Veículos brasileiros terão placa do Mercosul a partir de 2017
2 JUN 2016 • POR Redação • 12h43
Uma Resolução 590/16 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) definiu que será obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2017 que todos os veículos novos e aqueles objeto de transferência de propriedade ou de município sejam emplacados com o novo modelo de placa, no padrão Mercosul.
Já para o restante da frota, foi estipulado um prazo maior para a transição. Todos os veículos que circulam em território brasileiro deverão ter trocado as placas atuais pelas novas até 31 de dezembro de 2020.
As novas placas, além de criarem um visual único para os países do bloco, possibilitam número maior de combinações. Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), no atual sistema, o Brasil teria combinações disponíveis até 2030.
Ainda de acordo com o órgão, essa decisão tem como objetivo conferir mais segurança, facilitar as informações entre os países, ajudar no combate à clonagem e a roubos de carga e a obter um maior controle de infrações.
