Logo Diário do Estado

Policia

Polícia Militar realiza Operação Fronteiras e Divisas Seguras em todo o Mato Grosso do Sul

Operação mobiliza corporações estaduais, federais e internacionais para intensificar o combate ao crime organizado nas regiões de fronteira de Mato Grosso do Sul.

6 NOV 2025 • POR o Idest • 09h17
  divulgação

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) iniciou nesta semana a Operação Fronteiras e Divisas Seguras, abrangendo todo o Estado, com o objetivo de reforçar o combate a crimes transnacionais e ampliar a presença das forças de segurança em áreas de fronteira e divisa.

Ações integradas em todo o Estado

A operação conta com a participação de grandes comandos da PMMS, incluindo o Comando de Policiamento Metropolitano, Comando de Policiamento Especializado, Comando de Policiamento Rodoviário, Comando de Policiamento Rural e Comandos de Policiamento de Áreas, além de várias unidades operacionais espalhadas pelo território sul-mato-grossense.

Outras instituições, como a Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, apoiam a ação, promovendo integração entre as diferentes esferas de segurança pública.

Foco na cooperação técnica e prevenção de crimes

Segundo a PMMS, a operação visa intensificar a cooperação técnica e operacional, com foco na prevenção e repressão de crimes, além de promover a troca de informações entre os órgãos participantes.

Integração nacional e internacional

Paralelamente à Operação Fronteiras e Divisas Seguras em Mato Grosso do Sul, o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) participa das Operações Simultâneas 2025, coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS). A iniciativa envolve forças policiais de diferentes estados brasileiros e de países vizinhos, com o objetivo de fortalecer o combate aos crimes transnacionais e aprimorar a integração operacional e de inteligência nas regiões de fronteira.

Participam ainda a Gendarmeria Nacional e Prefectura Naval da Argentina, as polícias das províncias de Misiones e Corrientes, e a Polícia Nacional da República do Uruguai. De acordo com o diretor do DOF, coronel Wilmar Fernandes, a operação representa um esforço conjunto para intensificar o enfrentamento ao crime organizado por meio da cooperação e troca de informações.