coxim ms
Pesquisa divulgada ontem causa estranheza em Coxim
13 SET 2016 • POR Redação • 13h11
Uma pesquisa divulgada ontem (12) causou muita polêmica entre a opinião pública de Coxim com argumentos estranhos de forma que os eleitores acreditem que o atual gestor e candidato, Aluízio São José possui uma larga vantagem nas intenções de voto sobre os outros candidatos.
De acordo com a pesquisa publicada, o candidato Aluízio São José (PSB), que busca a reeleição, possuiria 56,11% das intenções de voto. Em segundo lugar apareceria Ubirajara Gonçalves de Lima (PDT), o prof. Bira, com 20% e o terceiro colocado seria o empresário Rubens Dantas (DEM) que tem 1,11%.
Estranhamente, o que mais chama a atenção na pesquisa, é o fato do candidato Rubens Dantas(DEM) possuir 31,38% de rejeição sendo que boa parte da população ainda desconhece sua candidatura por ser a primeira vez que o empresário disputa o pleito eleitoral em Coxim, e ter lançado a candidatura de última hora por solicitação da executiva do partido, que não aceitou coligação com as outras legendas.
Outro fator relevante é que até o momento, a candidatura de Rubens Dantas, estava ‘travada’ na Justiça Eleitoral por tentativas de impugnação, fato esse, que foi noticiado na edição da última sexta-feira (9) do Diário do Estado quando o juiz da 12ª Zona Eleitoral, Cláudio Muller Pareja confirmou a 3ª via, proporcionando à população mais uma alternativa de escolha ao executivo coxinense.
Ainda de acordo com dados da pesquisa, Bira teria 28,05% de rejeição e Aluízio apenas 13,88%. Os que não rejeitaram ninguém seriam 18,33%, indecisos ou que não quiseram responder 5,83% e brancos ou nulos representariam 2,5%.
RETROSPECTIVA
Se compararmos com a eleição de 2012, Aluízio teve 46% da votação e Bira alcançou 36,88% dos votos, Clovis Santana teve 10% e Pastor Edson teve 6,7 de preferência nas urnas. O total de votos apurados foi de 19.565, sendo 18.315 válidos, 405 brancos e 845 nulos. A abstenção chamou a atenção alcançando 5.453 votos, ou seja, 21,8% da população não aprovou nenhum dos candidatos.
Vale lembrar que o atual prefeito de Coxim era um dos vereadores mais atuantes da Câmara Municipal na época, e possuía o apoio amplo das principais lideranças políticas como o deputado estadual Junior Mochi e do ex-prefeito Moacir Kohl, entre outras ilustres personalidades.
Uma nova pesquisa encomendada pelo Diário do Estado, será divulgada nos próximos dias para saber realmente quais são as expectativas e os anseios do eleitorado coxinense em relação ao futuro da cidade. Lembrando sempre que, a grande e real pesquisa se dará no dia 02 de outubro, quando o eleitor se manifestará de forma livre e consciente.
