Saúde
Leucocoria: Reflexo branco nos olhos de bebês pode indicar problemas graves e requer exame imediato
Leucocoria, ou reflexo branco na pupila, pode ser identificada no teste do olhinho, obrigatório em recém-nascidos, e indicar doenças como catarata congênita ou retinoblastoma.
29 AGO 2025 • POR do idest • 15h53O aparecimento de reflexo branco nos olhos de recém-nascidos, conhecido como leucocoria, pode ser um indicativo de doenças oculares graves, segundo especialistas reunidos no 69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, realizado em Curitiba. A condição pode ser percebida por observação direta ou por meio de fotografias com flash, quando um dos olhos apresenta um reflexo branco diferente do outro.
Leucocoria exige atenção imediata
De acordo com a oftalmologista Rosa Maria Graziano, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), a leucocoria é considerada uma emergência oftalmológica. O sinal pode estar relacionado a catarata congênita, retinoblastoma ou outras alterações oculares, exigindo avaliação médica rápida para diagnóstico e tratamento.
Teste do olhinho é obrigatório e fundamental
O teste do reflexo vermelho, conhecido como teste do olhinho, é obrigatório em quase todos os estados brasileiros e deve ser realizado entre 48 e 62 horas após o nascimento, conforme diretriz do Ministério da Saúde. O exame deve ser repetido pelo menos três vezes ao ano até os cinco anos de idade da criança. O objetivo é identificar alterações no reflexo da retina que podem indicar problemas de saúde ocular.
Como o teste identifica alterações
Segundo a SBOP, o reflexo vermelho é causado quando a luz entra pela pupila e é refletida pela retina, normalmente apresentando cor laranja-avermelhada. A ausência do reflexo ou o aparecimento de branco pode indicar anormalidades, como catarata, descolamento de retina, infecção intraocular, anomalias vasculares ou retinoblastoma, tumor intraocular maligno mais comum na infância.
Avaliação oftalmológica detalhada
Oftalmologistas utilizam oftalmoscópio e colírios dilatadores para examinar o interior do olho e identificar a causa da leucocoria. A SBOP destaca que, mesmo quando encaminhamentos por reflexo vermelho alterado resultam em exames normais ou benignos, toda suspeita de leucocoria deve ser avaliada imediatamente por um especialista para descartar condições graves.
