Logo Diário do Estado

Estudantes criam jogo de dominó que ensina reações químicas

15 FEV 2017 • POR • 11h12

 

O primeiro depósito de patente da história do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi registrado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Estudantes e professores do Campus Coxim inventaram um jogo de dominó adaptado que busca ensinar reações químicas de forma lúdica.

“O depósito de patente é importante porque gera uma expectativa de direito. A proteção do conhecimento por meio de patente ou registro, no caso dos softwares, é considerada indicador de inovação para o IFMS e requisito fundamental no momento da transferência de tecnologia, ou seja, de negociar a tecnologia desenvolvida”, explicou a coordenadora de Inovação Tecnológica do IFMS, Gabriela Rocha.

O “Dispositivo Didático para o Ensino de Estequiometria” foi criado pelos professores Griscele Jesus Shiota e Hygor Oliveira, e pelos então estudantes da Licenciatura em Química, Ana Karoline Silva, Klevi Torres, Jeferson Oliveira e Talina Santos – três deles finalizaram o curso em 2016.

A ideia de patentear o produto surgiu quando a professora de Metodologia e Práticas de Ensino, Griscele Jesus, participou de um curso sobre noções de sistema de patentes ofertado pelo IFMS, em parceria com o INPI.

“Minha função no projeto foi conferir um caráter pedagógico ao dominó, reformulando as regras do jogo para que os participantes não só decorassem o conteúdo, mas que também compreendessem os processos”, apontou a professora, que também fez a fundamentação teórico-pedagógica do jogo no processo de depósito de patente.

Para um dos estudantes idealizadores do dominó, Klevi, 23, a patente trará benefícios para o IFMS e para sua carreira.

“O depósito é muito interessante para nós porque conta muito para pontuação em seleções de mestrado, por exemplo. A patente também demonstra as coisas boas que estão sendo feitas no IFMS, no Campus Coxim mesmo há muitos projetos excelentes. Lá, tive bons professores que também me inspiraram muito”, comentou.

O JOGO

O jogo criado pela equipe do IFMS trata da estequiometria, ou seja, do cálculo que permite relacionar quantidades de reagentes e produtos que participam de uma reação química, com o auxílio das equações químicas correspondentes.

A ideia de criar o dominó partiu dos próprios acadêmicos, em 2015. “Nós queríamos que fosse um jogo em que os estudantes pudessem aplicar o conhecimento. Futuramente, esperamos disponibilizá-lo na internet, para que pessoas de qualquer lugar do mundo tenham a oportunidade de produzir o dominó”, planejou Klevi.