Verão no MS deve ter chuvas irregulares e temperaturas acima da média, aponta Cemtec
Previsão do Cemtec/MS indica variação nos volumes de chuva e temperaturas ligeiramente superiores à média histórica para o verão 2025/2026 em Mato Grosso do Sul.
22 DEZ 2025 • POR do Idest • 16h31O verão no Mato Grosso do Sul, iniciado no último domingo (21), deve ser marcado por chuvas irregulares e temperaturas acima da média histórica, segundo previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). O período se estende até 20 de março de 2026.
Chuvas com variação e possibilidade de eventos intensos
De acordo com o Cemtec/MS, as precipitações podem ficar abaixo ou acima da média, com volumes variando entre 400 e 600 milímetros na maior parte do Estado durante o verão. Na região do extremo-nordeste, incluindo cidades como Costa Rica e Chapadão do Sul, a média histórica é de 500 a 700 milímetros.
Os meteorologistas destacam que, devido ao aumento da incidência solar no Hemisfério Sul neste período, são comuns chuvas de curta duração e forte intensidade, denominadas "chuvas de verão" ou chuvas convectivas. Essas precipitações podem evoluir para tempestades com descargas elétricas, rajadas de vento e, eventualmente, granizo.
Temperaturas tendem a ficar acima da média
As temperaturas médias históricas no Estado variam entre 24°C e 26°C no trimestre de janeiro a março, com valores mais altos nas regiões Noroeste e Nordeste. Para o verão 2025/2026, a previsão é de temperaturas ligeiramente superiores à média, especialmente em dias com menor nebulosidade e ausência de chuvas.
Primeira quinzena de dezembro com chuvas abaixo da média em grande parte do Estado
No início de dezembro, apenas Mundo Novo, Sete Quedas e Três Lagoas registraram volumes de chuva acima da média. Em outras cidades como Campo Grande, Bela Vista e Ponta Porã, as precipitações superaram a média apenas marginalmente. Nos demais 44 pontos monitorados pelo Cemtec/MS, a quantidade de chuva ficou abaixo do esperado, com destaque para Chapadão do Sul, onde choveu apenas 20% do previsto para o período.
