Saúde
Anvisa determina recolhimento de lotes de medicamento usado no controle da pressão arterial
2 JUN 2026 • POR Glenda Melo • 14h29A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de nove lotes do medicamento Maleato de Enalapril 20 mg, amplamente utilizado no tratamento da hipertensão arterial e de doenças cardíacas. A decisão foi publicada hoje, (2) no Diário Oficial da União após a identificação de uma falha nas informações impressas na embalagem do produto.
O recolhimento foi realizado de forma voluntária pela fabricante Hipolabor Farmacêutica, mas a Anvisa também determinou a suspensão imediata da comercialização, distribuição e utilização dos lotes envolvidos até que a situação seja regularizada.
Segundo a agência reguladora, o problema não está relacionado à qualidade ou à composição do medicamento. A irregularidade foi encontrada na embalagem secundária do produto, que informa incorretamente que os comprimidos possuem 10 mg de maleato de enalapril, quando a dosagem correta é de 20 mg.
Foram afetados os lotes 0062/26M, 0063/26M, 0064/26M, 0088/26M, 0089/26M, 0358/26M, 0415/26M, 0506/26M e 0507/26M, todos destinados ao uso hospitalar.
Apesar de o conteúdo dos comprimidos estar correto, a Anvisa destacou que a divergência na rotulagem pode provocar equívocos na dispensação e administração do medicamento, principalmente em hospitais e unidades de saúde, onde as informações das embalagens servem como referência para profissionais da área.
A orientação é para que instituições de saúde, farmácias hospitalares e demais estabelecimentos que possuam unidades dos lotes mencionados interrompam imediatamente o uso do produto e sigam as orientações do fabricante para devolução e substituição.
A Anvisa reforçou que a medida tem caráter preventivo e visa garantir a segurança dos pacientes e a correta utilização dos medicamentos em todo o país.
