Logo Diário do Estado

Saúde

Dengue faz mais três vítimas e total de mortes chega a 15 em MS em 2025

28 JUN 2025 • POR Glenda Melo • 11h27

A dengue continua avançando e fazendo vítimas em Mato Grosso do Sul. Ontem, sexta-feira (27), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou mais três mortes causadas pela doença, elevando para 15 o número total de óbitos registrados em 2025.

Os casos mais recentes ocorreram nos municípios de Miranda e Aparecida do Taboado, nos dias 24 e 25 de junho. A situação acende um novo alerta nas autoridades de saúde, principalmente diante do grande número de casos suspeitos e confirmados.

 Casos confirmados e cidades com mortes

 

Até o último dia 21 de junho, o estado contabilizava:

  6.523 casos confirmados

  13.760 casos prováveis

As mortes foram registradas em 13 municípios: Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda e Aparecida do Taboado.

 

Das 15 vítimas, cinco apresentavam comorbidades, o que reforça a necessidade de cuidados especiais com grupos vulneráveis. Outros sete óbitos seguem em investigação.

Nos últimos 14 dias, seis municípios apresentaram alta incidência de dengue, enquanto 27 cidades tiveram baixa incidência. O padrão irregular reforça a importância da vigilância constante em todo o território sul-mato-grossense.

Vacinação: avanço parcial

Para conter o avanço da doença, o estado recebeu 241.030 doses da vacina contra a dengue, das quais 167.101 já foram aplicadas, principalmente no público de 10 a 14 anos, faixa etária com maior índice de hospitalizações.

Chikungunya também preocupa

 

O boletim da SES também trouxe atualizações sobre a Chikungunya, que registra:

  12.816 casos prováveis

  4.886 confirmados

  53 casos em gestantes

  10 mortes, sendo 7 com comorbidades

 

As mortes por Chikungunya foram confirmadas em: Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos, Fátima do Sul, Dourados, Sidrolândia e Glória de Dourados.

A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação, especialmente para o público-alvo, e do combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. A orientação é que a população elimine recipientes que possam acumular água, mantenha caixas d’água tampadas e colabore com ações dos agentes de saúde.

A SES continuará atualizando semanalmente os dados epidemiológicos, monitorando a situ

ação em todo o estado.