sexta, 26 de junho, 2026
(67) 99983-4015
Seria cômico, se não fosse trágico: o vereador Inspetor Cabral (PSD), sentado numa cadeira, segurando varinha de pescar junto a um enorme buraco no asfalto em frente às plataformas de embarque e desembarque de ônibus na rodoviária municipal de Dourados. Para completar a cena, ele levou uma mala de viagem. Foi assim, nesse cenário, que ele gravou e postou em rede social, um vídeo mostrando a situação em que se encontra o local. E faz uma pergunta: “Rodoviária ou pesqueiro?”.
Pescaria
O vereador, que é vice-presidente da Câmara de Dourados, diz no vídeo que esteve na rodoviária “após ser acionado pela população para verificar as condições da pista de circulação dos ônibus”. A postagem aconteceu no final da manhã de quarta-feira (24).
…
Pescaria, ainda
Conforme relata, ele esteve no mesmo local em fevereiro passado, realizando fiscalização e quando encaminhou “indicação solicitando melhorias”. E acrescenta: “Infelizmente, até agora nenhuma providência foi tomada”.
…
Piscaria, pior
Inspetor Cabral, que é guarda municipal, afirma que a “situação está ainda pior, com buracos de grandes proporções e um asfalto em condições inadmissíveis para um espaço tão importante para a nossa cidade”.
…
Pescaria, entrada
O vereador considera a rodoviária como “porta de entrada de Dourados e precisa oferecer segurança e estrutura adequada para moradores e visitantes”. E finaliza dizendo que continuará “cobrando soluções e acompanhando essa demanda até que as melhorias sejam realizadas”.
…
Detran
Em função da importante partida da seleção brasileira na próxima segunda-feira (29), o Detran-MS ajustou horário de funcionamento e exames. Assim, o atendimento ao público será realizado das 7h30 até 11h. Depois, é só torcer pelo Brasil.
…
PreviD
Está escrito na página oficial: “O PreviD é o Instituto de Previdência Social dos servidores municipais de Dourados-MS, criado em 2007. Ele oferece aposentadoria, pensão por morte e outros benefícios a quase 5 mil servidores”.
..
PreviD, ainda
A apresentação continua: “Sua gestão é composta por servidores efetivos e é fiscalizada por órgãos estaduais e federais. O PreviD incentiva a participação dos servidores nas decisões e oferece informações sobre previdência para garantir seus direitos”.
…
PreviD sem sede
O instituto funciona na avenida Weimar Gonçalves Torres num prédio alugado. Recentemente, o proprietário solicitou a devolução do imóvel. Assim, a diretoria está em busca de um local para se instalar.
…
PreviD com sede
Foi aberta uma concorrência pública que já passou por diversas etapas. O processo está nos ´finalmente´. As conversas foram adiantadas, com pessoal técnico estudando as reformas necessárias no prédio para bem receber o pessoal.
…
PreviD, seguro
Dias atrás, surgiu um obstáculo na assinatura do contrato referente a seguro que precisou ser adaptado de acordo com a legislação. Se tudo der certo, a nova sede do instituto ficará bem pertinho da Praça Antonio João.
…
PreviD, terreno
A título de informação: o instituto possui um terreno pensado justamente para abrigar sua sede própria. Trata-se de uma área em frente à sede do Ministério Público Estadual, que atualmente é usada como uma espécie de estacionamento informal.
…
PreviD na Câmara
Mas, tudo o que foi feito até agora pode ir por água abaixo. O PreviD entrou no imbróglio em que se transformou a sede oficial da Câmara Municipal de Dourados. Como é sabido, há cerca de dois anos a Câmara vem funcionando em espaço alugado do shopping da cidade.
…
PreviD, confusão
No entanto, a busca para uma solução ao problema dos vereadores, que estão sem sede própria, chegou ao instituto previdenciário dos servidores municipais de Dourados. E é tema de conversas até mesmo envolvendo a eleição da futura Mesa Diretora. A confusão está crescendo.
opinião
´O coordenador da Casa da Acolhida proibiu receber idoso na Casa da Acolhida´. Essa foi a resposta que guardas municipais de Dourados receberam na noite do 17 deste mês...
24 de junho de 2026
´O coordenador da Casa da Acolhida proibiu receber idoso na Casa da Acolhida´. Essa foi a resposta que guardas municipais de Dourados receberam na noite do 17 deste mês (quarta-feira da semana passada) quando tentavam encontrar abrigo para uma mulher de 78 anos de idade que havia desembarcado na rodoviária, vinda de Cuiabá (MT). Seu destino era o distrito de Culturama (município de Fátima do Sul) e buscava um local para passar a noite, já que seus familiares não tinham condições de ir buscá-la na rodoviária. E o município de Dourados não conseguiu oferecer uma noite de guarida para a idosa.
