MEIO AMBIENTE
MPMS investiga construção de barracos e área com churrasqueira às margens do Rio Jauru
Relatórios da PMA apontaram construções em APP (Área de Preservação Permanente) em São Gabriel do Oeste
24 JAN 2025 • POR MMN/PCS • 08h47A construção de barracos e de área com churrasqueira às margens do Rio Jauru, em São Gabriel do Oeste, virou alvo de seis inquéritos civis no MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). A medida consta no Diário Oficial, da última quinta-feira (23).
A investigação irá apurar a regularidade jurídico-ambiental das construções em APP (Área de Preservação Permanente), em diferentes ranchos da região, identificadas por meio de relatórios da PMA (Polícia Militar Ambiental). O Rio Jauru nasce na serra do Taquari e faz divisa entre os municípios de Coxim e São Gabriel do Oeste.
Cinco inquéritos tratam de barracos feitos de madeira, lona e cobertura de palha ou eternit. Contudo, um dos casos trata-se da construção de varanda com contrapiso e cobertura de zinco, uma churrasqueira, um container e um banheiro em alvenaria, à distância de 30,5 metros do Rio Jauru.
Além disso, também será apurada a danificação da vegetação de origem nativa localizada na margem do rio sem autorização da autoridade ambiental competente.