sexta, 26 de junho, 2026

WhatsApp

(67) 99983-4015

Saúde

A+ A-

MS reforça cultura de segurança do paciente com oficina que reúne representantes dos 79 municípios

Icone Calendário

25 de junho de 2026

Icone Autor

Glenda Melo

Continue Lendo...

Representantes dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul participaram, na última terça-feira (24), de uma oficina voltada à qualificação dos processos de segurança do paciente na rede pública de saúde. A ação foi promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Núcleo Estadual de Gestão Estratégica em Segurança do Paciente (NEGESP), em parceria com a Vigilância Sanitária Estadual e a Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser.

O encontro foi realizado em Campo Grande e teve como objetivo principal fortalecer a cultura de segurança dentro da Atenção Primária à Saúde (APS), além de incentivar a implantação e estruturação de Núcleos Municipais de Segurança do Paciente e equipes específicas nas unidades básicas de saúde.

Durante a capacitação, foram abordados temas como gestão de riscos, análise de incidentes, ferramentas da qualidade, fortalecimento da cultura de segurança e o uso do sistema Notivisa, ferramenta nacional utilizada para registro e monitoramento de eventos relacionados à assistência em saúde.

Segundo a coordenadora do NEGESP, Eduarda Tebet, a iniciativa busca consolidar uma rede organizada e padronizada de segurança do paciente em todo o estado.

A proposta, conforme ela, é que cada município e unidade básica de saúde conte com um núcleo estruturado para orientar práticas mais seguras e integradas.

Ela também destacou que ainda há desafios para consolidar esse tema de forma uniforme no país, reforçando a importância da padronização de protocolos, respeitando as particularidades de cada serviço, mas mantendo uma mesma linha de atuação em segurança assistencial.

Já a analista da Qualidade Sênior e facilitadora da oficina, Elaine Cristina Faria, ressaltou que a segurança do paciente vem ganhando ainda mais relevância na Atenção Primária, especialmente após a ampliação das diretrizes nacionais de qualidade no setor.

Ela reforçou que o fortalecimento da cultura de segurança contribui diretamente para a redução de falhas nos processos de atendimento e para a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população.

O objetivo final da iniciativa, segundo os organizadores, é ampliar a qualificação da assistência em saúde e garantir mais proteção e segurança aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso do Sul.

 

Copa 2026

Servidores estaduais de MS terão expediente reduzido em dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa

O Governo de Mato Grosso do Sul definiu mudanças no horário de funcionamento dos órgãos públicos estaduais durante os dias em que a Seleção...

Servidores estaduais de MS terão expediente reduzido em dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa

26 de junho de 2026

Servidores estaduais de MS terão expediente reduzido em dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa

 

Continue Lendo...

O Governo de Mato Grosso do Sul definiu mudanças no horário de funcionamento dos órgãos públicos estaduais durante os dias em que a Seleção Brasileira entrar em campo pela Copa do Mundo de 2026. A medida foi oficializada por meio de decreto assinado pelo governador Eduardo Riedel e tem como objetivo adequar o expediente ao calendário das partidas da equipe nacional.

Conforme a determinação, o atendimento ao público e a jornada de trabalho dos servidores estaduais serão reduzidos nos dias de jogos do Brasil, permitindo que os profissionais acompanhem os confrontos da seleção.

Quando as partidas estiverem marcadas para as 13h (horário de Mato Grosso do Sul), o expediente nas repartições estaduais ocorrerá das 7h30 às 11h30. Já nos dias em que os jogos forem disputados às 15h, o funcionamento será das 7h30 às 13h30.

A alteração será válida para os órgãos da administração direta, autarquias e fundações vinculadas ao Poder Executivo Estadual.

Apesar da mudança, o decreto ressalta que os serviços considerados essenciais permanecerão funcionando normalmente. Áreas como saúde, segurança pública e demais atividades indispensáveis à população deverão manter suas escalas de atendimento, garantindo a continuidade dos serviços sem interrupções.

A medida acompanha uma tradição adotada em diversas edições da Copa do Mundo, quando governos e instituições públicas ajustam seus horários de expediente para conciliar o funcionamento da administração com um dos eventos esportivos de maior audiência no país.

 

DETRAN MS

Jogo do Brasil altera atendimento do Detran-MS na próxima segunda-feira (29)

  Os motoristas e candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devem ficar atentos às mudanças no funcionamento das unidades do Detran de Mato...

Jogo do Brasil altera atendimento do Detran-MS na próxima segunda-feira (29)

26 de junho de 2026

Jogo do Brasil altera atendimento do Detran-MS na próxima segunda-feira (29)

 

Continue Lendo...

 

Os motoristas e candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devem ficar atentos às mudanças no funcionamento das unidades do Detran de Mato Grosso do Sul na próxima segunda-feira (29). Em razão da partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo, o órgão estadual adotará um horário especial de atendimento nas agências.

Nos municípios do interior do Estado, incluindo Coxim, o atendimento presencial será realizado das 7h30 às 11h, permitindo que servidores e usuários acompanhem o jogo da equipe brasileira.

As alterações também atingem parte do cronograma de exames para obtenção da CNH. Em algumas cidades, provas teóricas e práticas poderão ser remarcadas. Os candidatos que tiverem seus horários afetados serão informados diretamente pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), responsáveis por organizar um novo agendamento sem qualquer prejuízo aos participantes.

Apesar da mudança no expediente presencial, os serviços digitais permanecem disponíveis durante todo o dia. Solicitações, consultas e diversos procedimentos poderão ser realizados normalmente pelo portal e aplicativo Meu Detran MS, além da assistente virtual Glória.

O Detran orienta que os usuários que precisem de atendimento presencial se programem para comparecer às unidades durante o período da manhã, evitando transtornos e garantindo a realização dos serviços antes do encerramento do expediente especial.