Curso de Medicina cria euforia entre brasileiros
5 OUT 2016 • POR • 13h12
A fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, busca há tempos alternativas para consolidar a economia com independência do chamado turismo de compras. Nos últimos anos o aumento na oferta de cursos nos dois lados da fronteira, em especial o de Medicina, este no lado paraguaio vem fermentando a economia local e aquecendo consideravelmente nos dois municípios.
A faculdade de medicina da UCP está em fase de aperfeiçoamento de sua estrutura física e acadêmica, contando com modernos laboratórios como centro de estudos de microbiologia, histologia, anatomia de última geração, parasitologia, bibliotecas física e virtual, centro de pesquisas com computadores de primeiro nível, melhorando mais a qualidade de ensino da instituição. A UCP também faz convalidações de matérias de profissionais da área branca como odontólogo, enfermeiro, fisioterapeuta, biomédico e Bioquímico e Farmacêutico.
Desta forma, para muitos especialistas a fronteira vem se transformando em um polo universitário com a presença de dezenas de universidades públicas e privadas que a cada ano atrai estudantes de diferentes estados do Brasil e do Paraguai, alterando de forma significativa o perfil econômico das duas cidades.
Com a alta do dólar, o tão sonhado polo universitário que hoje é realidade vem contribuindo para impulsionar a economia, gerando emprego e renda em setores de serviços diversificados com destaques para rede de gastronomia, comércio e o fortalecimento do setor imobiliário.
A cidade de Pedro Juan Caballero conta hoje com sete faculdades de Medicina sendo a Univerdad Central Del Paraguai a que mais vem se destacando, considerada por alguns acadêmico como a melhor faculdade de medicina do Paraguai pois conta com uma malha curricular semelhante a de algumas universidades brasileiras e preço varia entre R$ 700 a 800 em Média.
