Logo Diário do Estado

Crie um jardim dentro de casa para os dias ficarem mais frescos

23 OUT 2015 • POR • 15h20

O calor que está fazendo em Mato Grosso do Sul já chegou ao nível de “insuportável” e ainda estamos só na Primavera. Para refrescar dentro de casa, a Arquitetura entra como aliada e a vegetação pode ser uma saída. Não tem espaço? Os projetos trabalham com a opção do jardim vertical ou até mesmo plantas em vasos. Quem quer investir pode quebrar o piso da sala ou do banheiro e transformar uma área 3x3 em um belo jardim. 
Arquiteta, Jéssica Morais exemplifica algumas práticas. Quem colocou o verde dentro de casa não se arrepende. “Elas aumentam a qualidade do ar, transpiram água e resfriam o ambiente, ajudando no conforto térmico”, explica. 
Um dos projetos executados foi no cantinho da sala de estar numa casa do bairro Rita Vieira. O projeto de reforma já deixou previsto a quebra do piso para dar lugar ao paisagismo e a abertura no teto para o pergolado permitir entrada de iluminação natural. “Era um espaço perdido ali, sem muita utilização, onde os donos optaram por colcar jardim”, descreve a arquiteta.
O tamanho 3x3 foi perfeito para um espelho d’água e as plantas: pacová e amarantas. Foram apenas dois dias para que o jardim ficasse pronto e um investimento médio de R$ 4 mil devido aos detalhes que vêm das pedras portuguesas.
Até banheiro comporta jardim e a prova está numa residência no Chácara Cachoeira, onde a arquiteta trabalhou com asplênios no chão e orquídeas compondo o jardim vertical.
“Tomando banho também é possível ter o conforto térmico”, opina Jéssica. O espaço, que era parte do corredor lateral, teve a parede e o piso quebrados para ser integrado ao banheiro. A abertura no teto permite entrada de luz para as plantas e clareando todo ambiente.
No caso, são 3m² e as plantas indicadas são as que preferem umidade, como: pacová e avenca. O valor gasto no paisagismo ali foi uma média de R$ 3 mil.
“Na maioria das vezes a gente dá para o cliente que não tem espaço essa opção, passa as definições básicas para serem colocadas dentro da reforma”, resume a arquiteta.  (CG News)