quinta, 05 de dezembro, 2024
(67) 99983-4015
Na véspera do Natal de 2014, foi oficializada em Mato Grosso do Sul a campanha Novembro Azul. Essa é a cor, na mesma paleta do céu, que “veste” a Assembleia Legislativa durante as noites deste mês. A beleza de cor e luzes busca chamar a atenção para um problema nada belo: o câncer de próstata. A doença mata, no Estado, em média, quatro homens semanalmente. E são esperados, até 2025, 1.230 novos casos por ano.
De autoria do deputado Zé Teixeira (PSDB), a Lei Estadual 4.636, que instituiu o Novembro Azul, foi publicada no dia 24 de dezembro de 2014. Durante os dez anos que se seguiram desde então, a Casa de Leis intensifica, neste mês, o alerta para a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, caminhos fundamentais para se reduzir as estatísticas de óbitos.
Para alcançar esse objetivo, é imprescindível a informação, como destaca o deputado Zé Teixeira. “A batalha contra o câncer de próstata começa com informação”, enfatiza.
“A proposta do Novembro Azul é conscientizar o maior número possível de homens sobre a importância do diagnóstico precoce”, reforça. E alerta: “A diferença entre o diagnóstico precoce e o tardio pode ser a diferença entre a vida e a morte”.
Como a informação é essencial - conforme destaca o deputado Zé Teixeira - é preciso entender, de início, o que são a próstata e o câncer de próstata. O médico urologista João Juveniz explica: “A próstata é um órgão do sistema urogenital, que fica embaixo da bexiga. Faz parte do sistema miccional, porque ajuda no controle urinário, e também na ejaculação, pois fabrica grande parte do ejacular”.
O médico acrescenta que as alterações mais comuns da próstata são o aumento benigno, a infecção e o câncer. “O aumento benigno é chamado de hiperplasia prostática benigna; a infecção, de prostatite; e o câncer, de próstata”, detalha.
O câncer de próstata é uma doença silenciosa, sem sintomas no início, o que evidencia a importância do diagnóstico precoce. “O câncer de próstata afeta a parte periférica da glândula, enquanto o aumento benigno a parte interna. Por isso que os sintomas urinários, como aumento da frequência, jato fraco, gotejamento, esvaziamento incompleto, acordar várias vezes à noite para urinar, estão relacionados com o aumento benigno, porque afeta a parte interna. Já o câncer de próstata afeta a periferia da glândula e, por isso, não apresenta sintomas na sua fase inicial. E quando os sintomas aparecem, a doença já está em estágio avançado”, explica o médico.
Essa ausência de sintomas justifica a necessidade do diagnóstico o quanto antes. “Se conseguirmos detectar precocemente, podemos fazer o tratamento e curar mais de 95% dos pacientes. Então, está aí a importância de fazer o diagnóstico precoce”, reforça.
Câncer de próstata mata quatro homens por semana em MS
Como muitos homens não realizam o diagnóstico e o tratamento precoce, ainda é acentuado o número de mortes. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 2.223 sul-mato-grossenses morreram em decorrência do câncer de próstata em dez anos, de 2013 a 2022 (ano do último levantamento do Instituto). Esse valor equivale à média de quatro óbitos por semana.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente na população masculina do Brasil, superado apenas pelos tumores de pele não melanoma. O Inca estima a ocorrência de 71.730 novos casos de câncer de próstata em todo o país anualmente para o triênio 2023 a 2025. Em Mato Grosso do Sul, a estimativa é de 1.230 novos casos por ano.
Vitória sobre o câncer e muitas manhãs de chimarrão
Quem for à casa de João Ermelino de Mello, 73 anos, no início da manhã de qualquer dia, vai encontrá-lo na varanda tomando chimarrão. “É a hora de conversar, de colocar o plano do dia, porque a hora do chimarrão é das seis horas até às sete e meia”, conta o gaúcho João, que mora há 42 anos em Mato Grosso do Sul.
O prazer das manhãs de chimarrão e tantos outros prazeres da vida de João resistiram e persistiram ao câncer de próstata, vencido há pouco mais de dez anos depois de muita luta. Essa batalha se iniciou com o diagnóstico precoce, o que foi fundamental para que a vitória se efetivasse.
“Sempre fui assíduo na rotina de realizar exames. Então, no início do ano de 2003 já tinha feito meus exames, porém, em outubro, a empresa que eu trabalhava exigiu de todos os representantes novos e diversos exames. Foi neste momento que fiz o PSA e que resultou em uma alteração”, relata João Ermelino.
Foram anos de enfrentamento da doença. “Eu optei por operar em abril de 2004. Em 2010, apareceram uns resquícios, mas não no mesmo local. Em 2011, fiz quatro sessões de quimioterapia injetáveis e 34 sessões de radioterapia. Estamos em 2024 e não tive nenhum problema”, resume.
A luta contra a doença foi árdua, mas João buscou manter a tranquilidade. “Neste instante em que tu fica sabendo [do diagnóstico], dá aquele desespero, mas tu vai conversando com os médicos e vai ficando tranquilo. Porque é tranquilo”, afirmou com convicção. “Tu tem aquele espanto porque a palavra câncer te lembra algo maligno. Mas eu assumi bem a situação”, acrescentou o “gaúcho sul-mato-grossense” que, graças a seu cuidado com a saúde e à realização do diagnóstico precoce do câncer, pôde seguir com as suas agradáveis manhãs de chimarrão, sentindo-se bem acolhido na terra do tereré.
