Logo Diário do Estado

Carona inusitada: motorista sente trepidação e descobre sucuri na roda do caminhão em MS

Pai e filho foram surpreendidos durante o transporte de gado em Aquidauana; cobra foi devolvida à natureza.

8 SET 2025 • POR g1 MS  • 08h57
  juan pablo

Uma sucuri-amarela de aproximadamente 3 metros foi encontrada enrolada na roda de um caminhão na última quarta-feira (3), próxima a Aquidauana (MS). O animal foi descoberto por acaso por Juan Pablo, de 22 anos, e seu pai, Aldreone Rodrigues, durante o transporte de gado. 

Segundo Juan, eles só perceberam algo estranho quando o caminhão começou a trepidar. Desconfiado de um problema mecânico, Aldreone decidiu parar para verificar as rodas.

"Está trepidando a roda, eu não sei o que é isso. Deve ser as faixas de freio", disse o motorista no vídeo gravado pelo filho.

Ao se aproximarem, veio a surpresa: "Uai pai, parece que tem um troço ali, um trem estranho, tá se mexendo", reagiu Juan.

Em entrevista ao repórter, Juan contou que inicialmente pensaram que fosse um defeito técnico.

"A gente notou que não estava certo, né? Achamos que era problema técnico, alguma coisa assim. Paramos pra olhar o gado e, realmente, em outra roda tinha um problema na faixa, mas daí olhei e vi aquela sucuri na outra roda".

A cobra foi cuidadosamente desenrolada da roda com a ajuda de um galho e solta na vegetação próxima.

"É um animal indefeso. Com certeza estava em um momento de aflição ali, e nós soltamos como deveria ser. Deu tudo certo", disse Juan.

Sobre a sucuri-amarela

Conhecida também como sucuri do Pantanal, a sucuri-amarela (Eunectes notaeus) é típica de áreas alagadas das bacias dos rios Paraguai e Paraná. A coloração amarelada do corpo dá origem ao nome popular da espécie.

De acordo com especialistas, trata-se de uma serpente de grande porte. As fêmeas podem chegar a 4 metros de comprimento, enquanto os machos atingem até 2,5 metros.

A alimentação inclui aves aquáticas e animais de médio porte, especialmente no caso das fêmeas, que são maiores.

g1 MS