Logo Diário do Estado

empreendimento

Velas com fragrância do Pantanal mudam a vida de empreendedora de Coxim e ganham o mundo

Após fechar a floricultura durante a crise sanitária da Covid-19, Adriana Neves encontrou no artesanato aromático um novo caminho com identidade regional e apoio do Sebrae/MS

11 JUN 2025 • POR (Idest, JWC) • 09h04
  (Leandro Goulart/Senai)

No fim de 2020, em meio à crise sanitária da Covid-19, a vida de Adriana Neves Costa, de Coxim (MS), tomou um novo rumo. Após perder o pai, acumular dívidas e fechar a floricultura que mantinha havia mais de três anos, ela decidiu recomeçar com o que tinha: coragem. Para dar o primeiro passo, organizou uma rifa, arrecadou dois mil reais e investiu em materiais para fabricar velas aromáticas.
“Fechei a floricultura sem dívidas, mas sem nenhum real. Eu não sabia mais o que fazer. Só tinha coragem”, relembrou.
O nascimento da Amada Luz
Inspirada por uma loja de velas que conheceu em sua cidade natal, Mogi das Cruzes (SP), Adriana decidiu arriscar. Aprendeu tudo assistindo a vídeos na internet. “Foi um desastre. Quase desisti. Mas sabia que queria fazer algo diferente. Algo que representasse o Pantanal, que é onde eu realmente me reencontrei”, reforçou.
Assim nasceu a Amada Luz, marca de velas artesanais com fragrâncias inspiradas na fauna e flora pantaneira. São mais de 13 aromas exclusivos, desenvolvidos com laboratórios especializados. Cada vela carrega um pouco da história da empreendedora e sua conexão com Coxim.
Entre as criações, destaca-se a vela Taquari, que utiliza galhos do rio de mesmo nome e elementos que representam animais como o tuiuiú, tucano, arara, capivara, tamanduá e onça-pintada. “Quando eu sento na praça do flutuante e vejo as aves se alimentando às margens do rio, aquilo me inspira. É dali que vem tudo”, reforçou.
O apoio do Sebrae e o selo Made in Pantanal
O ponto de virada veio quando Adriana conheceu o programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura de Coxim. Inicialmente, hesitou em participar, achando que haveria custos. “Fugi do consultor Fábio como o diabo foge da cruz. Eu achava que ele queria arrancar dinheiro de mim”, lembrou.  
Mas ao conhecer a proposta, se emocionou. “Quando ele me mostrou a plataforma Made in Pantanal e disse que eu não teria que pagar nada, eu desci chorando as escadas do Sebrae. Foi quando tudo mudou”, contou.
Com o apoio da instituição, Adriana recebeu capacitações em áreas como vendas, fluxo de caixa, gestão financeira, identidade de marca e atendimento ao cliente. Também participou de consultorias em design de produto e embalagem. O reconhecimento veio com o selo Made in Pantanal, que certifica a origem cultural e sustentável da produção.
Identidade, inovação e propósito
As fragrâncias da Amada Luz são desenvolvidas com ingredientes naturais e regionais, como a flor do pequi. “Não como pequi, mas me apaixonei pelo cheiro da fruta. É como abrir o fruto no meio do cerrado”, descreveu.
As velas possuem design diferenciado, com cores, formatos e elementos que remetem ao bioma pantaneiro. “Quem olha pensa que é só uma vela. Mas ali está meu amor por Coxim, pelo Pantanal. É a minha história que está sendo contada”, ponderou.
Protagonismo feminino e inspiração
A trajetória empreendedora de Adriana também teve impacto pessoal e familiar. Ela deixou o emprego no hospital regional e passou a viver da produção das velas. “Eu me sinto mais bonita, mais forte. Me sinto conquistadora. E o mais incrível é ver minha filha, de 12 anos, repetir esse amor. Ela vende as velas como se fossem dela”, relatou.
Durante eventos em diferentes regiões do país, Adriana inspira outras mulheres. “Empreender é como fazer uma horta. O mais difícil é pegar a enxada. No nosso caso, a enxada são os medos, as vozes que dizem que não vai dar certo. Mas quando a gente pega, vai”, reforçou. (Idest, JWC)