Policia
Homem que saiu de Corumbá, flagrado com mais de 100 kg de pasta base que seria entregue em Rio Verde
Em fiscalização da madrugada de 12 de novembro de 2025, equipe apreendeu um veículo com estrutura adaptada e 101,1 kg de pasta base de cocaína
13 NOV 2025 • POR onorte news • 17h11Em operação no início da madrugada de hoje, 12 de novembro de 2025, por volta de 00h15, uma equipe de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal abordou um veículo Toyota Hilux CD de cor prata no km 80 da BR-419, no município de Rio Negro (MS). O condutor, homem de 30 anos, conduzia sem possuir habilitação, e o veículo estava com licenciamento vencido.
Durante a entrevista, o nervosismo e a inquietação excessiva do abordado motivaram fiscalização complementares. Foi constatado que bancos dianteiros e traseiro apresentavam estruturas metálicas diferentes da montagem original do veículo (modificações que ocultavam espaços de transporte não convencionais). O condutor confessou que transportava entorpecentes nestas estruturas, informando ter recebido os ilícitos em Corumbá (MS) e teria como destino o município de Rio Verde de Mato Grosso (MS).
No decorrer da abordagem, foram apreendidos cerca de 100 tabletes de pasta base de cocaína, cuja pesagem alcançou aproximadamente 101,1 kg. Com base nos fatos colhidos, foi configurado em princípio o crime de tráfico de drogas. O condutor, o veículo e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Rio Negro/MS.
A região de Rio Negro, situada às margens da BR-419, já é conhecida como rota de escoamento de entorpecentes, sobretudo em operações de grande escala. Em 2023, por exemplo, polícias civil e militar apreenderam cerca de 170 kg de pasta base e 83 kg de cocaína nesta localidade. Em outro episódio, em outubro de 2024, a PRF flagrou 217 kg de cocaína e 40 kg de “skunk” em caminhonete que trafegava pela mesma rodovia.
A ocorrência desta madrugada reforça a atuação constante das forças de segurança na malha viária do Mato Grosso do Sul para frustrar o tráfico de drogas. A apreensão recente representa um impacto relevante na logística criminal da região.
Com base nas circunstâncias descritas — transporte de mais de 100 kg de pasta base, ocultação em compartimentos adaptados, condutor sem habilitação e licenciamento vencido — o caso se estrutura tipicamente como tráfico de drogas, conforme previsto na Lei No. 11.343/2006 (Lei de Drogas). A gravidade da quantidade transportada e o modus operandi deverão influenciar a determinação de medidas cautelares, possível conversão em prisão preventiva e eventual ação penal cabível.
A Delegacia de Polícia Civil de Rio Negro dará prosseguimento às investigações para identificar possível origem da carga, remessa, rota de distribuição e ligações do condutor com organizações criminosas. A partir dessa apreensão, espera-se que se intensifiquem operações de repressão e inteligência na região, ampliando a cobertura de bloqueios, fiscalizações e parcerias entre instituições estaduais e federais.
