Bancários entram em greve por tempo indeterminado
6 SET 2016 • POR Redação • 13h20Bancários de todo o país entram em greve hoje (6), depois de rejeitar a proposta oferecida pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
As reivindicações incluem reajuste salarial, reposição inflacionária de 5%, antecipação e reajuste na participação dos lucros, aumento do piso salarial, aumento do vale-alimentação, melhores condições de trabalho e plano de carreira. A greve, que será realizada em todo o território nacional.
Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito, Lourenço Prado, o movimento tem prazo indeterminado e não prejudicará a população. “A greve é nacional e com prazo indeterminado, porém os caixas vão continuar funcionando e os correspondentes bancários também funcionam normalmente. A população não será afetada, os clientes especiais poderão ser atendidos conforme acordo com o sindicato. Não queremos trazer prejuízo à população, só vamos reivindicar nossos direitos”, disse.
Prado disse ainda que a proposta apresentada está abaixo da inflação do período, que é de 9,57%. O pedido da categoria é de pelo menos 5% de aumento real. "Nossa reivindicação é de pelo menos 15% de reajuste salarial. O que eles oferecem é 2,8% abaixo da inflação do período", completou.
Bancários de Coxim aguardam decisão do sindicato - Bancários de Coxim aguardam a visita do representante do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região para decidirem se vão aderir à paralisação nacional que começa hoje em todo o país.
De acordo com informações obtidas pelo Diário do Estado, até o fechamento desta edição o Banco do Brasil e o Bradesco não tinham uma posição definida sobre a paralisação. Apenas a Caixa Econômica informou que deve aderir ao movimento a partir de quinta-feira (8).
As reivindicações da categoria incluem reajuste salarial, reposição inflacionária de 5%, antecipação e reajuste na participação dos lucros, aumento do piso salarial, aumento do vale-alimentação, melhores condições de trabalho e plano de carreira. A paralisação é por tempo indeterminado.
