Governo bate o martelo e descarta volta do horário de verão em 2025, apesar de pressões internas
14 OUT 2025 • POR Glenda Melo / Diário do Estado • 15h26A informação foi confirmada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, hoje, terça-feira (14). Segundo ele, “não há qualquer previsão ou necessidade técnica que justifique a volta da medida neste momento”. Eu não sei vocês, mas eu gostei bastante dessa notícia.
A decisão põe fim a especulações que vinham circulando nos bastidores do Palácio do Planalto desde o primeiro semestre, quando integrantes da Frente Parlamentar Ambientalista e setores do turismo e comércio chegaram a sugerir a retomada da mudança nos relógios. A expectativa era de que a medida pudesse gerar ganhos econômicos indiretos e maior aproveitamento da luz natural.
De acordo com técnicos do Ministério de Minas e Energia e do Operador Nacional do Sistema (ONS) reforçaram, em reuniões recentes, que a estrutura energética atual marcada por forte presença de fontes renováveis, como solar e eólica não se beneficiaria do adiantamento dos relógios.
O horário de verão foi implementado pela primeira vez no Brasil em 1931 e, até 2018, vinha sendo adotado anualmente em estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A ideia era simples: adiantar os relógios em uma hora durante os meses mais quentes para aproveitar melhor a luz natural, reduzindo a demanda por energia no início da noite.
Por ora, os brasileiros podem manter os relógios como estão. Ao menos neste verão, nada de adiantar o ponteiro e nada de polêmica.
