Logo Diário do Estado

Presidente americano passa vergonha e é desmentido pela OMS

24 SET 2025 • POR Glenda Melo / Diário do Estado • 11h18
  reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que não há evidências científicas conclusivas que relacionem o uso de paracetamol durante a gravidez ao autismo. A afirmação foi feita após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugerir essa ligação.
A OMS também ressaltou que todos os medicamentos devem ser usados com cautela durante a gestação e recomendou que as grávidas sigam orientações médicas.
O medicamento, conhecido comercialmente como Tylenol nos Estados Unidos, é amplamente utilizado como analgésico e antitérmico, sendo considerado seguro para gestantes, desde que usado sob prescrição médica.
O Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia afirmou que estudos anteriores não mostram evidências claras de uma relação direta entre o uso prudente de paracetamol em qualquer trimestre da gestação e problemas no desenvolvimento fetal. Já o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido indica o paracetamol como a primeira escolha de analgésico para grávidas, afirmando que seu uso é comum e não prejudica o bebê.

Declarações irresponsáveis como essa do presidente americano dissemina a mentira causando alvoroço nas pessoas, informações falsas como essa precisam ser combatidas diariamente e mentiras vindas de um chefe de estado são ainda mais graves partindo do princípio que ele tem acesso as informações verdadeiras. Ficou feio presidente.