sexta, 26 de junho, 2026

WhatsApp

(67) 99983-4015

Opiniao

A+ A-

Vereador posta vídeo ´pescando´ na rodoviária de Dourados

Icone Calendário

26 de junho de 2026

Icone Autor

Alfredo Barbara

Continue Lendo...

Seria cômico, se não fosse trágico: o vereador Inspetor Cabral (PSD), sentado numa cadeira, segurando varinha de pescar junto a um enorme buraco no asfalto em frente às plataformas de embarque e desembarque de ônibus na rodoviária municipal de Dourados. Para completar a cena, ele levou uma mala de viagem. Foi assim, nesse cenário, que ele gravou e postou em rede social, um vídeo mostrando a situação em que se encontra o local. E faz uma pergunta: “Rodoviária ou pesqueiro?”.

 

Pescaria

O vereador, que é vice-presidente da Câmara de Dourados, diz no vídeo que esteve na rodoviária “após ser acionado pela população para verificar as condições da pista de circulação dos ônibus”. A postagem aconteceu no final da manhã de quarta-feira (24).

Pescaria, ainda

Conforme relata, ele esteve no mesmo local em fevereiro passado, realizando fiscalização e quando encaminhou “indicação solicitando melhorias”. E acrescenta: “Infelizmente, até agora nenhuma providência foi tomada”.

Piscaria, pior

Inspetor Cabral, que é guarda municipal, afirma que a “situação está ainda pior, com buracos de grandes proporções e um asfalto em condições inadmissíveis para um espaço tão importante para a nossa cidade”.

Pescaria, entrada

O vereador considera a rodoviária como “porta de entrada de Dourados e precisa oferecer segurança e estrutura adequada para moradores e visitantes”. E finaliza dizendo que continuará “cobrando soluções e acompanhando essa demanda até que as melhorias sejam realizadas”.

Detran

Em função da importante partida da seleção brasileira na próxima segunda-feira (29), o Detran-MS ajustou horário de funcionamento e exames. Assim, o atendimento ao público será realizado das 7h30 até 11h. Depois, é só torcer pelo Brasil.

PreviD

Está escrito na página oficial: “O PreviD é o Instituto de Previdência Social dos servidores municipais de Dourados-MS, criado em 2007. Ele oferece aposentadoria, pensão por morte e outros benefícios a quase 5 mil servidores”.

..

PreviD, ainda

A apresentação continua: “Sua gestão é composta por servidores efetivos e é fiscalizada por órgãos estaduais e federais. O PreviD incentiva a participação dos servidores nas decisões e oferece informações sobre previdência para garantir seus direitos”.

PreviD sem sede

O instituto funciona na avenida Weimar Gonçalves Torres num prédio alugado. Recentemente, o proprietário solicitou a devolução do imóvel. Assim, a diretoria está em busca de um local para se instalar.

PreviD com sede

Foi aberta uma concorrência pública que já passou por diversas etapas. O processo está nos ´finalmente´. As conversas foram adiantadas, com pessoal técnico estudando as reformas necessárias no prédio para bem receber o pessoal.

PreviD, seguro

Dias atrás, surgiu um obstáculo na assinatura do contrato referente a seguro que precisou ser adaptado de acordo com a legislação. Se tudo der certo, a nova sede do instituto ficará bem pertinho da Praça Antonio João.

PreviD, terreno

A título de informação: o instituto possui um terreno pensado justamente para abrigar sua sede própria. Trata-se de uma área em frente à sede do Ministério Público Estadual, que atualmente é usada como uma espécie de estacionamento informal.

PreviD na Câmara

Mas, tudo o que foi feito até agora pode ir por água abaixo. O PreviD entrou no imbróglio em que se transformou a sede oficial da Câmara Municipal de Dourados. Como é sabido, há cerca de dois anos a Câmara vem funcionando em espaço alugado do shopping da cidade.

PreviD, confusão

No entanto, a busca para uma solução ao problema dos vereadores, que estão sem sede própria, chegou ao instituto previdenciário dos servidores municipais de Dourados. E é tema de conversas até mesmo envolvendo a eleição da futura Mesa Diretora. A confusão está crescendo.

opinião

Casa da Acolhida de Dourados recusa receber mulher de 78 anos

´O coordenador da Casa da Acolhida proibiu receber idoso na Casa da Acolhida´. Essa foi a resposta que guardas municipais de Dourados receberam na noite do 17 deste mês...

Casa da Acolhida de Dourados recusa receber mulher de 78 anos

24 de junho de 2026

Casa da Acolhida de Dourados recusa receber mulher de 78 anos

 

Continue Lendo...

