STJ nega pedido de Reinaldo contra delação
14 JUN 2017 • POR Conjur • 12h44O Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido que o governador Reinaldo Azambuja fez para que a delação premiada da JBS fosse anulada.
A delação de Joesley Batista, dono da JBS, revelou que Reinaldo Azambuja teria recebido propina para conceder desconto em impostos estaduais.
No pedido de anulação, Azambuja disse que faltou à delação o princípio da legalidade, o que é fundamental para esse tipo de acordo.
A liminar foi negada pelo ministro Celso de Melo, que ressaltou que a jurisprudência da corte não permite por diversos aspectos o uso dessa ferramenta para essa finalidade. Celso também reafirmou que a ilegitimidade de terceiros em questionar por meio de Habeas Corpus a homologação de delação e que HC não é meio legítimo para se questionar uma decisão de ministro do Supremo.
