MEIO AMBIENTE
Coxim registra temperaturas extremas e entra no ranking nacional do calor e seca
Aquidauana lidera ranking de calor com 40,7°C e umidade de apenas 14%, enquanto previsão indica continuidade do clima seco até segunda-feira
29 SET 2025 • POR do idest • 08h51Seis cidades de Mato Grosso do Sul estão entre as 10 mais quentes e secas do Brasil neste sábado (27), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A cidade de Aquidauana registrou 40,7°C, com uma umidade relativa do ar de apenas 14%, destacando-se entre as regiões mais afetadas pelo clima extremo na região.
Ranking de temperaturas e umidade
No ranking das maiores temperaturas, Cuiabá (MT) lidera com 41°C, seguida por Aquidauana, Porto Murtinho, Corumbá, Coxim e Miranda, que também apresentaram temperaturas elevadas. Na lista das menores umidades relativas do ar, Morada Nova (CE) lidera com 13%, enquanto Aquidauana, Costa Rica, Sidrolândia e Água Clara apresentam 14%, valores considerados críticos para a saúde pública e risco de incêndios.
Previsão do tempo e riscos associados
A previsão para este domingo (28) indica sol com aumento de nebulosidade ao longo do dia, com temperaturas variando entre 18ºC e 37ºC. O Centro de Monitoramento do Tempo e Clima (Cemtec) alerta que 12 municípios de Mato Grosso do Sul continuam sob aviso de baixa umidade, com índices entre 20% e 30%, até segunda-feira (29). Essas condições elevam o risco de incêndios e problemas de saúde relacionados ao clima seco.
