sexta, 26 de junho, 2026
(67) 99983-4015
A saúde pública de Mato Grosso do Sul receberá um importante reforço financeiro por meio de emendas parlamentares destinadas pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado estadual Gerson Claro. Ao todo, foram destinados R$ 2,2 milhões para ampliar o custeio dos serviços de saúde em 20 municípios sul-mato-grossenses.
De acordo com o parlamentar, os recursos já foram repassados pelo Governo do Estado diretamente aos fundos municipais de saúde, garantindo que cada prefeitura tenha autonomia para investir os valores conforme as necessidades mais urgentes da população.
O objetivo é fortalecer o atendimento oferecido pelas redes municipais, contribuindo para a manutenção de serviços, aquisição de insumos, melhorias na estrutura e ampliação da capacidade de atendimento à população.
Gerson Claro destacou que investir na saúde é uma das prioridades do seu mandato e reforçou a importância das emendas parlamentares como ferramenta para atender demandas apresentadas pelos municípios.
"Nosso compromisso é levar soluções concretas para quem mais precisa. Esses recursos chegam para fortalecer a saúde pública e dar mais condições para que os municípios ofereçam um atendimento de qualidade à população", afirmou.
O presidente da Assembleia também ressaltou que, somadas, as emendas parlamentares estaduais devem injetar mais de R$ 50 milhões na área da saúde em Mato Grosso do Sul, fortalecendo um dos setores considerados mais estratégicos para a qualidade de vida dos sul-mato-grossenses.
Com o repasse de R$ 2,2 milhões, a expectativa é de que as cidades beneficiadas possam entregar para população serviços de qualidade.
Legislativo
Os consumidores de Mato Grosso do Sul poderão contar com mais segurança e transparência na hora de adquirir um veículo usado ou seminovo. A Assembleia Legislativa de Mato...
26 de junho de 2026
Os consumidores de Mato Grosso do Sul poderão contar com mais segurança e transparência na hora de adquirir um veículo usado ou seminovo. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) analisou, durante a sessão plenária desta semana, uma proposta que obriga revendedoras a informarem de forma clara a procedência dos automóveis colocados à venda.
A medida determina que as empresas identifiquem, de maneira visível e acessível ao consumidor, se o veículo é proveniente de leilão, locadora, foi recuperado ou possui histórico de indenização integral por seguradora (salvado).
O objetivo da proposta é fortalecer a proteção ao consumidor, garantindo que o comprador tenha acesso às informações essenciais antes de fechar negócio. Com isso, a expectativa é reduzir situações em que o histórico do veículo só é descoberto após a compra, gerando prejuízos financeiros e conflitos entre clientes e revendedores.
A iniciativa foi uma das quatro proposições apreciadas pelos deputados estaduais durante a sessão realizada na Assembleia Legislativa. Segundo a Casa de Leis, a proposta busca ampliar a transparência no mercado de veículos usados, permitindo que o consumidor faça uma escolha mais consciente e segura.
Caso seja aprovada e sancionada, a nova regra deverá obrigar as revendedoras a informar a origem dos veículos de forma clara no momento da comercialização, fortalecendo a relação de confiança entre empresas e compradores.
A tramitação da matéria continuará nas comissões permanentes da Assembleia Legislativa antes de seguir para votação em plenário. Se aprovada em todas as etapas, a proposta será encaminhada para sanção do Governo do Estado.
Legislativo
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) deu início à contagem regressiva para a 4ª edição do Arraiá da ALEMS, marcada para o dia 27 de junho....
19 de junho de 2026
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) deu início à contagem regressiva para a 4ª edição do Arraiá da ALEMS, marcada para o dia 27 de junho. Nesta semana, foram entregues os convites oficiais do evento, que já se consolidou no calendário cultural do Estado por reunir tradição, entretenimento e solidariedade em um único espaço.
Promovida pela Assembleia Legislativa, a festa junina será aberta ao público e contará com uma programação diversificada, incluindo comidas típicas, apresentações musicais, danças, brincadeiras e atividades voltadas para toda a família.
Além de celebrar a cultura popular, o Arraiá tem caráter solidário. Diversas entidades assistenciais participarão da festa, sendo responsáveis pelas barracas de alimentação e outras atrações. Toda a arrecadação obtida será destinada ao fortalecimento de projetos sociais desenvolvidos por essas instituições em Mato Grosso do Sul.
O presidente da ALEMS, deputado estadual Gerson Claro, destacou que o evento vai além do entretenimento e representa uma oportunidade de fortalecer ações sociais por meio da valorização das tradições culturais.
"O Arraiá da ALEMS já faz parte do calendário da nossa Assembleia e foi pensado para aproximar o Poder Legislativo da população. É uma festa que une cultura, integração e solidariedade, permitindo que entidades assistenciais arrecadem recursos importantes para dar continuidade ao trabalho que realizam em benefício de milhares de famílias sul-mato-grossenses", afirmou.
Segundo Gerson Claro, a expectativa é repetir o sucesso das edições anteriores, reunindo um grande público em uma noite de confraternização e incentivo à cultura regional.
A organização convida toda a população a participar da festa, prestigiar as apresentações culturais e colaborar com as instituições beneficentes presentes no evento.