Saúde
MS reforça cultura de segurança do paciente com oficina que reúne representantes dos 79 municípios
25 JUN 2026 • POR Glenda Melo • 17h29Representantes dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul participaram, na última terça-feira (24), de uma oficina voltada à qualificação dos processos de segurança do paciente na rede pública de saúde. A ação foi promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Núcleo Estadual de Gestão Estratégica em Segurança do Paciente (NEGESP), em parceria com a Vigilância Sanitária Estadual e a Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser.
O encontro foi realizado em Campo Grande e teve como objetivo principal fortalecer a cultura de segurança dentro da Atenção Primária à Saúde (APS), além de incentivar a implantação e estruturação de Núcleos Municipais de Segurança do Paciente e equipes específicas nas unidades básicas de saúde.
Durante a capacitação, foram abordados temas como gestão de riscos, análise de incidentes, ferramentas da qualidade, fortalecimento da cultura de segurança e o uso do sistema Notivisa, ferramenta nacional utilizada para registro e monitoramento de eventos relacionados à assistência em saúde.
Segundo a coordenadora do NEGESP, Eduarda Tebet, a iniciativa busca consolidar uma rede organizada e padronizada de segurança do paciente em todo o estado.
A proposta, conforme ela, é que cada município e unidade básica de saúde conte com um núcleo estruturado para orientar práticas mais seguras e integradas.
Ela também destacou que ainda há desafios para consolidar esse tema de forma uniforme no país, reforçando a importância da padronização de protocolos, respeitando as particularidades de cada serviço, mas mantendo uma mesma linha de atuação em segurança assistencial.
Já a analista da Qualidade Sênior e facilitadora da oficina, Elaine Cristina Faria, ressaltou que a segurança do paciente vem ganhando ainda mais relevância na Atenção Primária, especialmente após a ampliação das diretrizes nacionais de qualidade no setor.
Ela reforçou que o fortalecimento da cultura de segurança contribui diretamente para a redução de falhas nos processos de atendimento e para a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população.
O objetivo final da iniciativa, segundo os organizadores, é ampliar a qualificação da assistência em saúde e garantir mais proteção e segurança aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso do Sul.