Acolhimento
Por sorte da mulher de 78 anos, os guardas municipais de Dourados que estavam trabalhando na rodoviária naquela noite demonstraram todo seu acolhimento. Inicialmente, eles compraram alimentação para a idosa que estava apenas de passagem e que só precisava de um local para dormir por uma noite.
…
Mais acolhimento
Ainda preocupados em resolver a situação, a equipe entrou em contato com uma guarda municipal que, por sua vez, conseguiu acolher a idosa através da igreja que ela frequenta. Sem comentários!
…
Adesivo
Falando em Guarda Municipal, por que será que tem um adesivo da Starlink na viatura que faz fiscalização de medidas protetivas da Leia Maria da Penha em Dourados?
…
Adesivo, ainda
Starlink é a rede de internet via satélite, negócio operado como divisão da SpaceX, empresa aeroespacial fundada pelo único trilionário do planeta, o empresário Elon Musk.
…
Mais adesivo
De acordo com o projeto Soma, que atende à Lei Maria da Penha, a viatura em ação deve, obrigatoriamente, ser ocupada por três pessoas, das quais uma deve ser do gênero feminino. Para essa função, os guardas municipais recebem treinamento específico. O que isso tudo tem a ver com Starlink, só Deus sabe.
…
Velório
O velório do ex-governador Marcelo Miranda acontece nesta quarta-feira (24) no saguão Nelly Martins, na Assembleia Legislativa. A cerimônia começa às 8 horas e é aberta a toda sociedade. O sepultamento será no cemitério Jardim das Palmeiras, em Campo Grande.
…
Mesa
O Ministério Público de MS está acompanhando o caso da sessão extraordinária marcada para o dia 6 do mês que vem, com o propósito de eleger uma nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Dourados.
…
Mesa, ainda
No dia 19 (sexta-feira passada), o MP enviou ofício para a presidente Liandra Brambilla (PSDB) solicitando informações sobre o caso, para que ela explique o que fundamentou a decisão de antecipar a eleição da Mesa. O prazo dado à presidente para responder é de cinco dias.
…
Mudança na Mesa
Falando nessa eleição, passarinho que estava em evento ocorrido na manhã de terça-feira (23) na Feira Livre piou que uma possível mudança de cadeira na formação da Mesa era o assunto de que ia de rodinha em rodinha.
…
Troca-troca na Mesa
De acordo com a ave, a movimentação trocaria de cargos os vereadores Liandra Brambilla e Rogério Yuri (ambos do PSDB). Diz que a novidade é a seguinte: Liandra deixaria a presidência e assumiria a primeira-secretaria e Rogério Yuri deixaria a primeira-secretaria e assumiria a presidência.
…
Mesa sem troca
Pela conversa ouvida pela ave, Márcio Pudim (o terceiro integrante do PSDB na Mesa Diretora) continua no mesmo posto, como segundo-secretário. Para o novo cargo criado, de segundo vice-presidente, que será escolhido pela primeira vez, Daniel Júnior continua sendo cogitado, já que Karla Gomes (Podemos) foi descartada.
…
Mesa com troca
Pelos planos do grupo que marcou a sessão para eleger a ´nova´ Mesa Diretora, a única mudança de nomes é do atual vice-presidente, Inspetor Cabral (PSD). Segundo contou o esperto passarinho, o papo continua sendo o pedido do Sargento Prates (PL) ao deputado estadual José Texeira (PL) para ser o novo vice.
…
Visita de Lula
A deputada estadual Gleice Jane (PT) está eufórica com a nova visita do presidente Lula ao Mato Grosso do Sul, marcada para a quinta-feira (25). Lula vai ao distrito de Itamarati, município de Ponta Porã, em agenda que prevê anúncio de recursos e medidas voltadas à agricultura familiar, além da entrega de títulos de regularização fundiária.
…
Visita de Lula, ainda
“Quando o poder público investe em moradia, educação, crédito e regularização fundiária, ele fortalece a produção de alimentos, gera renda e contribui para o desenvolvimento dos municípios”, diz a deputada.
opinião
Passarinho de pouco penugem contou que a cobrança de uma dívida está dando o que falar pelos corredores da Câmara de Dourados. O cobrador e a pessoa devedora se...
