Logo Diário do Estado

Ciclone bomba provoca instabilidade em MS e muda clima em São Gabriel do Oeste

2 DEZ 2024 • POR do Idest • 09h05
  divulgação

A formação de um ciclone bomba no Rio Grande do Sul está provocando temporais na região e trazendo instabilidade para Mato Grosso do Sul no início desta semana. De acordo com o Metsul Meteorologia, os fenômenos climáticos no norte gaúcho avançam para o Estado ainda nesta segunda-feira (2).

Em São Gabriel do Oeste, a semana começou com céu nublado e temperatura de 23°C. A máxima prevista para hoje é de 28°C, com expectativa de 2,6 milímetros de chuva. Para terça-feira (3), o volume de chuva aumenta para 11,5 milímetros, e a temperatura deve oscilar entre 23°C e 27°C.

Altas temperaturas no Pantanal e variação pelo Estado

Enquanto São Gabriel experimenta clima ameno, a região pantaneira registra máximas elevadas. Porto Murtinho alcança hoje 39°C, Aquidauana 36°C, Corumbá 35°C e Coxim 31°C. No sul do Estado, as máximas são mais moderadas, com 28°C em Ponta Porã e 32°C em Dourados.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê outras máximas para esta segunda-feira: 34°C em Bonito e Maracaju, 33°C em Rio Brilhante, 32°C em Três Lagoas, Nova Andradina e Nova Alvorada do Sul, 31°C em Ivinhema, 29°C em Naviraí e 26°C em Chapadão do Sul.

O que é um ciclone bomba?

Segundo o Metsul, o ciclone bomba é resultado de uma área de baixa pressão que se desloca na Argentina, formando um ciclone extratropical que já atinge o Rio Grande do Sul. Conforme o fenômeno se afasta rapidamente do continente e ganha intensidade, ele se transforma em um ciclone bomba no Atlântico Sul.

Embora o ciclone se desloque para o oceano, o processo de formação provoca uma onda de tempestades que atinge não apenas o Sul do Brasil, mas também Mato Grosso do Sul, trazendo chuvas, queda de temperatura e mudanças bruscas no clima.