Debate oportuniza a população coxinense conhecer suas opções
27 SET 2016 • POR Daniele Silva • 12h38
Na noite de domingo (25), a TV Morena realizou rodada de debates entre candidatos a prefeitos de Dourados, Corumbá e Coxim. A emissora inovou nessas eleições oportunizando aos postulantes ao comando dessas cidades, apresentar suas propostas e ideias aos eleitores.
Segundo pesquisas realizadas por diversos institutos do Estado, o índice de indecisos ainda é grande, diante de pouco menos de uma semana para irem às urnas.
A descrença na política e nos políticos, fazem com que os novatos e sem histórico no meio conquistem a empatia do eleitor.
Diante de tantas denúncias e desvios de verbas públicas está muito difícil apontar esse ou aquele que não tenha as mãos sujas de lama, de petróleo ou de café. As operações deflagradas no Mato Grosso do Sul que resultaram em prisões do alto escalão do poder e a queda de grandes figuras políticas, abalaram as estruturas e discursos que ficaram mirrados e sem muitos argumentos, vez que são poucos que não tiveram seus nomes envolvidos nesses escândalo.
Com isso a aparição na maior rede de televisão do Estado favorece a apresentação de propostas e possibilita ao eleitor ter opções de escolhas para indicar quem estará comandando os destinos de suas cidades e principalmente, guardando as chaves do cofre.
Lucimar Lescano, foi a mediadora do debate entre os candidatos à prefeitura de Coxim que contou com a participação do atual prefeito e candidato à reeleição Aluizio São José (PSB), Prof Bira (PDT) e do empresário Rubens Dantas (DEM).
Acompanhado pela população de Coxim o programa apresentou as opções que os coxinenses dispõe para comandar o maior colégio eleitoral da região norte.
O PDT apresentou o Profº Bira para disputar a prefeitura com a chapa “Com a Força do Povo e Amor a Coxim” composta por 14 partidos. Aparentemente muito nervoso, Bira debateu com seus opositores, apresentando suas propostas e enfatizando as promessas feitas pela atual gestão e a ‘carona’ em apresentação de obras e investimentos conquistados pela gestão anterior, “ Se eu fizer uma casa Aluizio, já será 100% a mais do que você fez, as casas que você entregou foram conquistadas pela ex-prefeita Dinalva Morão”, disse Bira quando respondeu ao candidato à reeleição sobre como ele pretenderia construir as mil casas que prometeu durante a campanha.
Em chapa pura, Rubens Dantas é candidato pelo DEM (Democratas) e disputa a prefeitura como a terceira opção aos eleitores. Dantas é empresário e durante o debate questionou o atual gestor por promessas e ineficiência em sua gestão e contou com o respaldo de informações para sua participação, uma vez que não é político profissional e não dispõe de táticas de oratória e convencimento como a performance apresentada pelo candidato do PSB que é atual prefeito do município e encabeça a coligação “JUNTOS FAREMOS MAIS”, composta por 11 partidos.
Aluizio São José, mostrando toda a sua perspicácia e desenvoltura apresentou uma Coxim sem problemas, no trânsito, infraestrutura, turismo e habitação. Para o prefeito a cidade está em franco desenvolvimento e galgando a passos largos em ser a cidade dos sonhos da região Norte.
Infelizmente a realidade no município não é essa e com certeza os telespectadores da cidade tiveram como distinguir o que é realidade dos contos de fadas apresentados pelo atual prefeito.
Com a duração de cerca de uma hora a emissora possibilitou aos eleitores de Dourados, Ladário e Coxim a oportunidade de conhecer as opções que dispõe para o próximo domingo.
