sábado, 27 de junho, 2026

WhatsApp

(67) 99983-4015

Educação MS

A+ A-

Educação de MS bate recordes e registra menor abandono escolar da história, aponta Censo 2025

Icone Calendário

27 de junho de 2026

Icone Autor

Glenda Melo

Continue Lendo...

Mato Grosso do Sul alcançou um marco histórico na educação pública. Dados do Censo Escolar 2025, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que a Rede Estadual de Ensino registrou os melhores resultados de sua série histórica, com aumento na aprovação dos estudantes e redução expressiva nos índices de reprovação e abandono escolar.

O maior avanço foi observado no Ensino Médio. Em comparação com 2022, a taxa de abandono caiu drasticamente, passando de 5,1% para apenas 0,8%. Já a reprovação também apresentou queda significativa, enquanto o índice de aprovação atingiu 95,2%, o maior já registrado pela rede estadual.

No Ensino Fundamental, os indicadores seguiram a mesma tendência positiva. O abandono escolar foi reduzido para 0,2%, a reprovação caiu para 2,8% e a aprovação chegou a 97%, refletindo a evolução do desempenho dos estudantes.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação, os resultados são consequência de um conjunto de ações voltadas à melhoria da qualidade do ensino, como investimentos na infraestrutura das escolas, valorização dos profissionais da educação, ampliação do uso de tecnologias e fortalecimento de programas de permanência dos alunos na sala de aula.

Outro destaque foi a expansão do Ensino em Tempo Integral e da Educação Profissional, que hoje estão presentes em todos os municípios sul-mato-grossenses. Atualmente, a rede conta com 213 escolas ofertando ensino integral e mais de 50 mil estudantes atendidos pela educação profissional.

Os números reforçam o avanço das políticas públicas educacionais em Mato Grosso do Sul e consolidam o Estado entre aqueles que vêm apresentando evolução consistente nos principais indicadores da educação básica.

 

DETRAN MS

Detran-MS lança nova versão da assistente virtual e amplia serviços pelo WhatsApp

Os motoristas de Mato Grosso do Sul já podem contar com uma versão mais moderna da assistente virtual do Detran-MS. A Glória 2.0 foi lançada com novos recursos que...

Detran-MS lança nova versão da assistente virtual e amplia serviços pelo WhatsApp

27 de junho de 2026

Detran-MS lança nova versão da assistente virtual e amplia serviços pelo WhatsApp

 

Continue Lendo...

Os motoristas de Mato Grosso do Sul já podem contar com uma versão mais moderna da assistente virtual do Detran-MS. A Glória 2.0 foi lançada com novos recursos que prometem tornar o atendimento mais rápido, prático e acessível, diretamente pelo WhatsApp.

A principal novidade é a emissão automática de guias de pagamento, permitindo que os usuários solicitem documentos a qualquer hora do dia, sem depender do horário de funcionamento do órgão ou do atendimento de um operador.

A atualização também incorpora inteligência artificial, tornando a assistente mais eficiente na interpretação das solicitações, além de oferecer suporte por mensagens de áudio, ampliando a acessibilidade para diferentes perfis de usuários.

O novo sistema chega em um momento importante, com o calendário de licenciamento de 2026 já em andamento, facilitando a vida dos proprietários de veículos que precisam regularizar a documentação.

Segundo o Detran-MS, a modernização faz parte da estratégia de ampliar os serviços digitais e reduzir a burocracia, proporcionando mais comodidade à população. A assistente virtual está disponível pelo WhatsApp, no número (67) 3368-0500, que possui selo oficial de verificação para garantir mais segurança nas interações.

Cidades

Vacimóvel chega a Bandeirantes para ampliar cobertura vacinal e atender população

Ação do programa MS Vacina Mais será realizada entre os dias 29 de junho e 3 de julho, com atendimento em cinco locais do município.

Vacimóvel chega a Bandeirantes para ampliar cobertura vacinal e atender população

27 de junho de 2026

Vacimóvel chega a Bandeirantes para ampliar cobertura vacinal e atender população

 

Continue Lendo...

O município de Bandeirantes recebe, a partir desta segunda-feira (29), o Vacimóvel, unidade móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que leva serviços de imunização aos municípios de Mato Grosso do Sul. A estratégia integra o projeto MS Vacina Mais e tem como objetivo ampliar o acesso às vacinas, fortalecer as ações municipais e elevar as coberturas vacinais.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Bandeirantes e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), responsáveis pela disponibilização dos vacinadores e registradores, além da coordenação e mobilização da rede local.

Segundo a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, a estratégia reforça o compromisso do Governo do Estado com a ampliação da imunização.

"Estamos fortalecendo a imunização em todas as regiões do Estado, com planejamento e parceria com os municípios. Os Vacimóveis permitem chegar a comunidades mais distantes, apoiar as equipes locais e garantir que a vacina esteja disponível para todos", destacou.

Cronograma de atendimento

Durante o período de realização da ação, as salas de vacinação das unidades de saúde do município permanecerão fechadas.

O atendimento do Vacimóvel ocorrerá das 7h às 11h e das 13h às 16h, nos seguintes locais:

  • 29 de junho – Centro de Especialidades Médicas (CEM);
  • 30 de junho – Sindicato Rural de Bandeirantes;
  • 1º de julho – CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Extensão;
  • 2 de julho – Praça Germiniano Ribeiro;
  • 3 de julho – Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Documentos necessários

Para receber atendimento, os interessados devem apresentar a carteira de vacinação e o cartão do SUS.

A ação faz parte das estratégias do programa MS Vacina Mais, que busca ampliar o acesso da população às vacinas e fortalecer as ações de imunização em Mato Grosso do Sul.