Assembleia Legislativa
Por meio da leitura, nossos alunos desenvolvem pensamento crítico, ampliam sua compreensão sobre o mundo e constroem empatia.
3 de dezembro de 2024
A fome não é causada pela falta de alimentos, mas sim pela distribuição desigual de recursos”. Esse é um trecho do texto com nota dez e vencedor do 2º Concurso Estadual de Redação e Desenho da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). A solenidade de premiação, realizada na tarde desta sexta-feira (29), lotou o Plenário da Casa de Leis, com participação de professores e alunos da Capital e de municípios do interior. O evento foi coordenado pela deputada Mara Caseiro (PSDB), presidente da Escola do Legislativo.
O concurso, que tem como tema gerador os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, contribui para a maior aproximação da ALEMS com a sociedade, de modo especial com estudantes e educadores, conforme frisou Mara Caseiro. “Com isso, podemos ampliar o engajamento da população estudantil com o processo político e de cidadania por meio da prática do desenho e da escrita”, considerou a parlamentar.
A deputada também enfatizou a importância da educação no enfrentamento de desafios contemporâneos, marcado por interferência das novas tecnologias. “Quando investimos em educação, estamos plantando as sementes de um futuro melhor, garantindo que nossas crianças e jovens tenham as ferramentas possíveis para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, para inovar, criar e transformar suas comunidades, especialmente nesse momento em que estamos no limiar de uma nova era, onde o entendimento de nós mesmos e do mundo ao nosso redor está sendo redefinido pela interação e com máquinas inteligentes”, discursou.
“Precisamos promover a leitura, a escrita e a criatividade em nossas crianças e jovens”, enfatizou a deputada. “Não podemos permitir que essas habilidades tão importantes para o desenvolvimento do ser humano se tornem obsoletas ou limitadas pelo mundo digital. Por meio da leitura, nossos alunos desenvolvem pensamento crítico, ampliam sua compreensão sobre o mundo e constroem empatia. Por meio da escrita, acontece a organização dos pensamentos, a comunicação das ideias e de suas aspirações. Já a criatividade, expressa de forma tão bonita nos desenhos apresentados neste concurso, permite a exploração, para além do óbvio, do mundo a seu redor”, afirmou a deputada.
Assembleia Legislativa
A Comenda do Mérito Legislativo foi outorgada ao ex-governador de São Paulo, João Doria.
28 de novembro de 2024
Na celebração dos 45 anos da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), o deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Gerson Claro (PP) e o 1º secretário da Casa de Leis, deputado Paulo Corrêa (PSDB) representaram o Poder Legislativo, prestigiando a solenidade, que aconteceu na última sexta-feira (22), no Yotedy, em Campo Grande.
O ex-governador de São Paulo e fundador Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), João Doria, recebeu a Comenda do Mérito Legislativo, por proposição do deputado e 1º secretário, Paulo Corrêa. A Comenda do Mérito Legislativo é uma das mais altas honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, sendo destinada a cidadãos que fazem a diferença para o desenvolvimento do Estado.
Gerson Claro destacou a parceria da Casa de Leis, o momento econômico vivido por Mato Grosso do Sul, e o trabalho realizado pela Fiems em fortalecer o crescimento do Estado. “O Estado vive um momento de estabilidade política e econômica, de busca de um equilíbrio fiscal, diariamente e também de justiça social, de não deixar ninguém para trás. A Assembleia Legislativa tem sido parceira no desenvolvimento, no debate de políticas públicas e eu tenho certeza que com esse ambiente construído no Mato Grosso do Sul, com esses apoios que a gente tem, nós vamos continuar trabalhando por este estado que nós sonhamos”, disse Gerson Claro.
O principal homenageado do evento foi o ex-presidente Michel Temer, com o Colar da Ordem do Mérito Industrial, honraria máxima conferida pela Federação das Indústrias às personalidades empresariais ou do meio político que tenham se destacado no exercício profissional e contribuído para o desenvolvimento do setor no Estado.
O deputado Paulo Corrêa ressaltou a importância do trabalho da Federação das Indústrias, e enalteceu as homenagens conferidas na solenidade. “Isso se deve a essa administração legal que o Sérgio Longen faz na Federação das Indústrias, que homenageia pessoas importantes, personalidades importantes, do cenário político nacional. O presidente Temer é o melhor presidente que esse País já teve, agraciado por seu trabalho ao País. Trazer aqui o João Dória, que foi governador de São Paulo, meu companheiro de partido, é uma honra. Então a gente fica muito feliz de poder homenageá-lo, mas também aos empresários de destaque. É gratificante estar aqui nesta noite, comemorando os 45 anos da Fiems. Parabenizamos meu amigo-irmão, Sérgio Longen, e toda a diretoria pelo trabalho extraordinário, que transforma a indústria na verdadeira locomotiva do crescimento do nosso Estado!”, declarou.