MEIO AMBIENTE
Calor intenso e baixa umidade marcam o domingo em Coxim
31 AGO 2025 • POR Glenda Melo / Diário do Estado • 11h32O último domingo de agosto chegou acompanhado de muito calor em Coxim. Logo pela manhã, os termômetros registraram temperaturas próximas de 29 °C, com céu parcialmente ensolarado. Ao longo do dia, a tendência é de elevação rápida, com máxima prevista de 37 °C entre o início e o meio da tarde.
Além do calor, a população deve redobrar a atenção com a baixa umidade relativa do ar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para a região:
Alerta laranja, válido das 11h30 às 18h, quando os índices podem cair para entre 12% e 20%, trazendo riscos à saúde e aumentando a chance de incêndios florestais.
Alerta amarelo, que segue em vigor até às 22h59, com umidade variando entre 20% e 30%.
Diante desse cenário, especialistas orientam que a população evite atividades físicas ao ar livre durante as horas mais quentes, mantenha a hidratação constante, utilize protetor solar e recorra a medidas simples para amenizar os efeitos da secura do ar, como o uso de umidificadores e aplicação de hidratante na pele.
No fim da tarde e início da noite, o calor dá uma trégua, com temperaturas caindo gradualmente para a faixa dos 26 °C. Ainda assim, a sensação de abafamento deve permanecer, reforçando a importância dos cuidados preventivos.
A recomendação dos órgãos de segurança é clara: além da atenção à saúde, é fundamental que a comunidade evite queimadas ou qualquer ação que possa provocar incêndios. Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
