legislativo
Junior Mochi propõe reconhecimento de aves como símbolos ecológicos de MS
20 DEZ 2024 • POR Assessoria • 08h52Dois projetos de lei apresentados pelo deputado Junior Mochi (MDB) tramitam na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), propondo o reconhecimento da relevância ecológica, cultural e turística de dois animais emblemáticos do Pantanal. Ambas as matérias seguem para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Arara-azul como símbolo estadual
O Projeto de Lei 289/2024 propõe a instituição da arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) como ave símbolo do Estado de Mato Grosso do Sul. “A Arara-azul é nativa do Pantanal e de outras áreas de importância ecológica do estado, como o Cerrado, sendo um indicador da riqueza de nossos ecossistemas. Além disso, simboliza o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável”, explicou o parlamentar.
Tuiuiú como ícone do Pantanal
Já o Projeto de Lei 290/2024 busca reconhecer o tuiuiú (Jabiru mycteria) como ave símbolo do Pantanal Sul-Mato-Grossense. Segundo o deputado, “o projeto de lei visa instituir oficialmente o Tuiuiú como ave símbolo do Pantanal Sul-Mato-Grossense, reforçando seu papel como emblema da biodiversidade e da cultura local, visando complementar e harmonizar o reconhecimento da ave no contexto regional, fortalecendo sua importância em ambos os estados que compartilham o bioma.