23 de junho de 2026
Passarinho de pouco penugem contou que a cobrança de uma dívida está dando o que falar pelos corredores da Câmara de Dourados. O cobrador e a pessoa devedora se encontraram sem querer no corredor principal e a conversa, nada agradável, inclusive com direito a dedo em riste, continuou até a mesa de café, instalada perto do plenário da Casa de Leis. Diz que a cobrança, com direito a muitos palavrões, foi presenciada por alguns nobres edis e pelo pessoal da Guarda Municipal, o que teria impedido da acalorada cobrança não chegar às chamadas vias de fato. Que loucura, heim!
Cirurgia
O vereador Kaike Freire Reis (PP), de Douradina, deve ser submetido a uma cirurgia no braço nesta terça-feira (23). Ele foi o único sobrevivente do acidente ocorrido domingo de manhã na MS-339 (entre a BR-163 e o distrito de Panambi).
…
Cirurgia, ainda
O jovem vereador teve fratura nas costelas, no punho e no braço e praticamente nasceu de novo. Outros dois homens que estavam no veículo morreram carbonizados. O carro bateu numa árvore. Mesmo ferido, Kaike conseguiu sair do carro, antes de pegar fogo.
…
Batida de carro
Ilustração da coluna anterior deu o que falar durante a segunda-feira. A imagem, criada por IA, mostra os vereadores Ana Paula (Republicanos) e Dalton Ribeiro (PL), de Dourados, debatendo sobre quem irá arcar com os custos para consertar o carro da Câmara que foi batido.
…
Carro batido
Foi Dalton quem fez a requisição para uso do carro, mas era Ana Paula quem dirigia quando houve o acidente. A Duster cinza foi levada para oficina para os devidos reparos. Só que o caso se tornou público e novos dados estão aparecendo.
…
Carro batido, ainda
O vereador Dalton requisitou diárias (no valor de R$ 3.800,00) para permanecer em Campo Grande entre os dias 9 e 12 deste mês, para participar de um treinamento. O dinheiro das diárias deveria ser usado no pagamento de alimentação e hospedagem na capital do Estado.
…
Mais carro batido
A confusão nessa história vem de um pequeno detalhe: a batida do carro da Câmara aconteceu em Dourados no período do tal treinamento. Até um ativista político de Campo Grande, Bruno Ortiz, entrou no caso, indo ao Facebook questionar a presidente da Câmara de Dourados, Liandra Brambilla (PSDB), sobre o pagamento das diárias e a quem caberá o custeio da conta da oficina.
…
Sem explicações
Preocupados em eleger os membros da nova Mesa Diretora, os nobres edis de Dourados estão afundando num lamaçal que a cada dia gera um novo escândalo. Curioso é que fica todo mundo quietinho, quietinho. Não aparece ninguém para dar as devidas explicações ao contribuinte douradense, que banca – via impostos – as despesas inexplicáveis feitas pelos tais representantes do povo.
…
UFGD
Está marcada para a próxima sexta-feira (26) a cerimônia de transmissão de cargo de Reitor e Vice-reitora da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Será no auditório da Unidade 2, a partir das 8h30.
…
UFGD, ainda
Vão assumir os cargos Etienne Biasotto (reitor) e Danielle Marques Vilela (vice), escolhidos pela comunidade acadêmica em consulta prévia ocorrida no dia 26 de março passado. Ambos são professores.
…
Na AL
E não teve jeito mesmo: a vice-prefeita de Dourados, Gianni Nogueira (PL), não irá disputar uma cadeira no Senado da República nas eleições gerais deste ano. Logo depois da eleição municipal, em 2024, ela começou a anunciar que era pré-candidata ao Senado, com apoio do casal Michele e Jair Bolsonaro.
…
Na AL, ainda
Gianni foi a campo, montou até equipe de comunicação e passou a distribuir releases sempre reforçando a informação da pré-candidatura ao Senado. Só que nem o apoio do casal Bolsonaro foi suficiente e ela ficou sem vaga, a ver navios.
…
Mais AL
Em Mato Grosso do Sul, o Partido Liberal tem como pré-candidato certo ao Senado o ex-governador Reinaldo Azambuja. A outra vaga está no centro da confusão entre Capitão Contar e Marcos Pollon. Um dos dois deverá ser o escolhido.
…
AL, prêmio
Assim, restou à vice-prefeita de Dourados tentar se eleger para a Assembleia Legislativa. E, para colocar o bloco na rua, ela está distribuindo card em rede social anunciando o lançamento de sua pré-candidatura para deputada estadual. Será dia 4 de julho, a partir das 19 horas, no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).