Logo Diário do Estado

Polícia Coxim

Ainda tem gente que não entendeu: respeitar o outro é questão de educação

1 FEV 2026 • POR Glenda Melo • 11h20
  Foto: Divulgação

Mesmo com leis, fiscalização e constantes reclamações da população, ainda há quem insista em ignorar regras básicas de convivência e respeito coletivo. Uma situação desse tipo voltou a acontecer em Coxim e reforça um problema que há anos gera revolta entre moradores: o som alto em via pública.

Ontem (31) em Coxim, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de perturbação do sossego na Avenida Mato Grosso do Sul. A denúncia indicava que um veículo estava estacionado em frente a um estabelecimento comercial com o som em volume extremamente alto, incomodando quem mora e trabalha na região.

Segundo relatos, situações como essa não são isoladas e já vinham causando transtornos frequentes aos moradores próximos, que relatam cansaço diante da falta de respeito de quem insiste em transformar espaços públicos em ambiente de som particular, ignorando completamente o direito ao descanso e ao sossego dos demais.

Ao chegar ao local, a equipe policial localizou o proprietário do veículo. Pessoas que estavam na região confirmaram que o som estava em volume elevado minutos antes da chegada da viatura e manifestaram interesse em registrar a ocorrência formalmente.

Diante da situação, o homem, de 38 anos, foi encaminhado à Delegacia de Polícia. Os equipamentos de som também foram apreendidos para as providências legais.

O caso reacende um debate importante: viver em sociedade exige respeito. Não se trata apenas de lei, mas de educação, bom senso e empatia. O direito de ouvir música não pode ultrapassar o direito do outro de descansar, trabalhar, estudar ou simplesmente ter paz dentro da própria casa.

Moradores relatam que o problema do som alto, principalmente vindo de veículos, é recorrente e muitas vezes só é resolvido após acionamento das forças de segurança. Para muitos, falta consciência e responsabilidade social de quem insiste nesse tipo de comportamento.

Especialistas em convivência social destacam que o respeito ao coletivo é base de qualquer sociedade organizada. Pequenas atitudes, como controlar o volume do som, demonstram educação, respeito e cidadania.

Casos como esse servem de alerta: além de causar transtornos, perturbação do sossego pode gerar apreensão de equipamentos, condução à delegacia e outras penalidades previstas em lei.

Mais do que medo de punição, o que precisa prevalecer é o respeito ao próximo algo que, infelizmente, ainda parece não ter sido compreendido por todos.