Coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal executada pelo COINTA
Todos esses profissionais irão até o produtor dando auxílio, tirando as dúvidas e os auxiliando sem nenhum custo.
Diário do Estado: Hoje o Cointa conta com quantos funcionários?
Pedro Freitas: São 21 funcionários, desde os técnicos, administrativos e os que são responsáveis pela execução dos serviços.
Diário do Estado: Quantas máquinas o Cointa possui hoje?
Pedro Freitas: São 19 máquinas responsáveis por atender as 14 cidades que fazem parte do consórcio e como nossos serviços são muito bem organizados conseguimos atender várias cidades ao mesmo tempo, e serviços que muitas vezes demorariam 15 dias para serem executados fazemos em 1 semana, tudo isso por que organizamos nosso cronograma e logística de modo que um serviço não bata com outro.
Diário do Estado: Falando sobre o selo que o Cointa fornece para os produtores, qual a importância do produtor receber este selo?
Pedro Freitas: O selo é de fundamental importância para o produtor que fica certificado e o cliente que adquirir o produto com selo cointa que esse produto seguiu todos os critérios exigidos para que seja colocado para venda, hoje são 70 estabelecimentos que recebem os produtos com selo Cointa e mais de 280 produtos vendidos com selo, garantindo que o consumidor está levando para casa um produto seguro para sua família.
Diário do Estado: Vocês têm um número aproximado de quantas pessoas já foram atendidas pelo Cointa desde sua criação em 1997?
Pedro Freitas: Foram mais de 10.000 pessoas atendidas pelo Consórcio, isso é motivo de muita alegria para nós que através deste trabalho de união e cooperação entre os municípios que fazem parte do consórcio mudamos a vida de tantas famílias.
Diário do Estado: O acompanhamentos das contas e serviços prestados é feito de que maneira?
Pedro Freitas: O órgão fiscalizador é o TCE (Tribunal de Contas do Estado), prestamos contas de absolutamente tudo, gasto com pessoal, o dinheiro que entra e sai e tudo acompanhado de forma muito responsável por eles e para nós motivo de segurança em termos como grandes parceiros o TCE.
Diário do Estado: Para finalizar senhor Pedro, qual maior sonho do senhor para o Cointa?
Pedro Freitas: Meu maior sonho para o Cointa é que ele se torne uma agência regional de desenvolvimento da região norte, temos recebido pessoas do Brasil todo querendo implantar em suas cidades consórcios como nosso, isso é motivo de orgulho e nos motiva cada vez mais trabalhar para que junto com poder público possamos fazer que as cidades que fazem parte do Cointa cresçam de maneira responsável cientes que estamos oferecendo um serviço mais barato para as prefeituras, sem perder a qualidade do serviço e em tempo reduzido e sem entraves burocráticos como licitações e etc.
Cointa
O evento reúne gestores e especialistas para discutir temas como inovação, economia, desenvolvimento regional e liderança.
1 de novembro de 2024
O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (Cointa) participará, nos dias 4,5 e 6 de novembro do 2º Congresso dos Municípios de MS Promovido pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), em Campo Grande.
No dia 6, Joanni Henrinchis, especialista em Direito Administrativo e Direito Público e Consultora da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Renato Marcílio da Silva, Diretor Presidente da SANESUL ministram durante à tarde a palestra “Consórcios Públicos e suas Possibilidades para Melhorar a Gestão Pública, além de um bate papo sobre Resíduos Sólidos.
O evento reúne gestores e especialistas para discutir temas como inovação, economia, desenvolvimento regional e liderança.
O congresso é realizado com a correalização do Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul) e recebe o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
INFORMAÇÕES
Data: 4, 5 e 6 de novembro de 2024-Hora: 8h às 18h.
Local: Bosque Expo – Shopping Bosque dos Ipês-Av. Cônsul Assaf Trad, 4796 Parque dos Novos Estados, Campo Grande – MS.
Cointa
Essas lideranças reforçaram a importância de ações coordenadas entre os entes federativos e a sociedade civil para o avanço das pautas raciais no Brasil.
25 de outubro de 2024
O coordenador adjunto do Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), Cleiton Oliveira, marcou presença no Encontro Nacional de Gestores e Conselheiros de Promoção da Igualdade Racial – 2024, realizado nos dias 16, 17 e 18 de outubro, em Brasília (DF). O evento reuniu lideranças e representantes de todo o país, que atuam na formulação e implementação de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial e ao combate ao racismo.
O principal objetivo do encontro foi fortalecer a articulação de políticas públicas de combate à discriminação racial no Brasil. Ao longo dos três dias de evento, foram discutidas diversas estratégias e ações para garantir maior equidade e inclusão nas esferas social, econômica e política, visando a construção de uma sociedade mais justa e plural. Gestores e conselheiros de órgãos governamentais e entidades de promoção da igualdade racial participaram do evento, compartilhando experiências e soluções para enfrentar os desafios que o país enfrenta no campo da igualdade racial.
Entre as autoridades presentes, destacaram-se figuras importantes como a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que tem liderado ações voltadas à ampliação de direitos e oportunidades para a população negra no Brasil; a Subsecretária Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Mato Grosso do Sul, Vânia Lucia Baptista Duarte; e Rosana Franco, membro da equipe da subsecretaria do estado. Essas lideranças reforçaram a importância de ações coordenadas entre os entes federativos e a sociedade civil para o avanço das pautas raciais no Brasil.
Além das discussões, o evento serviu como um espaço de troca de conhecimentos e experiências entre os gestores e conselheiros, fortalecendo redes de apoio e colaboração mútua. O coordenador adjunto Cleiton Oliveira compartilhou experiências em um painel sobre a adesão dos consórcios públicos, destacando o compromisso do Cointa com a promoção de ações de inclusão e sustentabilidade que beneficiem a população racial da região da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari.
“Acreditamos que o caminho para a superação das desigualdades raciais se dá por meio da cooperação e da construção conjunta de soluções, e reafirmamos nosso compromisso com a implementação de políticas que promovam a inclusão e o respeito à diversidade. Continuaremos trabalhando incansavelmente para transformar ideias em ações concretas que beneficiem a população e inspirem outras iniciativas pelo país”, declarou Cleiton.
Este encontro reforça a necessidade de se avançar em ações concretas para o combate ao racismo estrutural no Brasil e promoveu o fortalecimento de políticas públicas que visam a inclusão racial e o respeito à diversidade, mostrando que ainda há muito a ser feito, mas que os caminhos estão sendo construídos de forma colaborativa e estratégica.