Logo Diário do Estado

Política

Participação da mulher na politica foi destaque na diplomação da prefeita de Sonora

24 DEZ 2024 • POR (Eder Bob) • 09h28
  (Assecom, Laura Oliveira)

Foram diplomados oficialmente os 11 vereadores eleitos, sete suplentes e a primeira prefeita de Sonora, Maria Clarice Ewerling (MDB), bem como seu vice, Jansem Peixoto Barbosa (PSDB), na segunda-feira (16), no Fórum da Comarca de Sonora. Na ocasião, com o Tribunal do Júri lotado, a juíza Camila Neves destacou o aumento da participação feminina em várias esferas da sociedade, antes ocupadas majoritariamente por homens.


“Essa foi a minha primeira eleição municipal como juíza, em que pese todos terem dito que essa foi a eleição mais tranquila dos últimos tempos. Para mim, não foi tão tranquila assim. Foi um grande desafio. Apenas 13% dos municípios brasileiros serão chefiados por mulheres, e da mesma forma, só 18% terão a presença de mulheres no legislativo”, afirmou a juíza Camila Neves.
A magistrada mencionou as barreiras que ainda existem para a participação feminina na política e em cargos de destaque nos dias atuais.
Em seu discurso, Clarice reafirmou o compromisso de trabalhar incansavelmente pelas pessoas menos favorecidas, trazendo igualdade e humanidade para dentro de seu mandato. Ela também destacou que acompanhará de perto todos os setores e cobrará resultados de seus gerentes e diretores quanto ao trato com a coisa pública.
“Teremos muitas prioridades em nosso mandato, mas algumas eu cobrarei pessoalmente para que sejam executadas, como tratar bem as pessoas sempre, trabalhar em prol da nossa sociedade e colocar o povo sonorense em primeiro lugar. Prometo não brincar com a máquina pública e direcionar meus esforços para o crescimento da nossa cidade”, afirmou Clarice.
O vice-prefeito Jansem focou, em seu discurso, no lado positivo das pessoas e disse acreditar fielmente que essa foi a melhor decisão que a população poderia ter tomado, o que será demonstrado com o passar do tempo.
“Somos uma ferramenta com a qual queremos trabalhar e realizar. Vamos nos dedicar dia e noite para que, no final, sejamos reconhecidos por fazer apenas o que é melhor para nossa Sonora”, comentou Jansem.


Na ocasião, Clarice confirmou que projetos sociais serão ampliados. Entre eles, estão os executados pelo Conselho de Segurança e Conselho da Comunidade, que são geridos no Fórum. Dentro desses conselhos, são mantidos programas como Patrulha Mirim, Proerd e Casa Lar.
Por fim, a juíza e o promotor, após diplomarem os vereadores eleitos, os suplentes, a prefeita e o vice-prefeito de Sonora, pediram humanidade a todos, solicitando que governem para toda a população, e não apenas para aqueles que os elegeram.
“Desejo aos senhores coragem, sabedoria, resiliência, sobriedade, honestidade e, principalmente, humanidade. O poder que lhes foi concedido hoje não os coloca em um lugar de superioridade; muito pelo contrário, traz aos senhores muito mais responsabilidade. A prefeita Clarice foi eleita com 5.189 votos. Os vereadores eleitos somaram 3.761 votos, mas, a partir do dia 01/01/2025, os senhores serão a prefeita, o vice-prefeito e os vereadores e vereadoras dos 14.516 sonorenses. A disputa eleitoral acabou. Agora é o momento de união e de trabalhar pelo bem coletivo”, concluiu a juíza de Direito da Comarca de Sonora, Camila Neves.


Os vereadores diplomados são:
• HEMERSON GRISON – 464 votos
• PROFESSOR LAUDIR JÚNIOR – 454 votos
• PROFESSORA CLOTILDE – 412 votos
• ALEX MARTINS – 352 votos
• PASTOR JOEL – 350 votos
• DEUZIMAR – 338 votos
• DOUGLAS AZIA – 334 votos
• JOAQUINZINHO – 322 votos
• SON DA PAPELARIA – 285 votos
• FLÁVIA VASCONCELOS – 271 votos
• EDIMILSON FERNANDES – 179 votos.