Logo Diário do Estado

FMI vê crescimento do PIB em 2017

21 JUL 2016 • POR • 13h34

O Fundo Monetário Internacional (FMI) espera que a economia brasileira atinja seu ponto mais baixo este ano, para ter “algum crescimento positivo em 2017”, mesmo com a demanda limitada pelo “nível elevado de desemprego”, avalia o diretor do hemisfério ocidental do órgão, Alejandro Werner, em relatório divulgado ontem (20).

“No Brasil, o PIB continuou em queda no primeiro trimestre, mas por uma margem menor do que o esperado, o que implica que a contração amplamente prevista para 2016 será menos aguda do que se antecipava”, afirma no documento.

Werner também destacou que o governo interino no Brasil formulou uma estratégia de redução gradual do déficit – com previsão de um resultado negativo de R$ 139 bilhões no próximo ano – para tentar conter o que ele chamou de “pressões insustentáveis sobre os gastos a médio prazo”.

“A estratégia de consolidação proposta foi bem recebida pelos mercados, e o governo terá de se concentrar em superar os desafios para a sua implementação”, diz o diretor do FMI.

O FMI está um pouco menos pessimista em relação à economia brasileira. Ainda de acordo com o relatório, o fundo melhorou pela primeira vez – após cinco revisões para baixo – sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) do país este ano. A expectativa agora é que a economia brasileira “encolha” 3,3% em 2016 – ante uma queda de 3,8% estimada em abril.