´O coordenador da Casa da Acolhida proibiu receber idoso na Casa da Acolhida´. Essa foi a resposta que guardas municipais de Dourados receberam na noite do 17 deste mês (quarta-feira da semana passada) quando tentavam encontrar abrigo para uma mulher de 78 anos de idade que havia desembarcado na rodoviária, vinda de Cuiabá (MT). Seu destino era o distrito de Culturama (município de Fátima do Sul) e buscava um local para passar a noite, já que seus familiares não tinham condições de ir buscá-la na rodoviária. E o município de Dourados não conseguiu oferecer uma noite de guarida para a idosa.

 

Acolhimento

Por sorte da mulher de 78 anos, os guardas municipais de Dourados que estavam trabalhando na rodoviária naquela noite demonstraram todo seu acolhimento. Inicialmente, eles compraram alimentação para a idosa que estava apenas de passagem e que só precisava de um local para dormir por uma noite.

Mais acolhimento

Ainda preocupados em resolver a situação, a equipe entrou em contato com uma guarda municipal que, por sua vez, conseguiu acolher a idosa através da igreja que ela frequenta. Sem comentários!

Adesivo

Falando em Guarda Municipal, por que será que tem um adesivo da Starlink na viatura que faz fiscalização de medidas protetivas da Leia Maria da Penha em Dourados?

Adesivo, ainda

Starlink é a rede de internet via satélite, negócio operado como divisão da SpaceX, empresa aeroespacial fundada pelo único trilionário do planeta, o empresário Elon Musk.

Mais adesivo

De acordo com o projeto Soma, que atende à Lei Maria da Penha, a viatura em ação deve, obrigatoriamente, ser ocupada por três pessoas, das quais uma deve ser do gênero feminino. Para essa função, os guardas municipais recebem treinamento específico. O que isso tudo tem a ver com Starlink, só Deus sabe.

Velório

O velório do ex-governador Marcelo Miranda acontece nesta quarta-feira (24) no saguão Nelly Martins, na Assembleia Legislativa. A cerimônia começa às 8 horas e é aberta a toda sociedade. O sepultamento será no cemitério Jardim das Palmeiras, em Campo Grande.

Mesa

O Ministério Público de MS está acompanhando o caso da sessão extraordinária marcada para o dia 6 do mês que vem, com o propósito de eleger uma nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Dourados.

Mesa, ainda

No dia 19 (sexta-feira passada), o MP enviou ofício para a presidente Liandra Brambilla (PSDB) solicitando informações sobre o caso, para que ela explique o que fundamentou a decisão de antecipar a eleição da Mesa. O prazo dado à presidente para responder é de cinco dias.

Mudança na Mesa

Falando nessa eleição, passarinho que estava em evento ocorrido na manhã de terça-feira (23) na Feira Livre piou que uma possível mudança de cadeira na formação da Mesa era o assunto de que ia de rodinha em rodinha.

Troca-troca na Mesa

De acordo com a ave, a movimentação trocaria de cargos os vereadores Liandra Brambilla e Rogério Yuri (ambos do PSDB). Diz que a novidade é a seguinte: Liandra deixaria a presidência e assumiria a primeira-secretaria e Rogério Yuri deixaria a primeira-secretaria e assumiria a presidência.

Mesa sem troca

Pela conversa ouvida pela ave, Márcio Pudim (o terceiro integrante do PSDB na Mesa Diretora) continua no mesmo posto, como segundo-secretário. Para o novo cargo criado, de segundo vice-presidente, que será escolhido pela primeira vez, Daniel Júnior continua sendo cogitado, já que Karla Gomes (Podemos) foi descartada.

Mesa com troca

Pelos planos do grupo que marcou a sessão para eleger a ´nova´ Mesa Diretora, a única mudança de nomes é do atual vice-presidente, Inspetor Cabral (PSD). Segundo contou o esperto passarinho, o papo continua sendo o pedido do Sargento Prates (PL) ao deputado estadual José Texeira (PL) para ser o novo vice.

Visita de Lula

A deputada estadual Gleice Jane (PT) está eufórica com a nova visita do presidente Lula ao Mato Grosso do Sul, marcada para a quinta-feira (25). Lula vai ao distrito de Itamarati, município de Ponta Porã, em agenda que prevê anúncio de recursos e medidas voltadas à agricultura familiar, além da entrega de títulos de regularização fundiária.

Visita de Lula, ainda

“Quando o poder público investe em moradia, educação, crédito e regularização fundiária, ele fortalece a produção de alimentos, gera renda e contribui para o desenvolvimento dos municípios”, diz a deputada.

opinião

Cobrança no café da Câmara de Dourados tem dedo em riste

Passarinho de pouco penugem contou que a cobrança de uma dívida está dando o que falar pelos corredores da Câmara de Dourados. O cobrador e a pessoa devedora se...

