Logo Diário do Estado

Anvisa

Anvisa manda retirar três produtos do mercado por irregularidades

27 JUL 2026 • POR Glenda Melo • 10h24
  Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a retirada de três produtos do mercado brasileiro após identificar irregularidades relacionadas ao cumprimento das normas sanitárias. As medidas foram oficializadas no Diário Oficial da União e incluem a proibição de fabricação, venda, distribuição, propaganda e uso dos itens.

De acordo com a agência, os produtos estavam sendo comercializados sem o registro ou a notificação obrigatória, requisito essencial para garantir que cosméticos e saneantes atendam aos padrões de qualidade e segurança exigidos pela legislação.

Fibra capilar e produto antimofo estão proibidos

Entre os produtos atingidos pela decisão está a Fibra Capilar Full Hair Instantly. A Anvisa determinou a apreensão de todos os lotes, além de proibir sua fabricação, comercialização, distribuição e divulgação, por constatar que o produto era vendido de forma irregular.

A mesma medida foi adotada contra o Mata Mofo Eurodecor, utilizado para combater fungos e mofo em ambientes. Segundo a agência, o saneante também era comercializado sem a autorização sanitária necessária.

Creme relaxante será recolhido

Outra determinação envolve o Creme Relaxante Miss Hidrat para uso com Líquido Ativador Guanidina, fabricado pela empresa Anaber Cosméticos Indústria e Comércio Ltda.

A Anvisa ordenou o recolhimento de todos os lotes fabricados a partir de 20 de dezembro de 2023, além de proibir a fabricação, venda, distribuição, propaganda e utilização do produto. Conforme a resolução, o cosmético estava sendo produzido e colocado no mercado sem o devido registro junto ao órgão regulador.

O que fazer se você possui algum dos produtos

Consumidores que possuem qualquer um dos itens incluídos nas resoluções deve interromper o uso imediatamente. A orientação também é evitar a compra desses produtos enquanto as restrições estiverem em vigor.

O registro e a notificação na Anvisa são etapas obrigatórias para diversos produtos sujeitos à vigilância sanitária e têm como objetivo assegurar que eles atendam aos requisitos técnicos de qualidade, eficácia e segurança antes de chegarem ao consumidor.

As medidas reforçam o trabalho de fiscalização da agência para impedir a circulação de produtos irregulares e reduzir riscos à saúde da população.