Decisão judicial
Decisão judicial reforça direito de concursado e determina nomeação em hospital regional de Coxim
10 FEV 2026 • POR Glenda Melo • 10h41Uma decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul manteve o entendimento de primeira instância e determinou que o Hospital Regional de Coxim realize a nomeação de um assistente social aprovado em concurso público, fortalecendo o princípio do acesso ao serviço público por meio de seleção oficial.
O caso envolve o candidato João Vitor Fernandes Anunciação, que conquistou aprovação em concurso, mas ainda aguardava convocação para assumir o cargo. A discussão judicial surgiu após a permanência de contratação temporária para exercer a função, mesmo com concurso vigente e necessidade de preenchimento da vaga.
Em decisão anterior, a Justiça já havia apontado que a substituição de concursados por contratos temporários, quando existe concurso válido, pode configurar irregularidade administrativa. O entendimento foi mantido na instância superior, consolidando o direito à nomeação.
O processo também ganhou repercussão no cenário político local porque a função estaria sendo ocupada por profissional contratada e que também exerce mandato eletivo. A situação ampliou o debate sobre vínculos simultâneos no serviço público e a prioridade do concurso como forma de ingresso em cargos efetivos, João Vitor deve tomar posse e assumir o cargo como determinação da justiça.
