Logo Diário do Estado

São Gabriel do Oeste

Prefeito e comitiva estadual visitam propriedades rurais

10 DEZ 2015 • POR Assessoria • 10h42

A prefeitura de São Gabriel do Oeste por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, realizou na última semana o Circuito Tecnológico, uma ação que contou com a parceria da Agraer, Governo do Estado e Sindicato Rural. Durante um dia inteiro aconteceram visitas em diversas propriedades rurais do município, oportunidade em que as autoridades puderam conhecer melhor o trabalho desenvolvido nas propriedades rurais e bater um papo com os produtores. Participaram do Circuito o Secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, o Superintendente de Desenvolvimento Rural, Edwin Baur e o Superintendente de Pecuária, Rubens Flávio Mello Correa.
Ao lado do prefeito Adão Rolim e do secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente Léo Luiz Grison, o grupo teve a oportunidade de conhecer nas Fazendas Vista Alegre, Guavirá Potty, Tabapuã da Gê 05, a Avícola Santo Ângelo e Avícola São Gabriel, além do trabalho desenvolvido na propriedade do empresário Luiz Alberto Oliveira Rieger, e para finalizar a Fazenda Bambu (na Ponte Vermelha).
Todas as propriedades usam tecnologias avançadas de produção e investem em produção de qualidade. “Estou impressionado com o trabalho desenvolvido pelos produtores de São Gabriel. Já conhecia a região pelo trabalho na suinocultura. O Circuito tecnológico foi uma oportunidade para discutir as ações e alinhar os projetos com os gestores municipais. Alguns dos projetos desenvolvidos em São Gabriel do Oeste podem servir de modelo para outros municípios”, ressaltou Fernando Lamas.
Na Fazenda Vista Alegre a comitiva conheceu as ações de recuperação de área degradada. Na Guavirá Potty foi a oportunidade de conhecer a genética de gado nelore. Outra genética de gado, a Tabapuã foi apresentada a comitiva pelo produtor João Trivelato, proprietário ao lado da esposa Gerusa Catelan Trivelato da marca Tabapuã da Gê, na Fazenda Gê 05.
Para o prefeito Adão Rolim é uma satisfação poder apresentar ao Estado às potencialidades e a diversificação da produtividade em São Gabriel. “Nossos produtores estão diversificando sua produtividade. É uma satisfação poder vê-los investindo em tecnologias avançadas e levando o nome da nossa querida São Gabriel para fora, como é o caso da tecnologia utilizada pela Fazenda Gê 05, premiada nacionalmente pela criação da raça Tabapuã”, finalizou o prefeito.
Ainda durante o circuito, a comitiva visitou a Avícola Santo Ângelo que trabalha com avícola comercial de postura e a Avícola São Gabriel. O empresário Luis Rieger apresentou a todos a sua energia renovável, um dos destaques do circuito. E para finalizar a visita a Fazenda Bambu, que trabalha com suinocultura sustentável.
“Nosso objetivo com o circuito era mostrar as potencialidades e os investimentos em tecnologia e inovação que São Gabriel possui. Acredito que cumprimos com esse objetivo, de dar visibilidade a estas atividades e mostrar também que temos uma produção diversificada”, avaliou o Secretário Leo Luis Grison.