quinta, 04 de junho, 2026

WhatsApp

(67) 99983-4015

COINTA

A+ A-

COINTA visita município de Pedro Gomes e reforça compromisso com desenvolvimento regional

Icone Calendário

21 de janeiro de 2025

Icone Autor

(Giovanna Bregantim-Estagiária de Jornalismo Midiativa Comunicação Digital)

Continue Lendo...

Na última sexta-feira (17), o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (COINTA), na pessoa do presidente, Manoel Nery, coordenador geral, Pedro Freitas e coordenador adjunto, Cleiton Oliveira, realizou uma visita aos municípios de Pedro Gomes e Sonora com o objetivo de estreitar laços e identificar as demandas mais urgentes da região.

Durante a reunião, o prefeito de Pedro Gomes, Delegado Murilo, apresentou as principais demandas do município e solicitou apoio do Consórcio em duas áreas cruciais: a recuperação da malha viária municipal e a manutenção de pontes essenciais para a conexão local. “Faremos os ofícios, solicitando agendamento da visita do corpo técnico do COINTA para avaliar nossa cidade e a qualidade das nossas ruas e pontes, para que a gente possa nos próximos seis meses já, fazer um trabalho de excelência em reestruturação para o melhor pra nossa cidade”, destacou o prefeito.

Além dessas solicitações, outras demandas foram levantadas e serão analisadas pelos secretários municipais para que, em parceria com o COINTA, sejam encontradas soluções eficazes.

A ação demonstra o compromisso do Consórcio em apoiar os municípios e trabalhar em prol do desenvolvimento regional, buscando soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelas cidades.

 

Clima

Calor intenso e tempo aberto marcam a segunda-feira em Coxim

A semana começa com tempo firme e muito calor em Coxim, no norte de Mato Grosso do Sul. Nesta segunda-feira (29), o sol aparece desde as primeiras horas do dia e predomina ao longo de todo o...

Calor intenso e tempo aberto marcam a segunda-feira em Coxim

29 de dezembro de 2025

Calor intenso e tempo aberto marcam a segunda-feira em Coxim

 

Continue Lendo...

A semana começa com tempo firme e muito calor em Coxim, no norte de Mato Grosso do Sul. Nesta segunda-feira (29), o sol aparece desde as primeiras horas do dia e predomina ao longo de todo o período, deixando o clima ainda mais quente na cidade. 

De acordo com a previsão, os termômetros devem bater os 34 °C durante a tarde, caracterizando um típico dia de verão na região. A sensação térmica tende a ser ainda mais elevada, principalmente nos horários de pico, entre o fim da manhã e o meio da tarde. 

O céu permanece aberto, com pouca nebulosidade, favorecendo a elevação das temperaturas. Não há indicativo de chuva para hoje, o que reforça a necessidade de atenção redobrada com a hidratação e exposição prolongada ao sol. 

Com o calor intenso, a orientação é que a população evite atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia, utilize protetor solar e dê preferência a ambientes arejados. Para quem precisa sair de casa, roupas leves ajudam a amenizar o desconforto térmico. 

A tendência é que o verão siga impondo temperaturas elevadas nos próximos dias em Coxim, mantendo o clima quente e abafado característico desta época do ano. 

Eleções

Campus da UFMS em Coxim escolhe novo diretor (a) no próximo dia 2 de abril

No próximo dia 2 de abril, o campus de Coxim realizará a eleição para a escolha do(a) novo(a) diretor(a) que estará à frente da instituição...

Campus da UFMS em Coxim escolhe novo diretor (a) no próximo dia 2 de abril

25 de mar�o de 2025

Campus da UFMS em Coxim escolhe novo diretor (a) no próximo dia 2 de abril

 

Continue Lendo...

No próximo dia 2 de abril, o campus de Coxim realizará a eleição para a escolha do(a) novo(a) diretor(a) que estará à frente da instituição pelos próximos anos. O processo eleitoral é um momento decisivo para a comunidade acadêmica, que terá a oportunidade de escolher a liderança responsável por conduzir projetos, ações e melhorias na unidade pelos próximos 4 anos.


A eleição envolve a participação de servidores, professores, técnicos administrativos e estudantes, reforçando a importância do engajamento de toda a comunidade na escolha do próximo gestor ou gestora. O(a) eleito(a) terá o desafio de continuar promovendo o desenvolvimento do campus, fortalecendo o ensino, a pesquisa e a extensão.
Os candidatos são: Professor Carlos Gaudioso, 48 anos, casado, pai de uma filha, Professor Adjunto na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus Coxim. Formado em psicologia, mestre em psicologia da saúde pela UCDB e doutor em ciências, área de concentração Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, foi líder do Projeto DesEnvolve, vinculado ao ImpactaGov – Escritório para Aprendizagem de Alto Impacto, parceiro da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas do Governo Federal. Facilitador de programas e projetos de desenvolvimento humano, criador dos núcleos de prevenção e enfrentamento do suicídio, pertencente ao comitê de assistência religiosa do Hospital regional.


Também como candidata ao cargo a professora Silvana Aparecida da Silva Zanchett, 46 anos, casada, mãe de dois filhos, graduada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007), Mestrado (2013) e doutorado em (2019) em História pela Universidade Federal da Grande Dourados. Membro da Associazione lnternazionale AREIA - audioarchivio delle migrazioni tra Europa e America Latina, com sede na Itália. Silvava é diretora do Campus Coxim desde junho de 2021.
Nos últimos anos o Campus de Coxim recebeu vários reconhecimentos importantes, entre eles destacamos a nota máxima recebida pelo MEC do curso de direito, levando ao status de melhor curso do estado. 


Mais do que um simples ato formal, votar significa exercer a cidadania e contribuir para o futuro da universidade. O(a) diretor(a) eleito(a) será responsável por decisões que impactam diretamente a qualidade do ensino, infraestrutura, projetos de pesquisa e extensão, além do bem-estar da comunidade acadêmica.
Ao participar da eleição, cada membro da universidade fortalece o processo democrático e ajuda a garantir que a gestão do campus reflita os interesses e necessidades de todos. Escolher um candidato ou candidata alinhado(a) com propostas que busquem o crescimento da instituição é um passo importante para a construção de um ambiente universitário cada vez mais inovador e inclusivo.
Portanto, no dia da eleição, exerça seu direito ao voto! Sua participação faz a diferença para o futuro do campus da UFMS de Coxim.
A participação de todos é essencial para garantir um processo democrático e transparente. A expectativa é que o novo mandato traga avanços significativos para a instituição e para a comunidade de Coxim. Desejamos aos candidatos boa sorte.