Dom Otair Nicoletti
Ano Jubilar de 2025 na Diocese de Coxim: Uma Jornada de Fé e Esperança
31 JAN 2025 • POR Gessica Oliveira • 10h03
A Graça e a Paz de nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos. Irmãos e irmãs, 2025 é um ano extraordinário para a Igreja em todo o mundo. Trata-se de um Ano Jubilar, um tempo de alegria e celebração que ocorre ordinariamente a cada 25 anos, oferecendo aos fiéis a oportunidade de renovação espiritual, peregrinação e obtenção de indulgências plenárias.
O Jubileu começou em 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa em Roma pelo Papa Francisco, e em nossa Diocese de Coxim, assim como em outras dioceses ao redor do mundo, no dia 29 de dezembro de 2024, durante a solenidade da Sagrada Família de Jesus, Maria e José. Este período especial se estenderá até 28 de dezembro de 2025 em todas as dioceses e até 6 de janeiro de 2026 em Roma.
A celebração de abertura em Coxim contou com a presença do bispo, seu clero e os fiéis das 14 paróquias da Diocese, incluindo pessoas das cidades de Coxim, Camapuã, Costa Rica, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sonora, Figueirão, Alcinópolis e Paraíso das Águas. Com o lema "Peregrinos de Esperança", a Igreja se apresenta como uma comunidade em movimento. A celebração iniciou-se na Capela São Sebastião da Paróquia São Francisco das Chagas, localizada na Av. Gaspar Ries Coelho. Após os ritos iniciais, houve uma peregrinação até a Catedral São José, no centro de Coxim, onde o Ano Jubilar foi oficialmente iniciado com a Santa Missa e as orientações de Dom Otair Nicoletti, bispo da Diocese de Coxim.
Orientações para o Ano Jubilar 2025:
A Igreja de Roma será o destino de peregrinação para receber os fiéis do mundo inteiro ao longo do Ano Jubilar de 2025, com as Portas Santas abertas nas Basílicas de São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros.
A Catedral Diocesana de São José em Coxim será o local das peregrinações na Diocese, onde todos os fiéis das paróquias, pastorais, serviços e movimentos poderão visitar, celebrar, confessar-se e receber a indulgência jubilar. Ao longo do ano jubilar, todo o clero da Diocese peregrinará por todas as paróquias. No dia da visita à paróquia determinada, os fiéis poderão receber o sacramento da reconciliação (confissão) e participar da Santa Eucaristia. A indulgência jubilar será concedida nas paróquias apenas aos idosos e enfermos, impossibilitados de vir à igreja Catedral, por ocasião da visita do clero à referida paróquia. Peço aos padres, juntamente com os conselhos paroquiais, que realizem encontros formativos, celebrativos e retiros espirituais envolvendo adultos, jovens, adolescentes, crianças e idosos, para vivenciar com maior intensidade o Ano Jubilar, "Peregrinos de Esperança".
Sejam incentivadas as obras de caridade corporais, como dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, vestir os nus, acolher os peregrinos, visitar os enfermos, visitar os encarcerados, sepultar os mortos, e as obras de caridade espirituais, como aconselhar os indecisos, ensinar os ignorantes, admoestar os pecadores, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar com paciência as pessoas molestas e rezar a Deus pelos vivos e defuntos.
Os encontros realizados no Centro de Pastoral Emaús ao longo do Ano Jubilar de 2025 possam iniciar ou concluir com a Santa Missa na Catedral. E para maior divulgação e vivência do Ano de 2025, recomendo que as paróquias e suas comunidades façam seus banners e utilizem as redes sociais para informar e divulgar o Ano Jubilar. Dom Otair Nicoletti, na ocasião da Santa Missa de abertura do Jubileu na Diocese de Coxim, dia 29 de dezembro do ano de nosso Senhor de 2024.
Desejamos que todos vivam plenamente este ano de graça em nossa Diocese e no mundo, realizando peregrinações, confessando-se, participando das celebrações eucarísticas e praticando a caridade. TV Divino, PASCOM Catedral São José-Coxim/Ms