Logo Diário do Estado

União e Reconstrução

Defesa Civil de Coxim, Prefeitura, SEMCAS e Bombeiros mostram força e união

5 FEV 2026 • POR Glenda Melo • 09h36
  Foto: Reprodução

Coxim vive dias desafiadores diante do grande volume de chuvas que atingiu o município, mas, em meio às dificuldades, o que também se destaca é o trabalho incansável das equipes que estão na linha de frente para proteger e assistir a população, e sabemos que em momentos como este que Coxim tem atravessado solidariedade e união fazem mais diferença que críticas e são nesses momentos que cada ser humano se mostra como realmente é.

Desde o início do período chuvoso, a Defesa Civil de Coxim não parou. As equipes têm percorrido diariamente os bairros mais afetados, realizando visitas técnicas, acompanhando de perto a situação das famílias e monitorando principalmente as áreas ribeirinhas, onde o risco exige atenção constante. O trabalho tem sido realizado de forma técnica, preventiva e humanizada, garantindo orientação e suporte às famílias que mais precisam.

Somando forças a esse trabalho, a Equipe Técnica de Atendimento em Situação de Calamidade Pública da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS) realizou ONTEM, quarta-feira (04/02), uma Ação de Busca Ativa com atendimentos emergenciais, orientações e encaminhamentos às famílias vítimas de alagamentos, inundações e isolamentos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias, que provocaram inclusive o transbordamento do rio.

A Prefeitura Municipal, juntamente com a SEMCAS, Defesa Civil e demais instituições, segue realizando o diagnóstico das áreas e das famílias em situação de risco, garantindo que o atendimento chegue a quem realmente precisa.

As famílias afetadas serão atendidas por meio de ações sistematizadas, com oferta de projetos e benefícios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), garantindo atendimento qualificado e suporte às vítimas das enchentes e das fortes chuvas torrenciais que atingiram o município.

O trabalho não tem hora para parar. As equipes da Prefeitura, Defesa Civil, SEMCAS e Corpo de Bombeiros seguem nas ruas manhã, tarde, noite e madrugada, mostrando compromisso real com a população e reforçando que, em momentos de crise, presença e ação fazem toda a diferença.

Nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, a chuva deu uma trégua e o sol voltou a aparecer, o que facilita a retomada e intensificação dos trabalhos de limpeza, recuperação e assistência nos bairros atingidos. Mesmo com a melhora momentânea do tempo, o monitoramento segue constante pela defesa civil da cidade.

As ações de atendimento continuarão até que a situação climática esteja normalizada. Para solicitar atendimento ou obter informações, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS) pelo celular (67) 99909-7411, ou falar com a defesa civil de Coxim pelo telefone: 99962-3206 e os bombeiros pelo 193.

Mais do que nunca, este é um momento de união. Enquanto críticas surgem, o que realmente transforma a realidade é o trabalho de quem está nas ruas ajudando quem mais precisa. Coxim precisa seguir unida para reconstruir bairros, recuperar estruturas e dar suporte às famílias afetadas.

Neste cenário, o trabalho conjunto da Defesa Civil, Prefeitura Municipal, SEMCAS e Corpo de Bombeiros tem sido fundamental para enfrentar um dos períodos mais difíceis já vividos pelo município.