Cobrança no café da Câmara de Dourados tem dedo em riste

23 de junho de 2026

Cobrança no café da Câmara de Dourados tem dedo em riste

 

Continue Lendo...

Passarinho de pouco penugem contou que a cobrança de uma dívida está dando o que falar pelos corredores da Câmara de Dourados. O cobrador e a pessoa devedora se encontraram sem querer no corredor principal e a conversa, nada agradável, inclusive com direito a dedo em riste, continuou até a mesa de café, instalada perto do plenário da Casa de Leis. Diz que a cobrança, com direito a muitos palavrões, foi presenciada por alguns nobres edis e pelo pessoal da Guarda Municipal, o que teria impedido da acalorada cobrança não chegar às chamadas vias de fato. Que loucura, heim!

 

Cirurgia

O vereador Kaike Freire Reis (PP), de Douradina, deve ser submetido a uma cirurgia no braço nesta terça-feira (23). Ele foi o único sobrevivente do acidente ocorrido domingo de manhã na MS-339 (entre a BR-163 e o distrito de Panambi).

Cirurgia, ainda

O jovem vereador teve fratura nas costelas, no punho e no braço e praticamente nasceu de novo. Outros dois homens que estavam no veículo morreram carbonizados. O carro bateu numa árvore. Mesmo ferido, Kaike conseguiu sair do carro, antes de pegar fogo.

Batida de carro

Ilustração da coluna anterior deu o que falar durante a segunda-feira. A imagem, criada por IA, mostra os vereadores Ana Paula (Republicanos) e Dalton Ribeiro (PL), de Dourados, debatendo sobre quem irá arcar com os custos para consertar o carro da Câmara que foi batido.

Carro batido

Foi Dalton quem fez a requisição para uso do carro, mas era Ana Paula quem dirigia quando houve o acidente. A Duster cinza foi levada para oficina para os devidos reparos. Só que o caso se tornou público e novos dados estão aparecendo.

Carro batido, ainda

O vereador Dalton requisitou diárias (no valor de R$ 3.800,00) para permanecer em Campo Grande entre os dias 9 e 12 deste mês, para participar de um treinamento. O dinheiro das diárias deveria ser usado no pagamento de alimentação e hospedagem na capital do Estado.

Mais carro batido

A confusão nessa história vem de um pequeno detalhe: a batida do carro da Câmara aconteceu em Dourados no período do tal treinamento. Até um ativista político de Campo Grande, Bruno Ortiz, entrou no caso, indo ao Facebook questionar a presidente da Câmara de Dourados, Liandra Brambilla (PSDB), sobre o pagamento das diárias e a quem caberá o custeio da conta da oficina.

Sem explicações

Preocupados em eleger os membros da nova Mesa Diretora, os nobres edis de Dourados estão afundando num lamaçal que a cada dia gera um novo escândalo. Curioso é que fica todo mundo quietinho, quietinho. Não aparece ninguém para dar as devidas explicações ao contribuinte douradense, que banca – via impostos  – as despesas inexplicáveis feitas pelos tais representantes do povo.

UFGD

Está marcada para a próxima sexta-feira (26) a cerimônia de transmissão de cargo de Reitor e Vice-reitora da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Será no auditório da Unidade 2, a partir das 8h30.

UFGD, ainda

Vão assumir os cargos Etienne Biasotto (reitor) e Danielle Marques Vilela (vice), escolhidos pela comunidade acadêmica em consulta prévia ocorrida no dia 26 de março passado. Ambos são professores.

Na AL

E não teve jeito mesmo: a vice-prefeita de Dourados, Gianni Nogueira (PL), não irá disputar uma cadeira no Senado da República nas eleições gerais deste ano. Logo depois da eleição municipal, em 2024, ela começou a anunciar que era pré-candidata ao Senado, com apoio do casal Michele e Jair Bolsonaro.

Na AL, ainda

Gianni foi a campo, montou até equipe de comunicação e passou a distribuir releases sempre reforçando a informação da pré-candidatura ao Senado. Só que nem o apoio do casal Bolsonaro foi suficiente e ela ficou sem vaga, a ver navios.

Mais AL

Em Mato Grosso do Sul, o Partido Liberal tem como pré-candidato certo ao Senado o ex-governador Reinaldo Azambuja. A outra vaga está no centro da confusão entre Capitão Contar e Marcos Pollon. Um dos dois deverá ser o escolhido.

AL, prêmio

Assim, restou à vice-prefeita de Dourados tentar se eleger para a Assembleia Legislativa. E, para colocar o bloco na rua, ela está distribuindo card em rede social anunciando o lançamento de sua pré-candidatura para deputada estadual. Será dia 4 de julho, a partir das 19 horas, no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).