quinta, 30 de janeiro, 2025
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Acidente envolvendo um caminhão, carro e uma motocicleta deixou um homem morto na BR-163, região do Jardim Veraneio, em Campo Grande, no fim da tarde de segunda-feira (27).
Informações preliminares repassadas ao Jornal Midiamax são de que um caminhão teria batido contra o carro. Em seguida, o carro teria atingido a motocicleta Titan 160.
Devido ao impacto da batida, o motociclista não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Equipes de resgate foram acionadas, bem como autoridades policiais para apurar as circunstâncias do acidente.
BR-163
Em reunião com moradores, CCR MSVia se comprometeu, inclusive, a instalar redutores de velocidade
30 de janeiro de 2025
Após os protestos de moradores do bairro Jardim Noroeste na BR-163, em Campo Grande, foi acordado em reunião na quarta-feira (29) que a concessionária CCR MSVia, responsável pela estrada, iniciará em até dez dias a melhoria na sinalização no trecho antes do km 484, que dá acesso ao bairro.
O local escolhido foi onde o motociclista Roger Almeida, de 33 anos, morreu em acidente de trânsito após ser atingido por um caminhão-baú na segunda-feira (27). Sua morte gerou comoção entre os moradores do bairro, que, junto aos familiares do motociclista, realizaram um protesto na noite de terça-feira (28).
Dezenas de pessoas fecharam um trecho da rodovia, na altura da entrada do bairro, ao lado da rua Água Azul, km 484. Na ocasião, pediram mais segurança e a instalação de semáforos no cruzamento onde ocorreu o acidente.
Manifestantes segurando cartazes e pedindo segurança na BR-163
Na tarde desta quarta-feira (29), uma reunião a portas fechadas aconteceu entre moradores do Jardim Noroeste, a CCR-MS, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) para dar uma resposta aos moradores e encaminhar as demandas apresentadas. A reunião ocorreu na superintendência da PRF, na Rua Joel Dibo, na região central de Campo Grande.
A representante do bairro e atual presidente da associação de moradores do Jardim Noroeste, Valmira Rigote, de 55 anos, explicou que os pedidos incluíam a instalação de um semáforo na altura do km 484 da rodovia, o reforço na sinalização e a implantação de uma lombada eletrônica.
No entanto, a CCR-MS, em nota, informou que a implantação desse tipo de dispositivo em rodovias deve atender a uma série de critérios técnicos e normas de regulamentação, o que exige mais tempo de estudo para garantir a segurança viária. Também destacaram que estudos sobre o uso de semáforos em rodovias, como na BR-163/MS, apontaram um aumento de 50% no número de acidentes, como colisões traseiras e engavetamentos.
Em contrapartida, a concessionária se comprometeu a reforçar a sinalização no local com balizadores, aplicação de novas placas no trecho antes do km 484, divulgação de outros acessos aos bairros próximos e campanha educativa sobre como usar a sinalização, entre outras medidas.O que os moradores dizem? - Apesar de não ter todas as demandas atendidas, Valmira explica que a melhoria na sinalização já é um começo para melhorar a segurança. “Nós saímos, digamos, não 100% contentes, mas eles vão agir conforme as condições. Não será algo imediato. Esperávamos uma solução mais rápida, mas também precisamos entender as possibilidades da CCR para implementar as melhorias”.
Segundo Valmira, o trecho mais perigoso para acessar o bairro é o cruzamento entre a BR-163 e a Rua Água Azul, onde, coincidentemente, ocorreu a morte do motociclista na última segunda-feira.
O morador Antônio de Jesus, que também estava na reunião, apontou que o trecho é muito complicado para atravessar, especialmente em horário de pico. Ele é morador do bairro há 17 anos. “É complicado. Você leva mais ou menos de 40 minutos a 1 hora para atravessar. Vai entrando na beirada, atravessando tudo, arriscando a vida. E a sinalização está bem apagada".
"Rodovia da Morte"
Conhecida como a "Rodovia da Morte" em Mato Grosso do Sul, a BR-163, especialmente no trecho do anel viário de Campo Grande, é considerada a via mais perigosa do estado pela própria PRF.
“Toda a extensão do anel viário, desde o 400, na saída para São Paulo, até o 490, que é a saída para Jaraguari, é perigoso. Mas, dentro desse trecho, os quilômetros 480 a 485 são os mais perigosos, que vão do viaduto da saída de Três Lagoas até um pouco além da Uniderp Agrária”, explica o atual Superintendente da PRF em Mato Grosso do Sul, João Paulo Pinheiro Bueno.
João Paulo, superintendente, também destaca que as causas dos acidentes nas rodovias envolvem uma série de fatores e negligências (Foto: Paulo Francis).
O superintendente também destaca que as causas dos acidentes nas rodovias envolvem uma série de fatores e negligências, tanto por parte dos motoristas quanto do poder público ou dos responsáveis pela gestão da via.
“É a infraestrutura da via, a desatenção, essas questões, principalmente as ultrapassagens em locais indevidos, excesso de velocidade e a desatenção ao volante. Essas são as maiores causas, não só naquele trecho, mas em toda a rodovia”, pontua João Paulo.
ACIDENTE
Um Fiat Uno Way, de cor branca, caiu numa ribanceira as margens da estrada Transpantaneira, em Coxim. Não há informação de vítimas. A data e o horário...
28 de janeiro de 2025
Um Fiat Uno Way, de cor branca, caiu numa ribanceira as margens da estrada Transpantaneira, em Coxim. Não há informação de vítimas.
A data e o horário também não são conhecidos, mas, os usuários da estrada acreditam que o acidente aconteceu entre a noite de segunda (27) e a manhã desta terça-feira (28).
O motorista perdeu o controle, possivelmente, e acabou caindo na ribanceira. O carro parou com as rodas para cima. Um vídeo mostrando a situação do Uno circula nas redes sociais. Confira em nosso Instagram @edicaoms